quarta-feira, 1 de setembro de 2021

86º 12.20 e 13.20 - MÓDULO 6: O EFEITO

 PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO


ATIVIDADE Nº 8   

Causa muito fraca, e o efeito não verificado.  Pode ocorrer que não tenhamos visto o efeito; mas duvidamos que tenha acontecido, porque sabemos que a causa não foi tão intensa assim.

EXEMPLO          

Choveu pouco e a planície não ficou alagada.

Chove pouco e a planície não fica alagada.



Numa conexão de relação de causa e efeito, a expressão será a seguinte:

Choveu pouco, para que a planície não ficasse alagada.

Chove pouco, para que a planície fique alagada.

Procedimento:    O fato que exprime a causa apresenta a palavra pouco (de menos). O fato que exprime o efeito passa a ser negado.


EXERCÍCIO Nº 19 

Indique a relação de causa muito fraca em relação a um efeito inexistente. 


1 A menina comeu pouco e não chegou a engordar.

1 A menina comeu pouco, para que chegasse a engordar.


2 O rapaz estuda pouco e não pode passar na prova.

2 O rapaz estuda pouco, para que possa passar no exame.


3 O rapaz estudou pouco e não foi aprovado nos exames.

3 O rapaz estudou pouco, para que fosse aprovado nos exames.


4 O palhaço era pouco engraçado e os espectadores não acharam graça.

4 O palhaço era pouco engraçado, para que os espectadores achassem graça.


5 O petróleo é pouco e não poderá sustentar a humanidade por mais mil anos.

5 O petróleo é pouco, para que possa sustentar a humanidade por mais mil anos.



ATENÇÃO!! MUITA ATENÇÃO.

A vírgula, nesses exemplos, é importantíssima: ela espelha a nossa opinião. Vejamos o segundo exemplo: 

O rapaz estuda pouco, para que possa passar no exame.

A interpretação é esta:                                           

Verificamos que ele estuda pouco.

Não verificamos, ainda, a sua aprovação, mas chegamos a conclusão que é impossível que ele possa passar no exame.


É totalmente diferente da notícia seguinte:           

O rapaz estuda pouco para que não passe no exame. (Sem vírgula!).

Interpretação:                                                        

O rapaz estuda pouco.

O rapaz não deseja passar no exame: ele quer a reprovação!

O rapaz estuda pouco para que passe no exame (para passar no exame).

Tal notícia é um contrassenso! Só se o rapaz for louco... como é que ele quer passar, se estuda pouco?

O que seria de esperar?                                         

O rapaz estuda muito para passar no exame.


ATIVIDADE Nº 9    

A causa negada e o efeito irreal.

Se negarmos a causa, é impossível que o efeito possa acontecer. Já conhecemos o nome do fato impossível de acontecer: o fato é irreal.

Em qualquer das atividades que exercitamos neste módulo, podemos negar a causa e tornar irreal o efeito.

Vejamos alguns exemplos: Choveu tanto, que os rios transbordaram.

Não choveu tanto, que os rios transbordassem.

Chove com tal violência, que as estradas se tornam intransitáveis.

Não chove com tal violência, que as estradas se tornem intransitáveis.

Lutaram com tamanha valentia, que se tornaram vencedores.

Não lutaram com tamanha valentia, que se tornassem vencedores.

Júlio toca violino tão bem, que causa admiração aos colegas.

Júlio não toca violino tão bem, que cause admiração aos colegas.

Rui falou de tal sorte, que impressionou o auditório.

Rui não falou de tal sorte, que impressionasse o auditório.



EXERCÍCIO Nº 20 

Mude totalmente as notícias, negando a causa.


1 O rapaz dormiu tanto, que perdeu a hora.

1 O rapaz não dormiu tanto, que perdesse a hora.


2 A onda veio com tanta fúria, que virou o barco.

2 A onda não veio com tanta fúria, que virasse o barco.


3 O homem trabalhou com tal dedicação, que alcançou os seus objetivos.

3 O homem não trabalhou com tal dedicação, que alcançasse os seus objetivos.


4 As formigas atacam com tamanha insistência, que arrancam tudo.

4 As formigas não atacam com tamanha insistência, que arrasem tudo.


5 Os alunos eram tão inteligentes, que resolveram as questões.

5 Os alunos não eram tão inteligentes, que resolvessem as questões.


6 Os operários trabalham tão bem, que deixam o patrão satisfeito.

6 Os operários não trabalham tão bem, que deixem o patrão satisfeito.


7 O ônibus chegou tão cheio, que eu não pude entrar.

7 O ônibus não chegou tão cheio, que eu não pudesse entrar.


8 A lua brilha tão intensamente, que o caçador enxerga a picada.

8 A lua não brilha tão intensamente, que o caçador enxergue a picada.


9 A moça me explicou a história, de modo que acreditei nela.

9 A moça não me explicou a história, de modo que acreditasse nela.


10 O orador falou de tal forma, que conseguiu convencer a todos.

10 O orador não falou de tal forma, que conseguisse convencer a todos.


11 O lavrador combate as ervas daninhas, de modo que elas são exterminadas.

11 O lavrador não combate as ervas daninhas, de modo que elas sejam exterminadas.



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