PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO
MÓDULO 1: COMPREENDENDO NOTÍCIAS
INTRODUÇÃO
Não existe nada sem linguagem. No Brasil, podemos dizer que nada existe sem língua portuguesa. Utilizamos a nossa língua a todo instante: falamos com os demais membros da nossa família; conversamos com os nossos vizinhos; fazemos o nosso pedido na farmácia ou no supermercado; queixamo-nos de nossas dores ao médico. Se alguém disser que não gosta de português, deveria ficar mudo o dia inteiro: não sabe o que é português.
Nada existe sem linguagem: não há comércio, nem lei, nem religião, nem amizade, nem amor; pois com os amigos, com Deus, com os estranhos, com todos empregamos a nossa língua. É em português que dizemos as nossas palavras de carinho e amor; ainda para fazer contas, usamos palavras portuguesas. Não há Matemática, nem física, nem progresso ou desenvolvimento sem língua. Cada ser humano, como toda a Nação Brasileira, precisa de língua portuguesa: é questão de patriotismo; é questão de cada um poder viver melhor.
A língua é o principal instrumento de trabalho de qualquer cidadão, desde o maior cientista até o mais humilde operário. Simplesmente, não existe atividade alguma que possa dispensar o uso da língua.
Deve estar claro, portanto, que aquele que melhor dominar a sua língua, pode vencer mais facilmente na vida, ser melhor no seu campo de trabalho e mais útil aos outros.
EXEMPLOS
Barnabé e Zenóbio são dois engenheiros igualmente bons em cálculos e construções; mas Barnabé escreve bem português e fala com clareza a seus operários. Zenóbio, ao contrário, não sabe redigir e, quando fala aos operários, ninguém entende o que ele mandou fazer.
Qual dos dois exerce melhor a sua profissão?
Qual dos dois é melhor engenheiro?
Não há dúvida: é Barnabé, aquele que melhor domina o seu idioma.
Com este exemplo, deve ter ficado bem claro o que pretendemos: é que você aprenda a usar a sua língua entendendo os outros, quando falam; entendendo o que você ler; que você aprenda a escrever com clareza e precisão para que os outros entendam o que você lhes comunicou.
A língua é, antes de mais nada, um instrumento de comunicação; só domina quem sabe escutar, falar, ler e escrever. Mas ela não é só instrumento de comunicação: é também instrumento de entendimento com os outros. E, sobretudo, é o nosso principal instrumento de raciocínio, pois, para escutar, falar, ler e escrever, é também preciso pensar.
Portanto, podemos concluir:
Saber português é:
1 saber pensar;
2 saber comunicar-se: escutar e falar; ler e escrever;
3 saber entender-se com os outros.
Vamos ver, então, se conseguimos aprender português, neste sentido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário