PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO
MÓDULO 3: INTERPRETAÇÃO DE FATOS: CAUSA E EFEITO
INTRODUÇÃO
No segundo módulo, você aprendeu a redigir notícias de até três fatos. Quando você tiver finalizado o terceiro módulo, deverá ser capaz de reconhecer um tipo de relação que pode haver entre os fatos (causa e efeito) e ainda redigir notícias, evidenciando um fato como causa e o outro como efeito.
I. PRÉ-REQUISITO
A condição para poder fazer o módulo 3 é ter concluído o módulo 2.
II. OBJETIVOS
Ao final do terceiro módulo, você deverá ser capaz de:
Redigir, em boa sequência de ideias, uma notícia de dois ou três fatos.
Interpretar um fato como anterior ou posterior ao fato principal.
Interpretar um fato como causa do outro.
Interpretar um fato como efeito do outro.
Redigir indicando, por expressão adequada, um fato como causa.
Redigir indicando, por expressão adequada, um fato como efeito.
Redigir variando a expressão ora para indicar a causa, ora para indicar o efeito.
Redigir utilizando-se da correta pontuação: ponto e vírgula e vírgula.
Observação: É possível que você não tenha entendido o que chamamos de causa e efeito. Não faz mal, contanto que venha a distinguir a causa do efeito e saiba expressar a mesma ideia de maneiras diferentes.
III. PRÉ-TESTE
Vamos, agora, verificar se, por acaso, você já é capaz de fazer o que o módulo de nº 3 pretende ensinar.
EXERCÍCIO Nº 1
1 Indique a causa nas notícias seguintes:
a Soprando violenta ventania, caíram muitas árvores. a (Soprava violenta ventania.) (Porque soprava violenta ventania.)
b O professor mandou refazer a conta; pois a soma estava errada. b (A soma estava errada.) (Porque a soma estava errada.)
2 Transforme a notícia seguinte, manifestando a causa pelas expressões porque, já que, uma vez que, visto que, por e pois:
O riacho secou, fazia prolongada seca.
a O riacho secou, porque fazia (fez,fizera) prolongada seca.
b O riacho secou, já que fazia (fez,fizera) prolongada seca.
c O riacho secou, uma vez que fez prolongada seca.
d O riacho secou, visto que fez prolongada seca.
e O riacho secou, por fazer (ter feito) prolongada seca. Ou: Por fazer (ter feito) prolongada seca, o riacho secou.
f O riacho secou, pois fez (fazia, fizera) prolongada seca.
3 Transforme a notícia seguinte, manifestando a causa pelas expressões visto que, pois que, porquanto e como:
Os alunos chegaram cedo à escola, começando a brincar no pátio.
a Os alunos começaram a brincar no pátio, visto que chegaram (tinham chegado) cedo à escola.
b Os alunos começaram a brincar no pátio, pois que chegaram (tinham chegado) cedo à escola.
c Os alunos começaram a brincar no pátio, porquanto chegaram (tinham chegado, haviam chegado) cedo à escola.
d Como os alunos chegaram (chegassem, tinham chegado) cedo à escola, começaram a brincar no pátio.
4 Transforme a notícia seguinte, ressaltando o efeito pelas expressões seguintes por isso, por conseguinte, portanto, logo:
Construindo sua casa própria, meu pai economizou dinheiro.
a Meu pai construiu sua casa própria; por isso, economizou dinheiro.
b Meu pai construiu sua casa própria; por conseguinte, economizou dinheiro.
c Meu pai construiu sua casa própria; portanto, economizou dinheiro.
d Meu pai construiu sua casa própria; logo, economizou dinheiro.
5 Transforme a notícia seguinte, ressaltando o efeito pelas expressões consequentemente, então, assim e pois:
Estudarei muito, alcançando nota alta.
a Estudarei muito; consequentemente, alcançarei nota alta.
b Estudarei muito; então, alcançarei nota alta.
c Estudarei muito; assim, alcançarei nota alta.
d Estudarei muito; alcançarei, pois, nota alta.
IV. PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES
No módulo nº 2 aprendemos a transformar, de diversas maneiras, três notícias numa única só, contendo os três fatos.
Vamos repetir um exemplo:
1ª NOTÍCIA Choveu muito durante quinze dias.
2ª NOTÍCIA As águas do rio subiram dez metros.
3ª NOTÍCIA A planície ficou alagada.
Uma das transformações possíveis é esta:
Tendo chovido muito durante quinze dias, as águas do rio subiram dez metros, ficando a planície alagada.
ATIVIDADE Nº 1
Por que as três notícias vêm nessa ordem: chuva, cheia do rio e alagamento da planície?
