PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO
EXERCÍCIO Nº 2
Na atividade nº 1 do módulo 1, aprendemos a classificar as notícias em verdadeiras, falsas, possíveis (prováveis ou improváveis) e fictícias. Agora, conhecemos mais uma classificação: a notícia irreal (a totalmente impossível). É possível distinguir a notícia falsa da irreal: a notícia falsa se apresenta como se fosse verdadeira e o nosso conhecimento nos diz que é mentira; a irreal se apresenta como não acontecida ou como impossível de acontecer. Vamos ver a diferença com alguns exemplos:
1º EXEMPLO O Brasil teve três imperadores.
Ora, quem não conhece a História do Brasil, não pode saber se essa notícia é falsa, se é uma mentira. Pois, tivesse o Brasil três imperadores em sua História, a expressão seria exatamente a mesma: O Brasil teve três imperadores.
2º EXEMPLO Se me tivessem chamado, eu teria aceito o emprego
Ora, pela linguagem, pela própria expressão, descobrimos que não me chamaram e, por conseguinte, também não aceitei o emprego. Resultado: a notícia nem sequer aconteceu e qualquer um sabe disso ao ouvir ou ler esta notícia; portanto, ela é irreal.
3º EXEMPLO Se eu tivesse dinheiro, viajava pela Europa.
Ora, quem lê essa última notícia, que conclusão tira? Que ele não tem dinheiro, nem viaja pela Europa. Ou seja, a notícia é irreal.
4º EXEMPLO Se o homem andasse por cima da água, não era preciso construir tantas pontes.
Ora, quem é que não sabe que os homens não conseguem andar por cima da água? Não é preciso ter estudado para saber. Toda criança sabe isso, até mesmo antes de entrar na Escola.
Agora, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, classificando as notícias como 1 Verdadeira (ou real: aconteceu ou vai acontecer com absoluta certeza). / 2 Falsa. / 3 Possível. / 4 Improvável. / 5 Fictícia. / 6 Irreal.
1 a. Quando o sol se põe, começa a escurecer.
6 b. Se o avião tivesse caído, eu teria morrido.
6 c. Se os homens atravessassem as paredes, não precisava haver portas.
3 d. Se papai chegar amanhã, faremos um churrasco.
2 e. O sol ilumina as noites brasileiras.
5 f. Os sete anões cuidavam de Branca de Neve.
3 g. Se Joãozinho cair da escada, quebra uma perna.
3 h. Se vovô caiu da escada, quebrou uma perna.
4 i. Se vovô caísse da escada, quebraria uma perna.
6 j. Se vovô tivesse caído da escada, teria quebrado uma perna.
EXERCÍCIO Nº 3
Você aprendeu a distinguir a causa como fato conhecido e verdadeiro e sabe que a condição é um fato desconhecido ou irreal.
Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, indicando se é causa ou condição. 1 Causa. / 2 Condição.
1 a. Estudando, ele aprendeu.
2 b. Estudando, ele aprenderia.
2 c. Desabando a Lua, a Terra se acabaria.
2 d. Secando todos os rios e lagos, morreriam todos os animais.
1 e. Faltando água, morreram os animais.
2 f. Apagando-se o Sol, a Terra esfriava.
2 g. Vindo prolongada seca, as plantações seriam destruídas.
1 h. Vindo prolongada seca, as plantações foram destruídas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário