PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO
ATIVIDADE Nº 4
Além da palavra tanto para indicar a relação de causa e efeito, podem surgir as palavras tamanho, tal e tão.
A escolha entre as quatro palavras não é livre: depende do significado que você queira atribuir. Veja:
tamanho significa “muito grande” ou “assim grande”;
tal significa “assim, semelhante, de certa espécie = assim (muito) bom, assim (muito) forte, assim (muito) grande...”
tão significa “assim, muito”.
EXEMPLO Os soldados lutaram com muito vigor, retirando-se o inimigo.
Respostas: Os soldados lutaram com tanto vigor, que o inimigo se retirou.
Os soldados lutaram com tamanho vigor, que o inimigo se retirou.
Os soldados lutaram com tal vigor, que o inimigo se retirou.
Os alunos apresentaram muitas redações, ficando o professor admirado.
Resposta única: Os alunos apresentaram tantas redações, que o professor ficou admirado.
Os alunos apresentaram redações muito boas, ficando o professor admirado.
Resposta única: Os alunos apresentaram redações tão boas, que o professor ficou admirado.
A corda era muito forte, aguentando o peso.
Resposta única: A corda era tão forte, que aguentou o peso.
Em lugar das expressões muito boas (tão boas), tão forte (muito forte), você pode colocar tal ou tais.
Assim, as respostas dos dois últimos exemplos ficam:
Os alunos apresentaram redações tais, que o professor ficou admirado.
A corda era tal, que aguentou o peso
EXERCÍCIO Nº 6
Reescreva o exercício nº 3 usando a expressão tal ou tamanho(a), mesmo que modifique o significado. Só use a palavra tanto quando as duas outras se tornam impossíveis de serem utilizadas.
1 O homem trabalhou com muita dedicação, alcançando seus objetivos.
1 O homem trabalhou com tal (tamanha) dedicação, que alcançou seus objetivos.
2 A moça não namorou muito, preferindo ficar solteira.
2 A moça não namorou tanto, que preferiu ficar solteira.
3 A onda veio com muita fúria, virando o barco.
3 A onda veio com tal (tamanha) fúria, que virou o barco.
4 Os nossos soldados lutaram com muita coragem, vencendo os inimigos.
4 Os nossos soldados lutaram com tamanha (tal) coragem, que venceram os inimigos.
5 O choro da moça aumentou muito, ficando todos comovidos.
5 O choro da moça aumentou tanto, que todos ficaram comovidos.
6 O policial falou com muita veemência, ficando todos desanimados.
6 O policial falou com tamanha (tal) veemência, que todos ficaram desanimados.
7 As formigas atacaram com muita insistência, destruindo o roseiral.
7 As formigas atacaram com tal (tamanha) insistência, que destruíram o roseiral.
8 A professora agiu com muita prudência, conseguindo controlar a classe.
8 A professora agiu com tal (tamanha) prudência, que conseguiu controlar a classe.
9 A alegria da minha mãe era muita, não sabendo ela o que dizer.
9 A alegria de minha mãe era tal (tamanha), que não sabia o que dizer.
10 O prejuízo era muito, não encontrando o lavrador solução.
10 O prejuízo era tamanho (tal), que o lavrador não encontrou solução.
EXERCÍCIO Nº 7
Proceda como no exercício anterior, o de nº 6, só que, desta vez, refazendo o exercício nº 4.
