PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO
VI. PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES DE SUPORTE
1. COMUNICAÇÃO É ATUAÇÃO
Tanto na linguagem escrita como na linguagem oral existe um comunicante que solicita alguma coisa: é o primeiro comunicante, aquele que solicita; o segundo comunicante é aquele que vem atender. O primeiro comunicante solicita, isto quer dizer, ele quer agir, atuar sobre o outro, conseguindo alguma coisa. É por isso que afirmamos que comunicação é atuação.
São três possibilidades de atuação:
O comunicante deseja (solicita) que seu ouvinte (ou ouvintes) ou seu leitor (ou leitores) tenham uma atitude interna mental: ele solicita que aceitem a sua mensagem em seu cérebro ou em seu coração. Ele quer que acreditem no que ele declara ou que participem de seus sentimentos.
Acreditar no que o outro diz (ou escreve) é aceitar a mensagem como verdadeira; ficar sabendo dos sentimentos que o outro deseja provocar, sentir os mesmos sentimentos, e alegrar-se ou entristecer-se, é encantar-se, é deixar-se enlevado: é a procura do belo, do poético.
Em nenhum dos casos, o ouvinte ou o leitor fica sabendo se é verdade ou mentira, a não ser num único ponto, quando são apresentados fatos totalmente irreais, impossíveis: “Um sapo falou”; “A fada transformou a menina em princesa”; “O boi sobrevoou os campos” etc. Não é a linguagem que nos diz se é verdade ou mentira, se é realidade ou ficção; são os nossos conhecimentos da realidade, do mundo que nos fazem distinguir entre essas duas possibilidades.
O comunicante deseja (solicita) que o ouvinte ou o leitor tenha uma atitude de diálogo, que fale, que lhe dê uma informação. Ele pergunta (oralmente ou por escrito) e o outro deve responder (oralmente ou por escrito).
O comunicante deseja (solicita) que aconteça algo externo às pessoas e externo ao diálogo. O acontecimento deve ser provocado, executado pelo ouvinte (ou leitor) ou que aconteça por intermédio de alguém, de outro.
EXERCÍCIO Nº 21
Numere a segunda coluna pela primeira:
1 Solicita-se uma atitude interna (mental), de aceitação como verdadeiro ou como belo, cheio de sentimentos.
2 Solicita-se uma informação.
3 Solicita-se um acontecimento, que ocorra algo fora das pessoas, fora do diálogo.
1 (3) 1. Feche as janelas, menino!
2 (3) 2. Pare de fazer barulho, rapaz!
3 (2) 3. Quem descobriu o Brasil?
4 (2) 4. Vocês me entendem?
5 (1) 5. O Brasil é um país da América do Sul.
6 (1) 6. Os beija-flores são pequenos pássaros.
7 (1) 7. Como são encantadores os pequeninos beija-flores!
8 (1) 8. Um sapo chamou um beija-flor e lhe disse palavras ofensivas.
9 (3) 9. Nunca diga mentiras!
10 (3) 10. Que Deus os proteja durante a viagem!
EXERCÍCIO Nº 22
Numere a segunda coluna pela primeira: 1 Verdade. / 2 Mentira.
3 Não dá para saber se é verdade ou mentira sem fazer pesquisa. / 4 Ficção.
1 (1) 1. O Paraná é um Estado entre os estados de Santa Catarina e S. Paulo.
2 (1) 2. O Paraná é um rio que separa os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.
3 (2) 3. A capital do Estado do Paraná é Pindorama.
4 (3) 4. No ano 1.900, Curitiba tinha vinte mil habitantes.
5 (4) 5. “Onde me espetam, fico” – disse o alfinete para a agulha.
6 (4) 6. “Por que me está turvando a água?” – perguntou o lobo ao cordeiro.
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