PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO
VI. PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES DE SUPORTE
1ª ATIVIDADE
O fato principal pode estar em relação de tempo com um fato secundário. Isso significa o seguinte:
O fato principal apresenta o fato verificado, observado ou o assunto tratado (tanto no passado como no presente ou no futuro); o fato secundário marca o tempo em que se verifica o fato principal, isto é, quando ocorre o fato principal: o fato principal é a verificação e o fato secundário é o tempo. A principal palavra para indicar o tempo é o quando. Uma vez que o fato do tempo está marcado pela presença de uma expressão temporal (quando ou outra, que aprenderemos nas demais atividades) não importa a apresentação da ordem dos fatos. Os fatos podem vir em ordem inversa, podem vir em ordem psicológica.
EXEMPLOS
Ordem cronológica:
Quando papai chegou, nós o abraçamos.
Fato secundário: Fato principal:
Tempo. Verificação.
Ordem psicológica:
Abraçamos o nosso pai, quando chegou..
Fato principal: Fato secundário:
Verificação. Tempo.
EXERCÍCIO Nº 16
Escreva debaixo de cada fato, indicando se é tempo ou verificação.
1 É muito desagradável, quando os convidados se atrasam.
Verificação. Tempo.
2 Quando os convidados demoram, causam problemas aos outros.
Tempo. Verificação.
3 Quando Cabral descobriu o Brasil, nosso país era habitado índios.
Tempo. Verificação.
4 Vou procurar conselhos, quando sinto dificuldades insuperáveis.
Verificação. Tempo.
5 Não penso mais nos problemas, quando não têm solução.
Verificação. Tempo.
2ª ATIVIDADE
O fato da verificação pode ser anterior, simultâneo ou posterior ao fato do tempo.
É anterior quando acontece antes (termina antes) do fato expresso pelo tempo: o fato do tempo começa depois do fato da verificação.
É simultâneo quando acontece durante o desenrolar do fato do tempo: acontece ao mesmo tempo.
É posterior quando acontece depois (começa depois) do fato expresso pelo tempo: o fato do tempo termina antes do fato da verificação.
EXEMPLOS
O fato principal é anterior:
Quando papai chegou, nós já tínhamos almoçado..
Anterior.
O fato do tempo aconteceu depois do fato da verificação: o pai chegou é um fato que ocorreu depois do nosso almoço.
O fato principal é simultâneo:
Quando papai chegou, nós estávamos almoçando..
Simultâneo.
Os dois fatos aconteceram ao mesmo tempo: o pai chegando e nós almoçando.
O fato principal é posterior.
Quando papai abriu a porta, nós nos alegramos..
Posterior.
O fato do tempo aconteceu antes do fato da verificação: primeiro o pai abriu a porta; depois veio a alegria do pessoal.
Observação:
Não importa a ordem em que os fatos são apresentados.
Voltamos aos mesmos exemplos:
Fato principal: anterior.
Nós já tínhamos almoçado, quando papai chegou.
Anterior.
Fato principal: simultâneo.
Nós estávamos almoçando, quando papai chegou.
Simultâneo.
Fato principal: posterior.
Nós nos alegramos, quando papai abriu a porta.
Posterior.
EXERCÍCIO Nº 17
Numere a segunda coluna pela primeira, indicando o fato principal como:
1 Anterior. 2 Simultâneo. 3 Posterior.
1 (3). 1. Quando o professor saiu da sala, chaveou a porta.
2 (3). 2. Todos levantaram a cabeça, quando ouviram o barulho.
3 (3). 3. Os alunos foram ao pátio, quando o professor deu o sinal.
4 (2). 4. O professor passeia entre as carteiras, quando os alunos escrevem.
5 (1). 5. Joãozinho já tinha calculado o resultado, quando nós chegamos à metade do problema.
6 (1). 6. Quando o professor chegou, nós já tínhamos abandonado a sala.
7 (2). 7. Quando papai lê um livro, não nota o que acontece em sua volta.
EXERCÍCIO Nº 18
Numere a segunda coluna pela primeira, aproveitando os mesmos períodos do exercício 17, indicando se o fato que expressa o tempo:
1 Começa antes do fato principal. 2 Acontece ao mesmo tempo do fato da verificação. 3 Começa depois do fato principal.
1 (1). 1. Quando o professor saiu da sala, chaveou a porta.
2 (1). 2. Todos levantaram a cabeça, quando ouviram o barulho.
3 (1). 3. Os alunos foram ao pátio, quando o professor deu o sinal.
4 (2). 4. O professor passeia entre as carteiras, quando os alunos escrevem.
5 (3). 5. Joãozinho já tinha calculado o resultado, quando nós chegamos à metade do problema.
6 (3). 6. Quando o professor chegou, nós já tínhamos abandonado a sala.
7 (2). 7. Quando papai lê um livro, não nota o que acontece em sua volta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário