terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

São Paulo a Cidade da Despachantoria Forçada

Faz meses que tento trocar a Titularidade de um CNPJ junto a SABESP e também junto a ENEL. Sei que existe uma pequena complexidade a ser resolvida em uma breve conversa, claro, desde que o ouvinte tenha boa vontade, mas nos atuais canais de comunicação destas empresas vejo ser impossível sem o auxílio de um intermediário (despachante).

A empresa que gerencio DUAS UNIDADES comprou mais de 40 empresas locais e com isso teve que assumir os contratos de locação de imóveis e também as despesas com as concessionárias. Além dos novos contratos de locação, também foram realizados novos contratos sociais, procurações de pleno poder dos antigos donos para os novos proprietários e por fim uma procuração temporária e limitada dos atuais proprietários a mim que gerencio uma dessas aquisições com a finalidade de agir junto as concessionárias.

O obstáculo começa nestes vários atendimentos eletrônicos que apenas coletam documentos para, por fim, recusarem a troca de titularidade. O atendimento presencial no Poupatempo, também não passa de uma coleta de documentos, enviada eletronicamente pelas atendentes para um ORÁCULO isolado em alguma TORRE BABILÔNICA e que nega da mesma maneira que acontece no atendimento eletrônico.

Perdoem-me pelo sarcasmo, mas não me contive. Detesto retrabalho.

Também aproveito para informar que troca de titularidade não é troca de responsável legal, pois é um processo idêntico, porém separado e que ninguém informa que não acontece simultaneamente, mas que VOCÊ terá que fazer, caso esteja em um cenário parecido com o nosso.

Interessante foi quando o atendente da ENEL, indagado por mim, pois eles não informam, colocou que a única pendencia para realizar a troca, seria o de pagar duas contas esquecidas de outro CNPJ do grupo, pedi as contas, paguei, finalizaram o processo como se a titularidade tivesse sido trocada e para a minha surpresa, tudo está como antes. 

Outro ponto interessante foi o de recebermos a certeza, no Poupatempo, de que tudo estava certo, junto a Sabesp, e que haveria a troca de titularidade logo após a visita do marcador de consumo. A visita foi registrada como não atendida em um dia em que o espaço estava aberto e o cálculo de consumo médio ficou TRÊS VEZES o valor que habitualmente pagamos e por fim nada mudou com exceção do número do fornecimento que é novo.

Aqueles que me seguem em fóruns e páginas especializadas sabem o quão ácidas são as minhas críticas a estas empresas que economizam robotizando os seus atendimentos, sejam por scripts mal redigidos e entregues a jovens telemarketings e também por estes scripts fixados nos robôs de atendimento ou nestas chamadas inteligências artificiais.

O mercado precisa de competência e não de ORÁCULOS escondidos atrás de mesas, fingindo que sabem o que fazem com suas planilhas de economia operacional, que mais sacrificam a imagem da empresa do que agregam. Sem contar que não conheço uma viva alma que elogie estas modernidades que não sejam aqueles que as vendem.

Confesso que gosto do modelo PRÉ-PAGO, e como CPF, é assim que uso telefonia móvel. Outro dia vi que é assim que consomem anergia elétrica em outro país. Quero muito que esta tecnologia possa chegar ao Brasil para o consumo de energia e também de água. O condomínio onde moro tem todos os marcadores separados, mas recebo as contas junto com o condomínio (água, gás e energia).  Gosto disso.

Aqui falo por mim (CPF) e não pela empresa (CNPJ).
Acho que opinião ainda não é crime.

Prof. Adilson Braga - Coordenador de Polos do Grupo Gavinho - UniCesumar (VITRU) - 
Contato: (21) 980030402

Razão Social: MMZ ENSINO E CURSOS LTDA
CNPJ: 61.474.184/0001-16
ENEL: ............................................ nº. da Instalação: 
0077048393
SABESP: ................... nº. de fornecimento NOVO: 86040920837345

sabesp, enel, eletropaulo, atendimento eletrônico, script, telemarketing, i.a., inteligência artificial, robô, boot, bots, bot, robo boot, são paulo, sp,

Nenhum comentário:

Postar um comentário