Ora, porque primeiro começa a chover, depois o rio começa a subir e por último ocorre o alagamento da planície. Os três fatos se sucedem nessa ordem. Como é que primeiramente iria ficar a planície alagada e depois iriam encher as águas do rio, para, por fim, chover?
Quando falamos ou escrevemos, estamos apresentando os fatos (ou notícias) assim como acontecem: um depois do outro; na ordem (sequência) certa dos acontecimentos. Esta ordem se chama ordem cronológica.
A ordem cronológica traz extraordinária clareza na comunicação entre as pessoas, pois permite facilidade de compreensão e de seguimento das ideias. É uma das maneiras, a primeira e a mais fácil, de se alcançar uma boa sequência de ideias, que é, inclusive, uma das condições para uma boa redação.
Quando englobamos as três notícias numa única, mantemos a mesma ordem cronológica.
EXERCÍCIO Nº 1
Vamos olhar de novo: Tendo chovido muito durante quinze dias, as águas do rio subiram dez metros, ficando a planície alagada.
A ordem cronológica permite, facilmente, estabelecer a sequência das ideias.
EXEMPLOS: O que aconteceu antes de subirem as águas do rio?
Resposta: Choveu muito durante quinze dias.
O que aconteceu depois de o rio subir dez metros?
Resposta: A planície ficou alagada.
De modo semelhante, responda às perguntas seguintes:
1 Tirando a chave do bolso, Marcelo abriu a porta da casa, passando para o seu quarto.
a O que aconteceu antes de Marcelo abrir a porta da casa? / a Ele tirou a chave do bolso.
b O que aconteceu depois de Marcelo abrir a porta da casa? / b Passou para o seu quarto.
2 Entrando em casa, o marido beijou ternamente a esposa, contando as novidades do dia.
a O que aconteceu antes de o marido beijar ternamente a esposa? / a Entrou em casa.
b O que aconteceu depois de o marido beijar ternamente a esposa? / b Contou as novidades do dia.
3 Passando pela farmácia, Lúcio comprou o remédio, entregando-o à mãe.
a O que aconteceu antes de Lúcio comprar o remédio? / a Passou pela farmácia.
b O que aconteceu depois de Lúcio comprar o remédio? / b Entregou-o (o remédio) à mãe.
4 Pondo o melhor vestido, a mulher penteou-se cuidadosamente, saindo de casa com o marido.
a O que aconteceu antes de a mulher se pentear cuidadosamente? / a Pôs o melhor vestido.
b O que aconteceu depois de a mulher pentear-se cuidadosamente? / b Saiu de casa com o marido.
5 Deitando-se na cama, o rapaz pensou nos seus problemas, não conseguindo dormir.
a O que aconteceu antes de o rapaz pensar nos seus problemas? / a Deitou-se na cama.
b O que aconteceu depois de o rapaz pensar nos seus problemas? / b Não conseguiu dormir.
EXERCÍCIO Nº 2
Vamos agora fazer o mesmo tipo de exercício, formulando apenas as perguntas com expressões mais difíceis.
EXEMPLOS:
Tendo chovido durante quinze dias, o rio subiu assustadoramente, inundando a planície.
Atenção: Lembre-se que o fato principal é o que não está reduzido: é o fato pleno.
Qual é o fato anterior ao fato principal?
Resposta:
Choveu muito durante quinze dias.
Qual é o fato posterior ao fato principal?
Resposta:
O rio inundou a planície.
Qual é o fato anterior ao fato principal? (O que aconteceu antes?)
Qual é o fato posterior ao principal? (O que aconteceu depois?)
Responda, abaixo, as questões de acordo com o Exemplo dado acima:
1 Indo morar em sua própria casa, Luís sentiu-se muito feliz, economizando o dinheiro do aluguel.
a Luís (Ele) foi morar em sua própria casa. b Economizou dinheiro do aluguel.
2 Voltando das férias, o funcionário apresentou-se ao chefe, reiniciando o seu trabalho.
a Voltou das férias. b Reiniciou o seu trabalho.
3 Regressando à sua terra natal, o jovem médico atendeu os doentes, conquistando a simpatia de todos.
a Regressou à sua terra natal. b Conquistou a simpatia de todos.
4 Indo pescar no sábado à tarde, Joãozinho apanhou alguns peixes, limpando-os à beira do rio.
a Foi pescar no sábado à tarde. b Limpou-os (os peixes) à beira do rio.
5 Fazendo uma pequena horta atrás da casa, a mulher sempre colhia verdura, economizando o dinheiro da feira.
a Fez uma pequena horta atrás da casa. b Economizou dinheiro da feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário