PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO
5ª ATIVIDADE
O fato simultâneo.
Quando o fato da verificação é simultâneo ao da expressão temporal, podem ocorrer diversas possibilidades:
1ª POSSIBILIDADE
Os dois fatos são totalmente simultâneos; quando começa um, começa o outro e os dois terminam ao mesmo tempo.
EXEMPLO
Quando papai lê, não escuta as conversas dos outros.
Explicação: O pai fica tão absorto na leitura que, quando começa a ler, também começa a não ouvir mais nada em sua volta. E é claro: quando termina de ler, novamente ouve o que se passa em redor.
2ª POSSIBILIDADE
Os dois fatos são simultâneos; mas um é prolongado e outro é mais rápido. O fato que é mais prolongado começa antes do outro e termina depois dele. O que pode acontecer tanto com o fato da verificação como com o fato da expressão temporal.
EXEMPLO
Quando papai entrou no quarto, eu já estava dormindo.
Explicação: O fato de meu pai entrar no quarto é rápido e ocorreu ao mesmo tempo (é simultâneo) em que eu estava dormindo. O fato de eu estar dormindo é mais ou menos prolongado: comecei a dormir antes de meu pai entrar no quarto e continuei a dormir ainda depois.
EXEMPLO
Quando viajei pelo Estado de S. Paulo, vi um ipê roxo.
Explicação: O fato de eu ver um ipê roxo é mais ou menos rápido; a minha viagem foi um fato mais prolongado: comecei a viajar antes de ver o ipê e a minha viagem ainda continuou depois.
A diferença entre os dois exemplos:
No primeiro exemplo: O fato da verificação é prolongado, começando antes e terminando depois do fato da expressão temporal (rápido).
No segundo exemplo: O fato da expressão temporal (a viagem) é prolongado, começando antes e terminando depois do fato da verificação.
3ª POSSIBILIDADE
Os dois fatos são parcialmente simultâneos, porque o fato da expressão temporal começa antes, mas termina depois que começar o fato da verificação.
EXEMPLO
Quando o professor ia penetrando na sala, os meninos iam fazendo silêncio.
Explicação:
O fato da expressão temporal: quando o professor ia penetrando na sala.
O fato da verificação: os meninos iam fazendo silêncio.
Primeiro:
O professor começa a entrar na sala.
Depois:
Os alunos começam a fazer silêncio.
Em terceiro lugar:
O professor já está dentro da sala.
Por último:
Os alunos estão bem quietinhos.
O fato da verificação começa depois do fato da expressão temporal;
O fato da expressão temporal termina antes do fato da verificação.
Existem alguns momentos em que os dois fatos são simultâneos; mas um começa antes e o outro acaba depois.
EXERCÍCIO Nº 23
Responda à pergunta: que fato começou antes?
1 Quando abri a janela, a cortina esvoaçava o tempo todo.
1 Abri a janela.
2 Cumprimentou os pais, quando entrou em casa.
2 Entrou em casa.
3 Quando papai saía para o trabalho, eu ainda continuava dormindo.
3 Os dois fatos são simultâneos.
4 Um trecho me emocionou profundamente, quando li o livro.
4 A leitura do livro. (Primeiro comecei a ler o livro).
5 Quando o ladrão ia entrando na casa, o alarme tocou.
5 Os fatos são simultâneos.
EXERCÍCIO Nº 24
Responda à pergunta: que fato acabou depois?
1 Quando abri a janela, a cortina esvoaçava o tempo todo.
1 O esvoaçar da cortina. (A cortina esvoaçava o tempo todo).
2 Cumprimentou os pais, quando entrou em casa.
2 Cumprimento os pais.
3 Quando papai saía para o trabalho, eu ainda continuava dormindo.
3 Os fatos são simultâneos; mas o continuar dormindo acaba depois.
4 Um trecho me emocionou profundamente, quando li o livro.
4 A leitura do livro. (Depois continuei e acabei de ler o livro).
5 Quando o ladrão ia entrando na casa, o alarme tocou.
5 Os fatos são simultâneos; mas o toque o alarme acabou depois (quando o ladrão já estava longe).
EXERCÍCIO Nº 25
Com o auxílio de uma destas três expressões enquanto, à medida que, à proporção que, indique que os dois fatos são inteiramente simultâneos.
1 Quando aumenta a fúria da ventania, maiores se tornam os estragos.
1 Enquanto aumenta a fúria da ventania, maiores se tornam os estragos.
2 O barco vai singrando calmo, quando o mar está sereno.
2 O barco vai singrando calmo, enquanto o mar está sereno.
3 Quando as cartas rareavam, mais a mãe se preocupava.
3 Enquanto as cartas rareavam, mais a mãe se preocupava.
4 Menos sossego terá o avô, quando o neto bater tambor.
4 Menos sossego terá o avô, enquanto o neto bater tambor.
5 Quando as ondas se encrespam, maior se torna o perigo para o barco.
5 Enquanto as ondas se encrespam maior se torna o perigo para o barco.
Observações:
Pode marcar como certo, se você escreveu:
a) À medida que, à proporção que em vez de enquanto;
b) Em outra ordem os dois fatos.
6ª ATIVIDADE
A relação de tempo e verificação pode repetir-se. Cada vez que ocorrer o fato da expressão temporal, também se dá o fato da verificação. Para indicar com clareza a repetição, substituía a palavra quando por sempre quando (sempre que), cada vez que (cada vez quando), ou todas as vezes que (todas as vezes quando).
EXERCÍCIO Nº 26
Indique a repetição dos fatos por qualquer das expressões adequadas.
1 Quando montava a cavalo, levava chicote.
1 Sempre que montava a cavalo, levava chicote.
2 Punha a chave debaixo do capacho, quando saía de casa.
2 Punha a chave debaixo do capacho, sempre que saía de casa.
3 Zeferino fica vermelho, quando se irrita.
3 Zeferino fica vermelho, sempre que se irrita.
4 Quando aquele rapaz fica desesperado, bate com os punhos na cabeça.
4 Sempre que aquele rapaz fica desesperado, bate com os punhos na cabeça.
5 Iremos à igreja, quando a estrada der passagem.
5 Iremos à igreja, sempre que a estrada der passagem.
6 Quando o velho Cândido fizer boa colheita, dará parte aos pobres.
6 Sempre que o velho Cândido fizer boa colheita, dará parte aos pobres.
Observação:
Está certo se você usou qualquer das outras expressões indicadas e se escreveu os dois fatos em outra ordem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário