quinta-feira, 2 de setembro de 2021

111º 3.18 e 4.18 - MÓDULO 8: A RELAÇÃO DE TEMPO

 PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO


EXERCÍCIO Nº 1 

Escreva embaixo se o fato apresenta a consideração de tempo ou a verificação.


1 Quando mamãe acordou, já a chuva caía grossa. 

Tempo.   Verificação.


2 Minha irmã já tinha ido dormir, quando os primos chegaram. 

Verificação.   Tempo.


3 Quando Márcio ouviu o estouro, pulou da cama. 

Tempo.    Verificação.


4 Todos bateram palmas, quando os foguetes estouraram no céu. 

Verificação.    Tempo.


5 João acendeu a luz, quando entrou na sala. 

Verificação.   Tempo.


6 Quando o pai começou a falar, o menino desligou o televisor. 

Tempo.   Verificação.


7 O motor começou a zumbir, quando o engenheiro ligou a chave. 

Verificação.   Tempo.


8 O menino saiu da sala, quando o pai estava lendo o jornal. 

Verificação.   Tempo.


9 Quando papai viaja, fica observando a paisagem. 

Tempo.   Verificação.


10 O professor fica observando os alunos, quando fazem exercícios. 

Verificação.   Tempo.



ATIVIDADE Nº 2 

Interpretação do tempo


1º EXEMPLO 

(observe os gráficos da ATIVIDADE Nº 1). Quando papai chegou, eu já estava dormindo.

Pergunta: Qual é o fato que começou antes: a chegada do pai ou o meu sono?

Resposta: O meu sono.

Pergunta: Qual é o fato que acabou por último: a chegada do pai ou o meu sono?

Resposta: O meu sono.

Pergunta: O que aconteceu durante o meu sono?

Resposta: A chegada do pai.


2º EXEMPLO 

Quando o disco acabou de tocar, eu me levantei da poltrona.

Pergunta: Qual é o fato que aconteceu primeiro?

Resposta: O disco acabou de tocar.

Pergunta: Qual é o fato que aconteceu por último (em seguida)?

Resposta: Eu me levantei da poltrona.


3º EXEMPLO 

Quando o professor ia chegando, os alunos foram fazendo silêncio.

Pergunta: Qual é o fato que aconteceu primeiro: a chegada do professor ou o silêncio dos alunos?

Resposta: A chegada do professor.

Pergunta: Que fato terminou por último: a chegada do professor ou o silêncio dos alunos?

Resposta: O silêncio dos alunos.


4º EXEMPLO 

Quando estudo, não penso em outra coisa.

Pergunta: Qual é o fato que ocorre primeiro: o meu estudo ou o meu pensamento em outra coisa?

Resposta: Os dois fatos são simultâneos.



EXERCÍCIO Nº 2 

Responda às perguntas:

1 A chuva já caía grossa, quando mamãe acordou.


a Qual é o fato que começou antes? 

a A chuva. (A chuva caía grossa.) (O fato da verificação.)


b Qual é o fato que terminou por último? 

b A chuva. (Etc.)


c O que ocorreu durante a chuva? 

c Mamãe acordou.



2 Quando Márcio ouviu o estouro, pulou da cama.


a Que fato ocorreu primeiro? 

a O estouro. (Márcio ouviu o estouro). (O fato do tempo.)


b Que fato ocorreu depois? 

b Márcio pulou da cama.



3 João acendeu a luz, quando entrou na sala.


a Que fato ocorreu primeiro? 

a João entrou na sala. (A entrada de João na sala.) (O fato do tempo.)


b Que fato ocorreu em seguida? 

b João acendeu a luz.



4 O motor começou a zumbir, quando Manuel ligou a chave.


a Que fato começou primeiro? 

a Manuel ligou a chave. (A ligação da chave.)


b Qual é o fato que ocorreu em segundo lugar? 

b O motor começou a zumbir. (O zumbido do motor.)



5 Quando o pai estava lendo o jornal, o menino saiu da sala.


a Que fato começou primeiro? 

a O pai leu o jornal. (A leitura do jornal.) (O fato do tempo.)


b Que fato acabou por último? 

b O pai leu o jornal. Etc.


c O que ocorreu durante a leitura do jornal? 

c O menino saiu da sala.



6 Quando papai viaja, fica observando a paisagem.

Em que relação de tempo estão os dois fatos, o que indica o tempo (quando papai viaja) e a verificação (fica observando a paisagem)? 

a Relação de simultaneidade. (São fatos simultâneos).




Nenhum comentário:

Postar um comentário