1 Trabalhando com muita dedicação, o nosso vizinho alcançou os seus objetivos.
1 O nosso vizinho trabalhou com tal (tamanha) dedicação, que alcançou os seus objetivos.
2 Agindo com muita energia, o general conseguiu controlar os revoltosos.
2 O general agiu com tamanha (tal) energia, que conseguiu controlar os revoltosos.
3 Fazendo muitas experiências, o cientista encontrou a melhor fórmula.
3 O cientista fez tais (tamanhas) experiências, que encontrou a melhor fórmula.
4 Falando o menino com muita convicção, ninguém duvidou.
4 O menino falou com tal (tamanha) convicção, que ninguém duvidou.
5 Sendo muitas as provas, o rapaz não encontrou defesa.
5 As provas eram tais (tamanhas), que o rapaz não encontrou defesa.
6 Demonstrando o colega muita arrogância, não pôde fazer amizades.
6 O colega demonstrou tamanha (tal) arrogância, que não pôde fazer amizades.
7 Explicando o professor com muita clareza, todos os alunos entendem.
7 O professor explica com tal (tamanha) clareza, que todos os alunos o entendem.
8 Tratando a professora a todos com muita meiguice, nenhum aluno se mostra insubordinado.
8 A professora trata a todos com tal (tamanha) meiguice, que nenhum aluno se mostra insubordinado.
9 Havendo muita miséria no mundo, o descontentamento é geral.
9 Há tamanha (tal) miséria no mundo, que o descontentamento é geral.
10 Brilhando a luz com muita intensidade, deixa a todos ofuscados.
10 A luz brilha com tal (tamanha) intensidade, que deixa a todos ofuscados.
EXERCÍCIO Nº 8
Substitua a palavra muito por tão (ou tanto, quando não couber o tão).
1 Os alunos eram muito inteligentes, resolvendo a questão em pouco tempo.
1 Os alunos eram tão inteligentes, que resolveram a questão em pouco tempo.
2 A colheita será muito boa, esperando os lavradores saldar suas dívidas.
2 A colheita será tão boa, que os lavradores esperam saldar suas dívidas.
3 Os operários trabalharam muito bem, deixando satisfeito o patrão.
3 Os operários trabalharam tão bem, que deixaram satisfeito o patrão.
4 Ele mentia muito, não levando os outros a sério.
4 Ele mentia tanto, que os outros não o levavam a sério.
5 O número dos atacantes era muito grande, desanimando os nossos combatentes.
5 O número dos atacantes era tão grande, que os nossos combatentes desanimaram.
6 O estado de saúde do nosso vizinho era muito fraco, não resistindo à doença.
6 O estado de saúde do nosso vizinho era tão fraco, que não resistiu à doença.
7 O brilho da luz era muito intenso, fechando todos os olhos.
7 O brilho da luz era tão intenso, que todos fecharam os olhos.
8 O carro andou muito rápido, sendo impossível alcançar maior velocidade.
8 O carro andou tão rápido, que era (foi) impossível alcançar maior velocidade.
9 As cordas eram muito compridas, podendo os bois alcançar a água.
9 As cordas eram tão compridas, que os bois podiam alcançar a água.
10 Alguns homens são muito estúpidos, pensando serem os únicos donos da verdade.
10 Alguns homens são tão estúpidos, que pensam serem os únicos donos da verdade.
EXERCÍCIO Nº 9
Utilizando as mesmas notícias do exercício nº 8, cada vez que for possível, substitua a expressão iniciada por muito (e mais o vocábulo seguinte ADJETIVO) por tal. Quando não for possível, mantenha o tão.
1 Os alunos eram muito inteligentes, resolvendo a questão em pouco tempo.
1 Os alunos eram tais, que resolveram a questão em pouco tempo.
2 A colheita será muito boa, esperando os lavradores saldar suas dívidas.
2 A colheita será tal, que os lavradores esperam saldar suas dívidas.
3 Os operários trabalharam muito bem, deixando satisfeito o patrão.
3 Os operários trabalharam tão bem, que deixaram satisfeito o patrão.
4 Ele mentia muito, não levando os outros a sério.
4 Ele mentia tanto, que os outros não o levavam a sério.
5 O número dos atacantes era muito grande, desanimando os nossos combatentes.
5 O número dos atacantes era tal, que os nossos combatentes desanimaram.
6 O estado de saúde do nosso vizinho era muito fraco, não resistindo à doença.
6 O estado de saúde do nosso vizinho era tal, que não resistiu à doença.
7 O brilho da luz era muito intenso, fechando todos os olhos.
7 O brilho da luz era tal, que todos fecharam os olhos.
8 O carro andou muito rápido, sendo impossível alcançar maior velocidade.
8 O carro andou tão rápido, que era (foi) impossível alcançar maior velocidade.
9 s cordas eram muito compridas, podendo os bois alcançar a água.
9 As cordas eram tais, que os bois podiam alcançar a água.
10 Alguns homens são muito estúpidos, pensando serem os únicos donos da verdade.
10 Alguns homens são tais, que pensam serem os únicos donos da verdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário