PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO
V. PÓS - TESTE
Vamos verificar o que você aprendeu neste módulo.
1 Numere a segunda coluna pela primeira, indicando o fato principal como: 1Anterior; 2Simultâneo; 3Posterior.
1. Depois de meditar muito, Teresa tomou uma resolução. 1 (3)
2. À proporção que se intensifica o calor do dia, os passarinhos vão silenciando. 2 (2)
3. Os assaltantes dominaram a situação, antes que os guardas pudessem reagir. 3 (1)
4. O balde caiu no poço, quando arrebentou a corda. 4 (3)
2 Responder às perguntas a respeito do período seguinte:
Quando me levantei, os pássaros já estavam cantando.
a Qual é o fato que começou depois do outro?
a Levantar-me.
b Qual é o fato que terminou por último?
b Os pássaros estarem cantando.
3 Indicar a repetição dos fatos pelo uso das expressões sempre que, cada vez que, todas as vezes que, toda vez que, nas quais pode também substituir o que pelo quando.
a Quando me levanto, arrumo a cama.
a Sempre que me levanto, arrumo a cama.
b Quando as saracuras gritavam, anunciavam a chuva.
b Sempre que as saracuras gritavam, anunciavam a chuva.
c Os trabalhadores deverão cessar o trabalho, quando soar o alarme.
c Os trabalhadores deverão cessar o trabalho, sempre que soar o alarme.
Observações:
Pode marcar como certo, se escreveu:
Os dois fatos em outra ordem;
Em vez de sempre que: cada vez que, todas as vezes que, toda vez que; ou sempre quando, cada vez quando, todas as vezes quando, toda vez quando.
4 Indicar a simultaneidade dos fatos por uma das expressões seguintes: enquanto, à medida que, à proporção que.
a Moacir ia ficando mais brando, quando envelheceu.
a Moacir ia ficando mais brando, à medida que envelhecia.
b A fera vai deixando suas marcas, quando vai avançando.
b A fera vai deixando suas marcas, à medida que vai avançando.
c Quando aumentarem os perigos, mais previdentes ficarão os homens.
c À medida que aumentarem os perigos, mais previdentes ficarão os homens.
Observações:
Pode marcar como certo, se escreveu:
a) Enquanto, à proporção que em vez de à medida que;
b) Em outra ordem os dois fatos.
5 Indicar o primeiro fato como principal e imediatamente anterior, pelo emprego de até que.
a Marisa dorme. O despertador tocará.
a Marisa dorme, até que o despertador toque.
b Marisa dormia. O despertador tocava.
b Marisa dormia, até que o despertador tocava.
6 Indicar o primeiro fato como principal e simplesmente anterior pelo uso de antes que.
a Marisa acordará. O despertador tocará.
a Marisa acordará, antes que o despertador toque.
b Marisa acordou. O despertador tocou.
b Marisa acordou, antes que o despertador tocasse.
7 Indicar o fato principal como imediatamente posterior ao fato da expressão temporal, pelo emprego de mal, apenas, logo que, logo quando ou assim que.
a Quando o despertador tocava, Marisa acordava.
a Logo que o despertador tocava, Marisa acordava.
b Quando o despertador toca, Marisa acorda.
b Logo que o despertador toca, Marisa acorda.
Observações:
Marque certo, se você utilizou uma das outras expressões.
8 Indicar o fato principal como simplesmente posterior ao fato da expressão de tempo pelo emprego de depois que.
a Quando o despertador tocava, Marisa acordava.
a Depois que o despertador tocava, Marisa acordava.
b Quando o despertador toca, Marisa acorda.
b Depois que o despertador toca, Marisa acorda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário