quinta-feira, 2 de setembro de 2021

104º 13.18 - MÓDULO 7: COMUNICAÇÃO É ATUAÇÃO

 PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO


VI. PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES DE SUPORTE

1. COMUNICAÇÃO É ATUAÇÃO

Tanto na linguagem escrita como na linguagem oral existe um comunicante que solicita alguma coisa: é o primeiro comunicante, aquele que solicita; o segundo comunicante é aquele que vem atender. O primeiro comunicante solicita, isto quer dizer, ele quer agir, atuar sobre o outro, conseguindo alguma coisa. É por isso que afirmamos que comunicação é atuação.



São três possibilidades de atuação:

O comunicante deseja (solicita) que seu ouvinte (ou ouvintes) ou seu leitor (ou leitores) tenham uma atitude interna mental: ele solicita que aceitem a sua mensagem em seu cérebro ou em seu coração. Ele quer que acreditem no que ele declara ou que participem de seus sentimentos.

Acreditar no que o outro diz (ou escreve) é aceitar a mensagem como verdadeira; ficar sabendo dos sentimentos que o outro deseja provocar, sentir os mesmos sentimentos, e alegrar-se ou entristecer-se, é encantar-se, é deixar-se enlevado: é a procura do belo, do poético.

Em nenhum dos casos, o ouvinte ou o leitor fica sabendo se é verdade ou mentira, a não ser num único ponto, quando são apresentados fatos totalmente irreais, impossíveis: “Um sapo falou”; “A fada transformou a menina em princesa”; “O boi sobrevoou os campos” etc. Não é a linguagem que nos diz se é verdade ou mentira, se é realidade ou ficção; são os nossos conhecimentos da realidade, do mundo que nos fazem distinguir entre essas duas possibilidades.



O comunicante deseja (solicita) que o ouvinte ou o leitor tenha uma atitude de diálogo, que fale, que lhe dê uma informação. Ele pergunta (oralmente ou por escrito) e o outro deve responder (oralmente ou por escrito).

O comunicante deseja (solicita) que aconteça algo externo às pessoas e externo ao diálogo. O acontecimento deve ser provocado, executado pelo ouvinte (ou leitor) ou que aconteça por intermédio de alguém, de outro.


EXERCÍCIO Nº 21

Numere a segunda coluna pela primeira:

1 Solicita-se uma atitude interna (mental), de aceitação como verdadeiro ou como belo, cheio de sentimentos.

2 Solicita-se uma informação.

3 Solicita-se um acontecimento, que ocorra algo fora das pessoas, fora do diálogo.


1 (3) 1. Feche as janelas, menino!

2 (3) 2. Pare de fazer barulho, rapaz!

3 (2) 3. Quem descobriu o Brasil?

4 (2) 4. Vocês me entendem?

5 (1) 5. O Brasil é um país da América do Sul.

6 (1) 6. Os beija-flores são pequenos pássaros.

7 (1) 7. Como são encantadores os pequeninos beija-flores!

8 (1) 8. Um sapo chamou um beija-flor e lhe disse palavras ofensivas.

9 (3) 9. Nunca diga mentiras!

10 (3) 10. Que Deus os proteja durante a viagem!



EXERCÍCIO Nº 22

Numere a segunda coluna pela primeira: 1 Verdade. / 2 Mentira.

3 Não dá para saber se é verdade ou mentira sem fazer pesquisa. / 4 Ficção.


1 (1) 1. O Paraná é um Estado entre os estados de Santa Catarina e S. Paulo.

2 (1) 2. O Paraná é um rio que separa os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.

3 (2) 3. A capital do Estado do Paraná é Pindorama.

4 (3) 4. No ano 1.900, Curitiba tinha vinte mil habitantes.

5 (4) 5. “Onde me espetam, fico” – disse o alfinete para a agulha.

6 (4) 6. “Por que me está turvando a água?” – perguntou o lobo ao cordeiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário