PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO
IV. PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES
Quem sabe escutar ou quem sabe ler, de fato, percebe uma série de detalhes, que escapam àqueles que não foram treinados para analisar as mensagens recebidas... E tais detalhes podem ser muito, muito importantes. Vamos agir, trabalhar ou reagir, de acordo com a nossa capacidade de receber corretamente as mensagens.
ATIVIDADE Nº 1
Duas notícias:
1ª NOTÍCIA - Marina foi à costureira.
2ª NOTÍCIA - Marina experimentou o vestido novo.
Já sabemos que cada uma dessas notícias tem um fato. Deve ser possível transformar as duas notícias numa única e esta, evidentemente, apresentará dois fatos:
EXEMPLOS:
Marina foi à costureira e experimentou o vestido novo.
Como é que a gente transforma duas notícias em uma única?
Observe o que aconteceu: A primeira notícia não foi alterada; A segunda notícia teve omitida o nome, o seu centro de interesse;
Por último, entre os dois fatos se colocou a palavra e. Esta palavra e nos indica exatamente o que podemos esperar depois do primeiro fato.
EXERCÍCIO Nº 1
Transforme as duas notícias numa única, indicando pela palavra e que, a seguir, vem um fato que pode ser esperado pelos outros.
1 Marina foi à costureira. Marina encomendou um novo vestido. a Marina foi à costureira e encomendou um novo vestido.
2 Jorge foi pescar. Jorge trouxe três peixinhos. b Jorge foi pescar e trouxe três peixinhos.
3 A menina rasgou o papel. A menina o jogou no lixo. c A menina rasgou o papel e o jogou no lixo.
4 Mamãe foi ao supermercado. Mamãe fez as compras do mês. d Mamãe foi ao supermercado e fez as compras do mês.
5 A Maria chegou. A Maria lavou toda a roupa. e A Maria chegou e lavou toda a roupa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário