quinta-feira, 2 de setembro de 2021

116º 9.18 e 10.18 - MÓDULO 8: A RELAÇÃO DE TEMPO

 PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO


ATIVIDADE Nº 7 

Na atividade anterior, aprendemos a indicar que o fato principal, a verificação, ocorre imediatamente após o fato da consideração de tempo. A verificação é um fato posterior, mas imediatamente posterior. Entre os dois fatos pode ainda mediar algum espaço de tempo. Quando queremos simplesmente indicar que o fato da verificação é simplesmente posterior, deixando em aberto se medeia ou não algum tempo entre eles, usamos a expressão depois que.

Depois que o disco acabou de tocar, levantei-me da poltrona.

Levantei-me da poltrona, depois que o disco acabou de tocar.

A ordem de apresentação dos fatos na linguagem é diferente e sempre há de corresponder ao gráfico seguinte:



O mesmo tempo do primeiro fato vai de A a B; o segundo fato vai de C a D. Mas os dois pontos B e C podem coincidir, sem lapso de tempo entre eles.



EXERCÍCIO Nº 10 

Indique que o fato da verificação é posterior ao fato da consideração de tempo, por meio de depois que!


1 Os alunos se acalmaram, quando o diretor chegou. 

1 Os alunos se acalmaram, depois que o diretor chegou.


2 Os alunos se acalmarão, quando o diretor chegar. 

2 Os alunos se acalmarão, depois que o diretor chegar.


3 Quando ouviram a explicação do diretor, os alunos compreenderam a razão da proibição. 

3 Depois que ouviram a explicação do diretor, os alunos compreenderam a razão da proibição.


4 Quando a gente parte, não deve mais olhar para trás. 

4 Depois que a gente parte, não deve mais olhar para trás.


5 Quando começarem as férias, vou fazer uma reforma da casa. 

5 Depois que começarem as férias, vou fazer uma reforma da casa.


6 Quando o guarda apitar, você parará imediatamente. 

6 Depois que o guarda apitar, você parará imediatamente.


7 Quando chegaram ao rio, notaram que tinham esquecido os anzóis. 

7 Depois que chegaram ao rio, notaram que tinham esquecido os anzóis.


8 Os lavradores ficaram apreensivos, quando viram as nuvens negras. 

8 Os lavradores ficaram apreensivos, depois que viram as nuvens negras.


Nota: A ordem dos fatos é indiferente.



ATIVIDADE Nº 8 

O fato da verificação, o fato principal, pode ser anterior ao fato da consideração do tempo. São duas possibilidades:

1ª possibilidade:

Coincide o final do fato da verificação com o início do fato da consideração do tempo. É pelo uso de até que: (= até quando).




O menino para de estudar no exato momento em que o pai o chamar. “O menino vai estudar” vai de A a B; e neste ponto B o pai o chama.

O gráfico é o mesmo, quando a linguagem inverter os dois fatos em sua expressão:

Até que o pai o chame, o menino vai estudar.

Não importa a época em que ocorrem os fatos:

O menino estuda, até que o pai o chama.

O menino estudou, até que o pai o chamou.



2ª possibilidade:

Entre um fato e outro medeia algum espaço de tempo. O fato da verificação é anterior à consideração de tempo.




Entre o “acabar as lições” e o “chamado do pai” passa algum tempo. Mas o fato da verificação é anterior ao da consideração de tempo. A expressão pode apresentar os dois fatos em ordem inversa; entretanto, o gráfico permaneceria o mesmo:

Antes que o pai o chame, o menino acabará as lições.

Também aqui não importa a época em que os fatos venham a ocorrer:

O menino acabou as lições, antes que o pai o chamasse.

O menino acaba as lições, antes que o pai o chame.



EXERCÍCIO Nº 11 

Por meio de até que apresente o fato da verificação como imediatamente anterior ao fato da consideração temporal!


1 O aluno estudou os pontos. O professor o chamou (depois). 

1 O aluno estudou os pontos, até que o professor o chamou.


2 O aluno estudava os pontos. A professora o chamava. 

2 O aluno estudava os pontos, até que a professora o chamava.


3 O aluno estuda as lições. Ele as compreende. 

3 O aluno estuda as lições, até que as compreende (compreenda).


4 Os alunos estudarão a matéria. Ficarão cansados. 

4 Os alunos estudarão a matéria, até que fiquem cansados.


5 Vou terminar todas as minhas tarefas. Começarão as férias. 

5 Vou terminar todas as minhas tarefas, até que comecem as férias.


6 Pergunto a meus filhos tantas vezes. Eles me dizem a verdade. 

6 Pergunto a meus filhos tantas vezes, até que eles me dizem (digam) a verdade.


7 O general resistiu aos ataques. Chegaram reforços ao inimigo. 

7 O general resistiu aos ataques, até que chegaram reforços ao inimigo.


8 As nossas tropas lutarão. Acabarão as munições. 

8 As nossas tropas lutarão, até que acabem as munições.


9 Insistirei sempre de novo. Ele me fará o favor. 

9 Insistirei sempre de novo, até que ele me faça (faz) o favor.


10 Bata o telefone sempre de novo! Ele virá atender. 10 Bata o telefone sempre de novo, até que ele venha (vem) atender!


Nota: Marque a outra ordem como certa:

Exemplo: Até que o professor o chamou, o aluno estudou os pontos.


EXERCÍCIO Nº 12 

Por meio da expressão antes que indique o fato da verificação como anterior ao segundo fato (o da consideração de tempo)!


1 O menino estudou os pontos. O pai o chamou (depois). 

1 O menino estudou os pontos, antes que o pai o chamasse.


2 Os rapazes esconderam a bola. As moças chegaram. 

2 Os rapazes esconderam a bola, antes que as moças chegassem.


3 D. Lúcia limpava a casa toda. O marido voltava do trabalho. 

3 D. Lúcia limpava a casa toda, antes que o marido voltasse do trabalho.


4 As abelhas acumularam mel. Chegou o inverno. 

4 As abelhas acumularam mel, antes que chegasse o inverno.


5 A mulher recolheu a roupa. A chuva despencou. 

5 A mulher recolheu a roupa, antes que a chuva despencasse.


6 Os atacantes tomaram a fortaleza. Chegaram reforços aos defensores. 

6 Os atacantes tomaram a fortaleza, antes que chegassem reforços aos defensores.


7 O incêndio destruiu tudo. Os bombeiros chegaram. 

7 O incêndio destruiu tudo, antes que os bombeiros chegassem.


8 Os meninos inteligentes descobriam a resposta. O professor dizia o resultado. 

8 Os meninos inteligentes descobriam a resposta, antes que o professor dissesse o resultado.


9 Os alunos recolhiam o material. O professor fazia um sinal. 

9 Os alunos recolhiam o material, antes que o professor fizesse um sinal.


10 Ele pagava as contas. O negociante reclamava os pagamentos. 

10 Ele pagava as contas, antes que o negociante reclamasse o pagamento.


Nota: É correta também a outra ordem dos fatos.



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