quinta-feira, 2 de setembro de 2021

109º 1.18 - MÓDULO 8: A RELAÇÃO DE TEMPO

 PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO



I. PRÉ-REQUISITO 

Ter concluído o módulo nº 7.


II. OBJETIVOS 

No final do módulo de nº 08, você deverá ser capaz de:

Interpretar a relação de tempo entre dois fatos:

Reconhecendo o fato principal e o fato secundário;

Reconhecendo qual é o fato que inicia antes;

Reconhecendo qual é o fato que termina depois;

Reconhecendo qual é o fato que ocorre durante o desenrolar do outro;

Reconhecer dois fatos como simultâneos;

Reconhecer dois fatos como anteriores ou posteriores entre si.

Redigir diálogos com a apresentação dos fatos relacionados no tempo.

Reconhecer um fato como a indicação de tempo e outro como o fato da verificação.

Redigir indicando os fatos em relação temporal de simultaneidade, anterioridade ou posterioridade, quer no passado, no presente ou no futuro.

Redigir indicando as diversas variações da relação temporal.

Usar adequadamente a vírgula entre os fatos da consideração temporal e o da verificação.

Usar adequadamente o travessão para indicar o diálogo.

Redigir utilizando-se de expressões diversas para indicar a mesma relação temporal.


III. PRÉ-TESTE 

Por este teste pretendemos averiguar se você já tem as capacidades que pretendemos que venha a alcançar pelo módulo de nº 8. Tente responder a todas as perguntas. Se não conseguir, não se aflija; pois está aqui o módulo de nº 8 para você aprender.


1 Indique a repetição dos fatos na relação de tempo e verificação.


a Quando desponta o Sol no horizonte, João se levanta. 

a Sempre que desponta o sol no horizonte, João se levanta.


b Nós íamos pescar, quando ameaçava uma trovoada. 

b Nós íamos pescar, sempre que ameaçava uma trovoada.


c O professor elogiará o aluno, quando der a resposta correta. 

c O professor elogiará o aluno, sempre que der a resposta correta.


Observação: 

Marque certo se, em vez de sempre que, usou uma das expressões seguintes: cada vez que, todas as vezes que, sempre quando, cada vez quando, todas as vezes quando, toda vez quando.


2 Indique a simultaneidade dos dois fatos por uma das expressões seguintes: à medida que, à proporção que, enquanto.


a Quando o Sol brilhar, haverá esperança. 

a Enquanto o Sol brilhar, haverá esperança.


b As casas iam ficando menores, quando o avião subia. 

b As casas iam ficando menores, enquanto o avião subia.


c Quando o negociante vende os produtos, crescem os seus lucros. 

c Enquanto o negociante vende os produtos, crescem os seus lucros.


Observação: 

Marque certo se usou à medida que, à proporção que, em lugar de enquanto.



3 Indique o fato principal como imediatamente anterior ao fato secundário. Tome o primeiro fato como principal.


a Ele esperou. A chuva parou. 

a Ele esperou, até que a chuva parou (parasse). 

Ou: Até que a chuva parou (parasse), ele esperou.


b Ele trabalhará. A fábrica apitará. 

b Ele trabalhará, até que a fábrica apite. 

Ou: Ele trabalhará, até a fábrica apitar. 

Até que a fábrica apite, ele trabalhará. 

Até a fábrica apitar, ele trabalhará.



4 Indique o fato principal (o primeiro) como simplesmente anterior ao segundo fato.


a Ele sairá de casa. A chuva parará. 

a Ele sairá de casa, antes que a chuva pare. 

Ou: Antes que a chuva pare, ele sairá de casa.


b O assassino fugiu. A polícia o procurou. 

b O assassino fugiu, antes que a polícia o procurasse. 

Ou: Antes que a polícia o procurasse, o assassino fugiu.



5 Indique o fato principal como imediatamente posterior ao fato da expressão temporal.


a Quando acende a luz vermelha, os carros param. 

a Mal acende a luz vermelha, os carros param.


b Os atletas largaram, quando o juiz deu o sinal de partida. 

b Os atletas largaram, mal o juiz deu o sinal de partida.


Observação: 

Marque certo, se você: 

a) Escreveu em outra ordem os dois fatos; 

b) Utilizou uma das expressões seguintes: logo que, logo quando, assim que, ou apenas, em vez de mal.


6 Numere a segunda coluna pela primeira. 

O fato principal é: 1 Anterior; 2 Simultâneo; 3 Posterior.


1. Acendi a luz, depois de entrar em casa. 1 (3)

2. Antes de eu apagar a luz, o ladrão penetrou na casa. 2 (1)

3. O balão vai se afastando de nós, à medida que se levanta nos ares. 3 (2)

4. Quando apaga a luz elétrica, acende-se uma vela. 4 (3)



7 Responda às perguntas a respeito do seguinte período: 

Quando o Sol apareceu no horizonte, Carlos já estava estudando.


a Qual é o fato que começou antes? a O estudo do Carlos. 

Ou: O fato de Carlos estudar. Ou: Carlos estudava (estava estudando).


b Qual é o fato que acabou depois do outro? 

b O estudo do Carlos. Etc.



8 Transforme o período em diálogo correspondente:

Os patos selvagens fugiram, quando os turistas fizeram barulho.


a Quando os patos selvagens fugiram? 

a - Quando fugiram os patos selvagens?


b Quando os turistas fizeram barulho. 

b Os patos selvagens fugiram, quando os turistas fizeram barulho. 

Ou: - Quando os turistas fizeram barulho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário