PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO
INTRODUÇÃO
No primeiro módulo, você aprendeu a: reconhecer notícias; analisar uma notícia em seu conjunto de fatos; reconhecer o centro de interesse de cada fato; redigir notícias de um só fato; usar letra inicial maiúscula; colocar o ponto final da notícia; escrever corretamente uma série de palavras. Agora, você deverá ser capaz de redigir notícias de mais de um fato, quando tiver passado pelo segundo módulo.
I. PRÉ-REQUISITO
A condição para poder fazer o módulo nº 2, é ter sido concluído o módulo nº 1.
II. OBJETIVOS
Ao terminar o estudo do segundo módulo, você deverá ser capaz de: Redigir notícias de dois fatos, indicando se o segundo fato é esperado ou inesperado. Redigir notícias de três fatos com encadeamentos diversos. Reconhecer em uma notícia qual é o fato essencial. Indicar em uma notícia os fatos secundários. Redigir notícias de mais de um fato, deixando um fato como essencial e os demais como secundários. Usar a vírgula e o ponto e vírgula entre os fatos. Escrever corretamente as palavras usadas.
Vamos averiguar agora, pelo pré-teste, se você já é capaz de fazer o que pretendemos ensinar no módulo nº 2.
III. PRÉ-TESTE
Responda ou, pelo menos, tente responder às perguntas, a seguir. Se não souber, não haverá problema nenhum. Você irá aprender durante todo o módulo nº 2. Não se preocupe, pois essa é apenas uma tentativa.
EXERCÍCIO
1 Redija as duas notícias numa única, apresentando a segunda como fato esperado.
A formiga agarrou a folha. A formiga levou-a até o formigueiro. A formiga agarrou a folha e levou-a até o formigueiro.
2 Redija as duas notícias numa única, apresentando a segunda como fato inesperado.
O guarda chegou mais perto. O ladrão não fugiu. O guarda chegou mais perto, mas o ladrão não fugiu. (OU: O guarda chegou mais perto; mas o ladrão não fugiu)
3 Redija as três notícias, englobando-as numa única notícia de duas maneiras diferentes, sem tornar secundário um fato.
José pegou a mochila da escola. José colocou o lanche na bolsa. José pôs-se a caminho da escola.
a José pegou a mochila da escola; colocou o lanche na bolsa; pôs-se a caminho da escola.
b José pegou a mochila da escola, colocou o lanche na bolsa e pôs-se a caminho da escola.
4 Redija as duas notícias englobando-as numa única, deixando o primeiro fato como essencial.
a O caçador entrou na floresta, encontrando duas cobras.
5 Redija as duas notícias, englobando-as numa única, deixando o segundo fato como essencial.
O caçador entrou na floresta. Encontrou duas cobras. / Para encontrar duas cobras, o caçador entrou na floresta. / a Entrando na floresta, o caçador encontrou duas cobras.
6 Englobe as três notícias numa única, deixando apenas uma como essencial.
a O mendigo bateu à porta. O cachorro latiu. A mulher veio ver o que era. / O mendigo bateu à porta, o cachorro latiu e a mulher veio ver o que era. / a Batendo o mendigo à porta, o cachorro latiu, vindo a mulher ver o que era.
b A janela estava aberta. O vento entrou repentinamente. Espalhou os papéis. / A janela estava aberta, o vento entrou repentinamente e espalhou os papéis. / b Estando a janela aberta, o vento entrou repentinamente, espalhando os papéis.
c Pensamos cuidadosamente no problema. Encontramos a solução. Rimos da aparente dificuldade. / Pensamos cuidadosamente no problema, encontramos a solução e rimos da aparente dificuldade. / c Pensando cuidadosamente no problema, encontramos a solução, rindo da aparente dificuldade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário