terça-feira, 31 de agosto de 2021

49º 2.18 - MÓDULO 4: CONDIÇÃO

 PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO


IV. PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES 

No módulo nº 3 aprendemos a reconhecer a relação de causa e efeito entre dois fatos. Você deve ter percebido, com total clareza, que os fatos e a linguagem são coisas diferentes. Quantas vezes falamos em chuva e cheia de rio? E pode ser que nem houvesse chuva... Você se lembra que as nossas notícias são imaginárias? A linguagem espelha os fatos; mas não é que vai chover, porque estou escrevendo ou falando da chuva. A relação se estabelece entre os fatos dentro da nossa mente: é questão de raciocínio. É preciso conhecer os fatos para poder estabelecer a relação. Não basta ter a linguagem.

Vamos a dois exemplos:

Sentindo sede, o animal procura água.

Sabemos que a causa de procurar água, é a sede (sentir sede); procurar água é o efeito da sede.



São conhecimentos que já tínhamos antes de ler o primeiro exemplo. A linguagem apenas trouxe à nossa memória dois fatos já conhecidos: ela nos lembra de conhecimentos que já temos. Mas, além disso, a linguagem ainda nos pode trazer novos conhecimentos. Adquirimos conhecimentos tanto pela linguagem, como pela observação dos fatos na natureza. Raciocinar é estabelecer relação entre dois fatos que vêm à nossa mente por meio da linguagem ou por qualquer um dos cinco sentidos.

Vejamos o segundo exemplo, em que a linguagem é a mesma; entretanto o nosso raciocínio é diferente.

EXEMPLOS           Comprando meia dúzia de rosas, o rapaz as entregou à mãe.

Compare:              Sentindo sede = fato anterior;

                            O animal procura água = fato principal.

                            Comprando meia dúzia de rosas = fato anterior;

                            O rapaz entregou à mãe = fato principal.

Lembra-se? A causa necessariamente provoca, faz surgir outro fato.

Comprar meia dúzia de rosas; não é a causa de entregá-las à mãe. Podia ter entregue à namorada, à noiva; podia ter colocado no vaso da sala ou na frente da estátua... ou mesmo em cima de um túmulo. A causa de entregar as flores à mãe, há de ter sido o desejo de mostrar o seu carinho, o amor; pode ter sido um simples gesto para presenteá-la no Dia da Mães, ou no aniversário dela.



No segundo exemplo, o primeiro fato não me deixa adivinhar, ou melhor, descobrir o segundo fato por meio do meu raciocínio; pois podem acontecer muitos outros fatos, em vez de entregá-las à mãe.

No primeiro exemplo é diferente: se nós sabemos que o animal sente sede, logo todos nós sabemos que ele vai à procura de água: a sede é a causa da procura de água; a procura de água é o efeito da sede.




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