quinta-feira, 2 de setembro de 2021

115º 8.18 - MÓDULO 8: A RELAÇÃO DE TEMPO

 PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO


ATIVIDADE Nº 6 

Vamos voltar a um antigo exemplo (da ATIVIDADE Nº 1).

Quando o disco acabou de tocar, eu me levantei da poltrona.




O fato que indica o tempo (quando o disco acabou de tocar) vai de A até B; neste momento, começa o segundo fato (a verificação: eu me levantei da poltrona). O fato da verificação começa imediatamente, quando terminar o fato que indica a consideração de tempo.

Existem outras expressões para indicar essa mesma ideia: Logo que (= logo quando); assim que ou apenas e mal.

Quando o disco acabou de tocar, eu me levantei da poltrona.

Respostas:

Logo que o disco acabou de tocar, eu me levantei da poltrona.

Assim que o disco acabou de tocar, eu me levantei da poltrona.

Apenas o disco acabou de tocar, eu me levantei da poltrona.

Mal o disco acabou de tocar, eu me levantei da poltrona.


Não importa a ordem em que apresentamos os dois fatos, o período vai sempre corresponder ao gráfico seguinte:

Primeiro, o diretor entra na sala, depois os alunos se levantam. O primeiro fato vai de A a B e o segundo fato de B a C. Deve estar bem claro que os alunos se levantam imediatamente.


EXERCÍCIO Nº 9 

Substitua a palavra quando por uma das expressões que indicam que o fato da verificação segue em sequência imediata, isto é, começa já em seguida!


1 Quando o diretor entrou na sala, todos se voltaram para ele. 

1 Logo que o diretor entrou na sala, todos se voltaram para ele.


2 Todos aplaudiram delirantemente, quando o pianista acabou de tocar. 

2 Todos aplaudiram delirantemente, logo que o pianista acabou de tocar.


3 Quando nasce o sol, os lavradores se levantam para o trabalho. 

3 Logo que nasce o sol, os lavradores se levantam para o trabalho.


4 Os passarinhos começam a cantar, quando começa a escurecer. 

4 Os passarinhos começam a cantar, logo que começa a escurecer.


5 Quando desponta o dia, os animais noturnos se escondem. 

5 Logo que desponta o dia, os animais noturnos se escondem.


6 Quando disser esta palavra, os colegas vão ficar enfurecidos. 

6 Logo que disser esta palavra, os colegas vão ficar enfurecidos.


7 Todos se manifestarão em sentido contrário, quando o coordenador fizer tal proposta. 

7 Todos se manifestarão em sentido contrário, logo que o coordenador fizer tal proposta.


8 Quando ele voltar à sua cidade natal, vai correndo ver a mãe. 

8 Logo que ele voltar à sua cidade natal, vai correndo ver a mãe.


9 Manuel ia abraçar os velhos amigos, quando chegava à sua cidade natal. 

9 Manuel ia abraçar os velhos amigos, logo que chegava à sua cidade natal.



Observação: 

Pode marcar certo, se você escreveu: Os dois fatos em outra ordem;

Em vez de logo que: assim que ou mal e apenas, com certa reserva.


Observação: 

O uso de apenas é mais raro.

Não se empregam as palavras mal e apenas quando se trata de fatos que estão por acontecer no futuro (os itens nº 6 e 7).

Mal o diretor entrou na sala, os alunos se levantaram.

Os alunos se levantaram, mal o diretor entrou na sala.



Não importa a ordem em que apresentamos os dois fatos, o período vai sempre corresponder ao gráfico seguinte:



Primeiro, o diretor entra na sala, depois os alunos se levantam. O primeiro fato vai de A a B e o segundo fato de B a C. Deve estar bem claro que os alunos se levantam imediatamente.



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