PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO
ATIVIDADE Nº 2
Raciocinando a respeito dos fatos de uma notícia, podemos chegar a conclusões: estamos interpretando o texto; os fatos nos levam à conclusões lógicas, se soubermos pensar; as conclusões podem ser as mais variadas. Vejamos uma primeira possibilidade:
EXEMPLO:
"Tendo chovido durante quinze dias, o rio subiu."
O que aprendemos até aqui?
1ª ETAPA
O fato principal é o rio subiu.
1ª ETAPA
Tendo chovido durante quinze dias é um fato anterior ao fato principal: primeiro, choveu; depois, o rio começou a subir.
Ora, os dois fatos, a chuva e a cheia do rio estão em relação. Cada vez que chove (bastante), o rio sobe. Invariavelmente, necessariamente, fatalmente, inevitavelmente, com muita chuva ocorre o segundo fato: as águas do rio vão se avolumando, engrossando.
A chuva é a causa da cheia do rio: a chuva ocasiona, provoca a cheia. Por que o rio sobe? A resposta é clara: porque chove primeiro. A cheia do rio é a consequência, o efeito da chuva.
Tendo chovido durante quinze dias, o rio subiu.
=Causa =Efeito
É o nosso raciocínio que nos revela a causa e o efeito; a notícia apresenta unicamente um fato anterior e um fato principal. Entretanto, a nossa língua pode apresentar diretamente a causa, transformando a notícia com o uso do porque.
O rio subiu, porque choveu durante quinze dias.
EXEMPLO:
Como é que se faz? Coloque o fato principal no início. Coloque a vírgula para separar os dois fatos. Coloque o fato anterior (a causa) em segundo lugar, começando com porque deixando novamente o fato pleno (não, reduzido).
Você se lembra do que fazíamos antes, nos módulos anteriores (Módulo nº 2, Atividade nº 5)?
1ª NOTÍCIA Choveu durante quinze dias.
2ª NOTÍCIA O rio subiu.
Nós transformávamos as duas notícias numa única notícia de dois fatos.
Assim: Chovendo (ou tendo chovido) durante quinze dias, o rio subiu.
Agora, o resultado ficará: O rio subiu, porque choveu durante quinze dias.
A causa, sendo o fato anterior, pode estar escrita ou ser dita em segundo lugar, já que o porque nos revela que é a causa e, por ser causa, é necessariamente um fato anterior (mesmo escrito depois do fato principal).
Se quiser, você pode deixar a causa no início; mas não nos parece tão comum em nossa língua. Ficaria assim:
Porque choveu durante quinze dias, o rio subiu.
EXERCÍCIO Nº 3:
Transforme a notícia, colocando, claramente, o fato anterior como causa do fato principal (e seguindo esse raciocínio, também dizemos que o fato principal é o efeito).
EXEMPLOS Estudando muito, o aluno passou no exame.
Resposta: O aluno passou no exame, porque estudou muito.
A seguir, realize as questões como no Exemplo dado acima.
1 Chovendo muito, a terra ficou encharcada.
1 A terra ficou encharcada, porque choveu muito.
2 Buscando mel, a abelha voa de flor em flor.
2 A abelha voa de flor em flor, porque busca mel.
3 Estourando a represa, o rio subiu muito.
3 O rio subiu muito, porque estourou a represa.
4 Transbordando o rio, a planície ficou alagada.
4 A planície ficou alagada, porque o rio transbordou.
5 Estando queimada, a lâmpada não acende.
5 A lâmpada não acende, porque está queimada.
EXERCÍCIO Nº 4
Não é apenas usando o porque que podemos indicar a causa. Existem, também, outras expressões como:
já que, uma vez que, visto que, visto como, pois que, porquanto.
Utilizando essas expressões, reescreva as frases abaixo, indicando a causa:
1 Tendo sido derrotado, o exército inimigo se retirou.
1 O exército inimigo se retirou, … foi derrotado.
2 Fazendo muito frio, é preciso agasalhar-se.
2 É preciso agasalhar-se, ... faz muito frio.
3 Chegando cedo ao cinema, encontraram facilmente um lugar.
3 Encontraram facilmente um lugar, … chegaram cedo ao cinema.
4 Percebendo o ladrão, os cães latiram furiosamente.
4 Os cães latiram furiosamente, ... perceberam o ladrão.
5 Tendo completado seis anos, o menino foi para a escola.
5 O menino foi para a escola, … completou seis anos.
6 Estando o material muito barato, o negociante comprou todo o estoque.
6 O negociante comprou todo o estoque, … estava o material muito barato.
EXERCÍCIO Nº 5
EXEMPLOS Estudando muito, Teresa foi aprovada no exame.
Outra transformação possível é a seguinte:
Teresa foi aprovada no exame, por ter estudado muito.
Ou:
Teresa foi aprovada no exame, por estudar muito.
Explicação: Coloque o fato principal no início. Inicie a causa com o vocábulo por. Escreva, por último, o fato anterior (a causa) não como fato pleno, mas como fato reduzido. É possível também deixar a causa no início.
Exemplo:
Por estudar muito, Teresa foi aprovada no exame.
Transforme a notícia, indicando a causa por meio do vocábulo por, sem esquecer a vírgula.
1 Estando muito frio, o menino agasalhou-se.
1 Por estar com muito frio, o menino agasalhou-se. Ou: O menino agasalhou-se, por estar muito frio.
2 Sentindo fome intensa, o mendigo bateu à nossa porta.
2 Por sentir fome intensa, o mendigo bateu à nossa porta. Ou: O mendigo bateu à nossa porta, por sentir fome intensa.
3 Estando com muita pressa, não esperou mais pelo amigo.
3 Por estar com muita pressa, não esperou mais pelo amigo. Ou: Não esperou mais pelo amigo, por estar com muita pressa.
4 Estando queimada, a lâmpada não acende.
4 Por estar queimada, a lâmpada não acende. Ou: A lâmpada não acende, por estar queimada.
5 Tendo furtado alguns objetos da firma, o empregado foi despedido.
5 Por ter furtado alguns objetos da firma, o empregado foi despedido. Ou: O empregado foi despedido, por ter furtado alguns objetos da firma.
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