terça-feira, 31 de agosto de 2021

42º 12.17 - MÓDULO 3: INTERPRETAÇÃO DE FATOS: CAUSA E EFEITO

 PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO


VI. PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES DE SUPORTE 

Às vezes, pode acontecer de um fato necessitar de um segundo fato, ou de um outro fato. Por exemplo:                                  

Cada vez que chove, a terra fica molhada.

Está claro que alguns poucos pingos não bastam para a terra ficar molhada; quando chove pouquinho, malmente abafa o pó. Mas quanto mais chove, mais molhada, ou até encharcada, fica a terra. Ou seja, são dois fatos que, infalivelmente, estão em relação um com outro. O fato que começa primeiro é a causa do segundo fato; não significa que primeiro para de chover, para depois começar a molhar. Pode continuar a chover e a terra já estar molhada; mas continuando a chuva, mais encharcado fica o chão. A causa apenas começa antes; o segundo fato começa depois. 



O segundo fato, que é causado pelo primeiro, é a consequência dele (ou o efeito): o fato do chão estar molhado é efeito (consequência) da chuva. Assim, é o nosso raciocínio que compara os dois fatos e tira a conclusão de qual é a causa e de qual é o efeito. A linguagem pode apresentar de diversas maneiras a mesma causa e o mesmo efeito.


EXEMPLOS                                           

Choveu, Causa / molhando a terra. Efeito / Chovendo, Causa / a terra ficou molhada. Efeito



O nosso raciocínio não muda com a mudança da linguagem: a chuva será sempre a causa do molhamento; o molhamento será sempre o efeito da chuva.



Entretanto na linguagem, quando pensamos no primeiro exemplo, o fato principal (pleno) é Choveu. Já no segundo exemplo, o fato principal é o outro: a terra ficou molhada. Veja:

EXEMPLOS 

Choveu, Fato principal / molhando a terra. Fato posterior / Chovendo, Fato anterior / a terra ficou molhada. Fato principal

Resultado: a linguagem muda, mas o raciocínio continua o mesmo. Interpretar um texto é agir de acordo com o raciocínio.


Redigir é saber colocar o seu raciocínio nas mais diversas formas de linguagem.


EXERCÍCIO Nº 19 

Estabeleça a causa e o efeito (consequência) entre os dois fatos de cada notícia: 1 Causa / 2 Efeito

1 Brilhando o Sol, as árvores lançavam sombras sobre a relva. 

1 Brilhando o Sol, / 2 as árvores lançavam sombras sobre a relva.


2 O Sol brilhava, lançando as árvores sombras sobre a relva. 

1 O Sol brilhava, / 2 lançando as árvores sombras sobre a relva.


3 Começando a brilhar o Sol, as estrelas se apagam. 

1 Começando a brilhar o Sol, / 2 as estrelas se apagam.


4 O avião caiu, morrendo todos os ocupantes. 

1 O avião caiu, / 2 morrendo todos os ocupantes.


5 O governo represou o rio, evitando as enchentes. 

1 O governo represou o rio, / 2 evitando as enchentes.


6 Entrando o vento pela janela, a cortina fica esvoaçando. 

1 Entrando o vento pela janela, / 2 a cortina fica esvoaçando.


7 Poluindo as indústrias o rio, morreram todos os peixes. 

1 Poluindo as indústrias o rio, / 2 morreram todos os peixes.


8 Caindo fortes chuvas, o caçador procurou um abrigo. 

1 Caindo fortes chuvas, / 2 o caçador procurou um abrigo.


9 Nosso vizinho cometeu um grave crime, sendo condenado pela justiça.

1 Nosso vizinho cometeu um grave crime, / 2 sendo condenado pela justiça.


10 Tendo o lavrador trabalhado duramente a manhã toda, sentiu grande fome ao meio-dia.

1 Tendo o lavrador trabalhado duramente a manhã toda, / 2 sentiu grande fome ao meio-dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário