PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO
IV. PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES
Até aqui aprendemos que um período pode encerrar diversos fatos; aprendemos que o período é uma atuação sobre o ouvinte ou o leitor; aprendemos a relação de causa e efeito entre dois fatos.
Neste módulo, o de nº 8, vamos estudar a relação de tempo entre dois fatos.
ATIVIDADE Nº 1
A relação entre dois fatos pode ser a de tempo: um fato indica o tempo, a época, o momento em que o outro fato se deu, a verificação.
A principal palavra para indicar o tempo há de ser a palavra quando: o fato que inicia com a palavra quando é que indica o tempo em que o outro fato ocorreu e este último fato é o fato principal.
São cinco as possibilidades de tempo indicadas pelo fato temporal quando:
1ª possibilidade:
EXEMPLOS
Quando papai chegou, eu já estava dormindo. (O 2º inicia no meio do 1º e permanecem)
O primeiro fato da expressão (“quando papai chegou”) é um fato momentâneo, rápido. O segundo fato do período declarativo é um fato prolongado: começou a dormir antes da chegada do pai, durante a chegada do pai continua dormindo e ainda está dormindo depois que o pai chega. Podemos representar os dois fatos por um gráfico.
Pelo ponto A indicamos o momento em que começou a dormir (e que não é apresentado no período declarativo); dormiu até que acordou (evidentemente) e indicamos o sono pela flecha, que vai até o ponto B, momento em que despertou do sono. A chegada do pai ocorreu durante algum momento do sono e está indicada pela flecha vertical.
Quando papai chegou, eu já estava dormindo.
Consideração: tempo, verificação.
Um fato considera algo, não a causa nem o efeito, mas o tempo; outro fato traz a verificação correspondente a tal consideração.
Os dois fatos podiam surgir em ordem inversa, que não muda nada na interpretação:
Eu já estava dormindo, quando papai chegou.
Chamamos de verificação o fato em relação ao qual consideramos o tempo.
2ª possibilidade: (passado/passado)
EXEMPLOS
Quando o disco acabou de tocar, eu me levantei da poltrona.
Consideração: tempo verificação
Primeiro ocorre um fato (“o disco toca até o fim”); depois começa o outro fato (“eu me levanto da poltrona”).
Podemos representar os dois fatos pelo gráfico seguinte:
Quando o disco acabou de tocar, eu me levantei da poltrona.
Representamos o tempo de o disco tocar pela linha com flecha do ponto A até o ponto B; no ponto B, começa o segundo fato (“levantar-se da poltrona”), um fato mais ou menos rápido, mesmo que esteja com bastante preguiça. Mas, nitidamente, primeiro termina um fato e então começa o outro fato.
O gráfico não muda, se apresentarmos os dois fatos em ordem inversa no período.
Eu me levantei da poltrona, quando o disco acabou de tocar.
Por quê? Porque o fato iniciado pela palavra quando sempre apresenta a consideração de tempo, quando ocorre o fato principal, indiferentemente da ordem em que venha escrito ou falado.
3ª possibilidade: (passado/passado)
EXEMPLOS
Quando saí da sala, apaguei a luz. (não simultâneo - termina um para começar o outro)
A consideração de tempo está no fato. “Quando saí da sala”. O que se verificou então? A verificação, o fato principal é “apaguei a luz”.
Ora, é o contrário da primeira possibilidade.
“O sair da sala” começou antes de apagar a luz e acabou depois de apagar a luz, e esse fato indicamos com a flecha de A para B. O fato de “apagar a luz” foi rápido, momentâneo e terminou antes de sair porta afora.
4ª possibilidade: (locução/gerúndio)
EXEMPLOS
Quando o professor ia chegando, os alunos foram fazendo silêncio. (simultaneidade parcial)
A consideração de tempo está no fato “quando o professor ia chegando”. O que se verificou nesse tempo? O outro fato: “os alunos foram fazendo silêncio”.
A vinda do professor é um fato que começa antes; mas antes que acabe esse fato, antes que o professor esteja aí, já começa o outro fato – “os alunos fazem silêncio” e continuam a fazê-lo, ainda depois da chegada do professor. Os dois fatos se sobrepõem em parte. Vejamos o gráfico seguinte:
A caminhada do professor vai do ponto A para C; mas os alunos vão silenciando antes da chegada dele, o silêncio vai aumentando desde o ponto B até o ponto D. Os dois fatos são mais ou menos prolongados e em parte são simultâneos.
Qual é a consideração?
O tempo: a chegada do professor (“Quando o professor ia chegando”).
Qual é a verificação correspondente?
O fato principal, a verificação: “Os alunos foram fazendo silêncio”.
Seria o mesmo:
Os alunos foram silenciando, quando o professor ia chegando.
5ª possibilidade: (presente/presente)
EXEMPLOS
Quando estudo, não penso em outra coisa. (simultaneidade plena)
A consideração do tempo: “Quando estudo”.
A verificação: “não penso em outra coisa”.
Os dois fatos coincidem em toda linha, ocorrem simultaneamente. E podemos representar pelo gráfico seguinte:
Quando começa um fato, começa o outro, quando acaba um fato, acaba também o outro: são simultâneos. Podem surgir em ordem inversa no período declarativo, que não muda absolutamente nada:
Não penso em outra coisa, quando estudo.
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