quinta-feira, 2 de setembro de 2021

139º 17.20 - MÓDULO 9: ASSUNTO E CONCLUSÃO

 PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO


2. CONSIDERAÇÃO E CONCLUSÃO

Desembarco de manhã cedo numa cidade estranha e de repente vejo inúmeras casas destelhadas. Algumas telhas ainda restam sobre os telhados; mas em toda parte se encontram cacos de telhas espalhados. Eu considero este fato, que meus olhos me revelam. Não sopra nem a mais leve brisa. Entretanto, embora eu não tenha visto, da minha consideração posso tirar uma conclusão: Ali houve fortíssima ventania.

Qual é a consideração: Muitas casas foram destelhadas.

Qual é a conclusão: Houve fortíssima ventania.



É possível reunir os dois fatos em um único período, estabelecendo a relação de conclusão e consideração.




Explicação: 

A consideração é o fato em que eu posso afirmar a minha conclusão: é o motivo (a causa) por que posso assegurar com absoluta certeza um fato que meus sentidos não perceberam: a fortíssima ventania.

A relação de conclusão e consideração é o contrário da relação de causa e efeito.

Vejamos:




A consideração é introduzida pelas expressões porque, portanto, já que, que e pois.

Cuidado:       

Separe a consideração por vírgula, se você introduzir a consideração pelas expressões porque, porquanto, já que ou que.

Separe por ponto e vírgula, se introduzir pelo vocábulo pois. (Em vez do ponto e vírgula também se usa a vírgula ou o ponto final.)

O vocábulo que da consideração substitui as outras em períodos imperativos.



EXERCÍCIO Nº 26 

Inverta a relação de causa e efeito para a relação de conclusão e consideração.


1 Muitas frutas caíram no chão, porque ventou muito durante a noite.

1 Ventou muito durante a noite, porque (porquanto, já que) muitas frutas caíram no chão.


2 Há pegadas no chão, porque a onça passou por aqui.

2 A onça passou por aqui porque (porquanto, já que) há pegadas no chão.


3 O automóvel não pega, porque falta gasolina.

3 Falta gasolina, porque (porquanto, já que) o automóvel não pega.


4 Ele não paga as dívidas, porque não tem dinheiro.

4 Ele não tem dinheiro, porque (porquanto, já que) não paga as dívidas.


5 Luís resolveu o problema, porque é inteligente.

5 Luís é inteligente, porque (porquanto, já que) resolveu o problema.


EXERCÍCIO Nº 27 

Transforme os dois períodos em um único período, apresentando o segundo como primeiro fato e conclusão, e deixando o primeiro como segundo fato e consideração! Utilize as expressões porque, porquanto, já que e, se for período imperativo, escreva que.


EXEMPLO 

Muitas casas foram destelhadas. Houve fortíssima ventania.

Resposta: Houve fortíssima ventania, porque (porquanto, já que) muitas casas foram destelhadas.


1 Muitas casas ficaram inundadas. Houve grande enchente.

1 Houve grande enchente, porque (porquanto, já que) muitas casas ficaram inundadas.


2 O menino conseguiu resolver os problemas. As questões eram fáceis.

2 As questões eram fáceis, porque (porquanto, já que) o menino conseguiu resolver os problemas.


3 O chão está molhado. Há goteiras.

3 Há goteiras, porque (porquanto, já que) o chão está molhado.


4 Aqui se veem as ruínas. Antigamente se erguia um castelo.

4 Antigamente se erguia um castelo, porque (porquanto, já que) aqui se veem as ruínas.


5 O menino voltou contente. Apanhou alguns peixes.

5 O menino apanhou alguns peixes, porque (porquanto, já que) voltou contente.


6 Um dia você poderá precisar. Economize algum dinheiro!

6 Economize algum dinheiro, que um dia você poderá precisar!


7 Amanhã temos um dia difícil pela frente. Vá dormir cedo!

7 Vá dormir cedo, que amanhã temos um dia difícil pela frente!


8 A gratidão é sinal de bom caráter. Seja grato a seus benfeitores.

8 Seja grato a seus benfeitores, que a gratidão é sinal de um bom caráter.



EXERCÍCIO Nº 28 

Faça a mesma transformação do exercício nº 27, só que agora usado o vocabulário pois nos itens de 1 a 5 daquele mesmo exercício.


1 Muitas casas ficaram inundadas. Houve grande enchente.

1 Houve grande enchente; pois muitas casas ficaram inundadas.


2 O menino conseguiu resolver os problemas. As questões eram fáceis.

2 As questões eram fáceis; pois o menino conseguiu resolver os problemas.


3 O chão está molhado. Há goteiras.

3 Há goteiras; pois o chão está molhado.


4 Aqui se veem as ruínas. Antigamente se erguia um castelo.

4 Antigamente se erguia um castelo; pois aqui se veem as ruínas.


5 O menino voltou contente. Apanhou alguns peixes.

5 O menino apanhou alguns peixes; pois voltou contente.


EXERCÍCIO Nº 29 

Refaça o exercício nº 28; contudo, apresente a conclusão como segundo fato por intermédio da palavra pois (não inicial).


1 Muitas casas ficaram inundadas. Houve grande enchente.

1 Muitas casas ficaram inundadas; houve, pois, grande enchente.


2 O menino conseguiu resolver os problemas. As questões eram fáceis.

2 O menino conseguiu resolver os problemas; as questões, pois, eram fáceis.


3 O chão está molhado. Há goteiras.

3 O chão está molhado; há, pois, goteiras.


4 Aqui se veem as ruínas. Antigamente se erguia um castelo.

4 Aqui se veem as ruínas; antigamente, pois, se erguia um castelo.


5 O menino voltou contente. Apanhou alguns peixes.

5 O menino voltou contente; apanhou, pois, alguns peixes.



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