PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO
ATIVIDADE Nº 3
Na atividade de nº 2, nos exercícios de nº 3 a 7, procuramos ressaltar a causa por meio da linguagem. É possível, contudo, fazer o contrário: ressaltar o efeito. Agora, a linguagem indicará qual é o efeito (a consequência), ficando ao trabalho do nosso raciocínio descobrir que o outro fato é a causa.
EXEMPLO:
Tendo chovido muito, o rio transbordou.
= Fato anterior = Fato essencial
= Causa = Efeito
Como se ressalta o efeito?
Resposta:
Choveu muito; por conseguinte, o rio transbordou.
Os passos da transformação: Apresente o fato anterior, a causa, como fato pleno. Coloque o ponto e vírgula, para separar do fato seguinte.
Acrescente uma das expressões seguintes:
Por isso, por conseguinte, portanto, logo, consequentemente, então, assim.
Acrescente uma vírgula e escreva o fato essencial, ou o efeito.
Observação: Você pode usar, também, o vocábulo pois, entretanto ele não é colocado no início do fato seguinte, e é separado por vírgulas antes (e depois).
EXEMPLO: Tendo chovido muito, o rio transbordou.
Resposta: Choveu muito; por conseguinte, o rio transbordou.
A outra possibilidade: Choveu muito; o rio, pois, transbordou.
EXERCÍCIO Nº 8
Transforme as notícias, ressaltando o efeito, sem usar o vocábulo pois.
Obs.: Passe o nome, o nosso centro de interesse, para o primeiro fato.
1 Chovendo muito, a terra ficou encharcada.
1 Choveu muito; ..., a terra ficou encharcada.
2 Transbordando o rio, a planície ficou alagada.
2 O rio transbordou; ..., a planície ficou alagada.
3 Estando queimada, a lâmpada não acende.
3 A lâmpada está queimada; ..., não acende.
4 Tendo completado seis anos, o menino foi para a escola.
4 O menino completou seis anos; ..., foi para a escola.
5 Estando muito frio, o menino agasalhou-se.
5 Estava muito frio; ..., o menino agasalhou-se.
6 Chegando cedo ao cinema, os namorados encontraram facilmente um lugar.
6 Os namorados chegaram cedo ao cinema; ..., encontraram facilmente um lugar.
7 Precisando de algumas informações, vou solicitá-las ao pai.
7 Preciso de algumas informações; ..., vou solicitá-las ao pai.
8 Cochilando, vovó perdeu o fim da novela.
8 Vovó cochilou; ..., perdeu o fim da novela.
9 Confessando o aluno o seu erro, a professora lhe perdoou.
9 O aluno confessou o seu erro; ..., a professora lhe perdoou.
10 Brilhando estrelas no céu, há esperanças na vida.
10 Brilham estrelas no céu; ..., há esperança na vida.
EXERCÍCIO Nº 9
Refaça o exercício anterior (nº 8) utilizando o emprego do vocábulo pois.
Lembrete:
1) O vocábulo, pois, que indica a causa, surge no início do fato.
2) O vocábulo, pois, que indica efeito não pode estar no início e é separado do restante por vírgulas.
1 Chovendo muito, a terra ficou encharcada.
1 Choveu muito; a terra, pois, ficou encharcada.
2 Transbordando o rio, a planície ficou alagada.
2 O rio transbordou; a planície, pois, ficou alagada.
3 Estando queimada, a lâmpada não acende.
3 A lâmpada está queimada; não acende, pois.
4 Tendo completado seis anos, o menino foi para a escola.
4 O menino completou seis anos; foi, pois, para a escola.
5 Estando muito frio, o menino agasalhou-se.
5 Estava muito frio; o menino, pois, agasalhou-se.
6 Chegando cedo ao cinema, os namorados encontraram facilmente um lugar.
6 Os namorados chegaram cedo ao cinema; encontraram, pois, facilmente um lugar.
7 Precisando de algumas informações, vou solicitá-las ao pai.
7 Preciso de algumas informações; vou, pois, solicitá-las ao pai.
8 Cochilando, vovó perdeu o fim da novela.
8 Vovó cochilou; perdeu, pois, o fim da novela.
9 Confessando o aluno o seu erro, a professora lhe perdoou.
9 O aluno confessou o seu erro; a professora, pois, lhe perdoou.
10 Brilhando estrelas no céu, há esperanças na vida.
10 Brilham estrelas no céu; há, pois, esperança na vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário