quinta-feira, 2 de setembro de 2021

122º 16.18 - MÓDULO 8: A RELAÇÃO DE TEMPO

 PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO


5ª ATIVIDADE

O fato simultâneo.

Quando o fato da verificação é simultâneo ao da expressão temporal, podem ocorrer diversas possibilidades:


1ª POSSIBILIDADE

Os dois fatos são totalmente simultâneos; quando começa um, começa o outro e os dois terminam ao mesmo tempo.

EXEMPLO

Quando papai lê, não escuta as conversas dos outros.

Explicação: O pai fica tão absorto na leitura que, quando começa a ler, também começa a não ouvir mais nada em sua volta. E é claro: quando termina de ler, novamente ouve o que se passa em redor.


2ª POSSIBILIDADE

Os dois fatos são simultâneos; mas um é prolongado e outro é mais rápido. O fato que é mais prolongado começa antes do outro e termina depois dele. O que pode acontecer tanto com o fato da verificação como com o fato da expressão temporal.

EXEMPLO

Quando papai entrou no quarto, eu já estava dormindo.

Explicação: O fato de meu pai entrar no quarto é rápido e ocorreu ao mesmo tempo (é simultâneo) em que eu estava dormindo. O fato de eu estar dormindo é mais ou menos prolongado: comecei a dormir antes de meu pai entrar no quarto e continuei a dormir ainda depois.

EXEMPLO

Quando viajei pelo Estado de S. Paulo, vi um ipê roxo.



Explicação: O fato de eu ver um ipê roxo é mais ou menos rápido; a minha viagem foi um fato mais prolongado: comecei a viajar antes de ver o ipê e a minha viagem ainda continuou depois.

A diferença entre os dois exemplos:

No primeiro exemplo: O fato da verificação é prolongado, começando antes e terminando depois do fato da expressão temporal (rápido).

No segundo exemplo: O fato da expressão temporal (a viagem) é prolongado, começando antes e terminando depois do fato da verificação.


3ª POSSIBILIDADE

Os dois fatos são parcialmente simultâneos, porque o fato da expressão temporal começa antes, mas termina depois que começar o fato da verificação.

EXEMPLO

Quando o professor ia penetrando na sala, os meninos iam fazendo silêncio.

Explicação:

O fato da expressão temporal: quando o professor ia penetrando na sala.

O fato da verificação: os meninos iam fazendo silêncio.

Primeiro:

O professor começa a entrar na sala.

Depois:

Os alunos começam a fazer silêncio.

Em terceiro lugar:

O professor já está dentro da sala.

Por último:

Os alunos estão bem quietinhos.



O fato da verificação começa depois do fato da expressão temporal;

O fato da expressão temporal termina antes do fato da verificação.

Existem alguns momentos em que os dois fatos são simultâneos; mas um começa antes e o outro acaba depois.



EXERCÍCIO Nº 23

Responda à pergunta: que fato começou antes?


1 Quando abri a janela, a cortina esvoaçava o tempo todo.

1 Abri a janela.


2 Cumprimentou os pais, quando entrou em casa.

2 Entrou em casa.


3 Quando papai saía para o trabalho, eu ainda continuava dormindo.

3 Os dois fatos são simultâneos.


4 Um trecho me emocionou profundamente, quando li o livro.

4 A leitura do livro. (Primeiro comecei a ler o livro).


5 Quando o ladrão ia entrando na casa, o alarme tocou.

5 Os fatos são simultâneos.



EXERCÍCIO Nº 24

Responda à pergunta: que fato acabou depois?


1 Quando abri a janela, a cortina esvoaçava o tempo todo.

1 O esvoaçar da cortina. (A cortina esvoaçava o tempo todo).


2 Cumprimentou os pais, quando entrou em casa.

2 Cumprimento os pais.


3 Quando papai saía para o trabalho, eu ainda continuava dormindo.

3 Os fatos são simultâneos; mas o continuar dormindo acaba depois.


4 Um trecho me emocionou profundamente, quando li o livro.

4 A leitura do livro. (Depois continuei e acabei de ler o livro).


5 Quando o ladrão ia entrando na casa, o alarme tocou.

5 Os fatos são simultâneos; mas o toque o alarme acabou depois (quando o ladrão já estava longe).



EXERCÍCIO Nº 25

Com o auxílio de uma destas três expressões enquanto, à medida que, à proporção que, indique que os dois fatos são inteiramente simultâneos.


1 Quando aumenta a fúria da ventania, maiores se tornam os estragos.

1 Enquanto aumenta a fúria da ventania, maiores se tornam os estragos.


2 O barco vai singrando calmo, quando o mar está sereno.

2 O barco vai singrando calmo, enquanto o mar está sereno.


3 Quando as cartas rareavam, mais a mãe se preocupava.

3 Enquanto as cartas rareavam, mais a mãe se preocupava.


4 Menos sossego terá o avô, quando o neto bater tambor.

4 Menos sossego terá o avô, enquanto o neto bater tambor.


5 Quando as ondas se encrespam, maior se torna o perigo para o barco.

5 Enquanto as ondas se encrespam maior se torna o perigo para o barco.


Observações:

Pode marcar como certo, se você escreveu:

a) À medida que, à proporção que em vez de enquanto;

b) Em outra ordem os dois fatos.



6ª ATIVIDADE

A relação de tempo e verificação pode repetir-se. Cada vez que ocorrer o fato da expressão temporal, também se dá o fato da verificação. Para indicar com clareza a repetição, substituía a palavra quando por sempre quando (sempre que), cada vez que (cada vez quando), ou todas as vezes que (todas as vezes quando).



EXERCÍCIO Nº 26

Indique a repetição dos fatos por qualquer das expressões adequadas.


1 Quando montava a cavalo, levava chicote.

1 Sempre que montava a cavalo, levava chicote.


2 Punha a chave debaixo do capacho, quando saía de casa.

2 Punha a chave debaixo do capacho, sempre que saía de casa.


3 Zeferino fica vermelho, quando se irrita.

3 Zeferino fica vermelho, sempre que se irrita.


4 Quando aquele rapaz fica desesperado, bate com os punhos na cabeça.

4 Sempre que aquele rapaz fica desesperado, bate com os punhos na cabeça.


5 Iremos à igreja, quando a estrada der passagem.

5 Iremos à igreja, sempre que a estrada der passagem.


6 Quando o velho Cândido fizer boa colheita, dará parte aos pobres.

6 Sempre que o velho Cândido fizer boa colheita, dará parte aos pobres.


Observação:

Está certo se você usou qualquer das outras expressões indicadas e se escreveu os dois fatos em outra ordem.



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