quinta-feira, 26 de agosto de 2021

13º 14.16 - MÓDULO 1: COMPREENDENDO NOTÍCIAS

PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO


VI - PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES DE SUPORTE

1. NOTÍCIA DE UM SÓ FATO 

Conversando uns com os outros, comunicamos fatos. Estes fatos podem ter acontecido mesmo, podem ser mentira nossa, ou podem ser apenas imaginação. Se comunicamos ou ouvimos um único fato, temos uma notícia de um único fato.



Exemplos:

O vento destelhou a casa.

As galinhas estão com fome.

João acendeu a luz.

A menina afastou a cortina.

A menina abriu a janela.


2. NOTÍCIA DE DOIS FATOS 

Podemos, num único fôlego, transmitir dois acontecimentos (fatos): vai num fôlego só; por isso é uma só notícia, sem que deixe de haver dois acontecimentos. A nossa língua possui maneiras diversas de apresentar.

EXEMPLOS

João entrou em casa e acendeu a luz.

Quais são os dois acontecimentos, ou os dois fatos?

João entrou em casa.

João acendeu a luz.

A menina afastou a cortina, abrindo a janela.

Quais são os dois fatos?

A menina afastou a cortina.

A menina abriu a janela.

Afastando a cortina, a menina abriu a janela.

Quais são os dois fatos?

A menina afastou a cortina.

A menina abriu a janela.


EXERCÍCIO Nº 17 

Desdobre em dois fatos as notícias seguintes:

1 Lúcia apagou a luz e saiu do quarto.

a Lúcia apagou a luz.

b Lúcia saiu do quarto.


2 Lúcia apagou a luz, saindo do quarto.

a Lúcia apagou a luz.

b Lúcia saiu do quarto.


3 Apagando a luz, Lúcia saiu do quarto.

a Lúcia apagou a luz.

b Lúcia saiu do quarto.


4 Saindo as meninas da sala, a mãe desligou a TV.

a As meninas saíram da sala.

b A mãe desligou a TV.


5 Quando os alunos pediam explicações, o professor as dava imediatamente.

a Os alunos pediram explicações.

b A professora as dava imediatamente.


3. NOTÍCIA DE TRÊS FATOS 

Existe gente com tamanha facilidade de falar, que num só fôlego nos contam três acontecimentos, três fatos. Será uma só notícia, mas ela contém três fatos.



EXEMPLOS

João ficou furioso, pegou uma xícara e a jogou no chão.

Quais são os três fatos?

João ficou furioso.

João pegou uma xícara.

João a jogou no chão. (João jogou a xícara no chão).


Ficando furioso, João pegou uma xícara, jogando-a no chão.

Quais são os três fatos?

João ficou furioso.

João pegou uma xícara.

João a jogou no chão. (João jogou a xícara no chão.)


Quando o menino quebrou a perna, o pai o levou ao hospital, sendo a perna engessada pelo médico.

Quais são os três fatos?

O menino quebrou a perna.

O pai o levou ao hospital.

A perna foi engessada pelo médico.


EXERCÍCIO Nº 18 

Descubra os três fatos das notícias, a seguir:

1 Teresinha ficou muito contente, correu até a mãe e lhe deu um beijo.

a Teresinha ficou contente.

b Teresinha correu até a mãe.

c Teresinha lhe deu um beijo.


2 Ficando muito contente, Teresinha correu até a mãe, dando-lhe um beijo.

a Teresinha ficou contente.

b Teresinha correu até a mãe.

c Teresinha lhe deu um beijo.


3 Recontando o estoque, o negociante ficou assustado, chamando seu auxiliar.

a O negociante recontou o estoque.

b O negociante ficou muito assustado.

c O negociante chamou seu auxiliar.


4 Quando o tesoureiro contou o dinheiro, notou a falta, ficando o gerente muito assustado.

a O tesoureiro contou o dinheiro.

b O tesoureiro notou a falta.

c O gerente ficou muito assustado.


5 Lançando o lavrador a semente à terra, veio logo uma chuva benéfica, favorecendo o nascimento das plantinhas.

a O lavrador lançou a semente na terra.

b Veio logo uma chuva benéfica.

c A chuva favoreceu o nascimento das plantinhas.


4. O CENTRO DE INTERESSE 

Se você desdobrar uma notícia em fatos, não deverá ter dificuldade nenhuma em descobrir do que ou de quem se trata: o que chamamos de centro de interesse ou centro da atenção.


EXERCÍCIO Nº 19 

Descubra o centro de interesse.

1 Meu padrinho vem jantar domingo conosco. / Meu padrinho.

2 O sol se levanta de manhã no leste. / O sol.

3 A terra está úmida. / A terra.

4 Nadavam muitos peixinhos na correnteza. / Muitos peixinhos.

5 Restaram alguns pratos sobre a mesa. / Alguns pratos.


EXERCÍCIO Nº 20 

Estabeleça o centro de interesse de cada fato do Exercício nº 17.

1 Lúcia apagou a luz e saiu do quarto. / a Lúcia. // b Lúcia.

2 Lúcia apagou a luz, saindo do quarto. / a Lúcia. // b Lúcia.

3 Apagando a luz, Lúcia saiu do quarto. / a Lúcia. // b Lúcia.

4 Saindo as meninas da sala, a mãe desligou a TV. / a As meninas. // b A  mãe.

5 Quando os alunos pediam explicações, o professor as dava imediatamente. / a Os alunos. // b O professor.


EXERCÍCIO Nº 21 

Estabeleça o centro de interesse dos três fatos de cada notícia do Exercício nº 18.

1 Teresinha ficou muito contente, correu até a mãe e lhe deu um beijo. / a Teresinha. // b Teresinha. // c Teresinha.

2 Ficando muito contente, Teresinha correu até a mãe, dando-lhe um beijo. / a Teresinha. // b Teresinha. // c Teresinha.

3 Recontando o estoque, o negociante ficou assustado, chamando seu auxiliar. / a O negociante. // b O negociante. // c O negociante.

4 Quando o tesoureiro contou o dinheiro, notou a falta, ficando o gerente muito assustado. / a O tesoureiro. // b O tesoureiro. // c O gerente ,

5 Lançando o lavrador a semente à terra, veio logo uma chuva benéfica, favorecendo o nascimento das plantinhas. / a O lavrador. // b A chuva. // c A chuva.






Nenhum comentário:

Postar um comentário