sexta-feira, 27 de agosto de 2021

16º 2.18 - MÓDULO 2: MANIPULANDO NOTÍCIAS

PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO


IV. PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES 

Quem sabe escutar ou quem sabe ler, de fato, percebe uma série de detalhes, que escapam àqueles que não foram treinados para analisar as mensagens recebidas... E tais detalhes podem ser muito, muito importantes. Vamos agir, trabalhar ou reagir, de acordo com a nossa capacidade de receber corretamente as mensagens.



ATIVIDADE Nº 1 

Duas notícias:   

1ª NOTÍCIA - Marina foi à costureira.   

2ª NOTÍCIA - Marina experimentou o vestido novo.

Já sabemos que cada uma dessas notícias tem um fato. Deve ser possível transformar as duas notícias numa única e esta, evidentemente, apresentará dois fatos:

EXEMPLOS: 

Marina foi à costureira e experimentou o vestido novo.

Como é que a gente transforma duas notícias em uma única?

Observe o que aconteceu: A primeira notícia não foi alterada; A segunda notícia teve omitida o nome, o seu centro de interesse;

Por último, entre os dois fatos se colocou a palavra e. Esta palavra e nos indica exatamente o que podemos esperar depois do primeiro fato.


EXERCÍCIO Nº 1 

Transforme as duas notícias numa única, indicando pela palavra e que, a seguir, vem um fato que pode ser esperado pelos outros.

1 Marina foi à costureira. Marina encomendou um novo vestido. a Marina foi à costureira e encomendou um novo vestido.

2 Jorge foi pescar. Jorge trouxe três peixinhos. b Jorge foi pescar e trouxe três peixinhos.

3 A menina rasgou o papel. A menina o jogou no lixo. c A menina rasgou o papel e o jogou no lixo.

4 Mamãe foi ao supermercado. Mamãe fez as compras do mês. d Mamãe foi ao supermercado e fez as compras do mês.

5 A Maria chegou. A Maria lavou toda a roupa. e A Maria chegou e lavou toda a roupa.








Nenhum comentário:

Postar um comentário