quinta-feira, 2 de setembro de 2021

119º 13.18 - MÓDULO 8: A RELAÇÃO DE TEMPO

 PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO


VI. PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES DE SUPORTE

1ª ATIVIDADE 

O fato principal pode estar em relação de tempo com um fato secundário. Isso significa o seguinte:

O fato principal apresenta o fato verificado, observado ou o assunto tratado (tanto no passado como no presente ou no futuro); o fato secundário marca o tempo em que se verifica o fato principal, isto é, quando ocorre o fato principal: o fato principal é a verificação e o fato secundário é o tempo. A principal palavra para indicar o tempo é o quando. Uma vez que o fato do tempo está marcado pela presença de uma expressão temporal (quando ou outra, que aprenderemos nas demais atividades) não importa a apresentação da ordem dos fatos. Os fatos podem vir em ordem inversa, podem vir em ordem psicológica.

EXEMPLOS

Ordem cronológica:

Quando papai chegou, nós o abraçamos.

Fato secundário:   Fato principal:

Tempo.   Verificação.




Ordem psicológica:

Abraçamos o nosso pai, quando chegou..

Fato principal:   Fato secundário:

Verificação.  Tempo.



EXERCÍCIO Nº 16

Escreva debaixo de cada fato, indicando se é tempo ou verificação.


1 É muito desagradável, quando os convidados se atrasam.

Verificação.   Tempo.


2 Quando os convidados demoram, causam problemas aos outros.

Tempo.    Verificação.


3 Quando Cabral descobriu o Brasil, nosso país era habitado índios.

Tempo.    Verificação.


4 Vou procurar conselhos, quando sinto dificuldades insuperáveis.

Verificação.    Tempo.


5 Não penso mais nos problemas, quando não têm solução.

Verificação.   Tempo.



2ª ATIVIDADE

O fato da verificação pode ser anterior, simultâneo ou posterior ao fato do tempo.

É anterior quando acontece antes (termina antes) do fato expresso pelo tempo: o fato do tempo começa depois do fato da verificação.

É simultâneo quando acontece durante o desenrolar do fato do tempo: acontece ao mesmo tempo.

É posterior quando acontece depois (começa depois) do fato expresso pelo tempo: o fato do tempo termina antes do fato da verificação.

EXEMPLOS

O fato principal é anterior:

Quando papai chegou, nós já tínhamos almoçado..

Anterior.

O fato do tempo aconteceu depois do fato da verificação: o pai chegou é um fato que ocorreu depois do nosso almoço.

O fato principal é simultâneo:

Quando papai chegou, nós estávamos almoçando..

Simultâneo.

Os dois fatos aconteceram ao mesmo tempo: o pai chegando e nós almoçando.

O fato principal é posterior.

Quando papai abriu a porta, nós nos alegramos..

Posterior.

O fato do tempo aconteceu antes do fato da verificação: primeiro o pai abriu a porta; depois veio a alegria do pessoal.

Observação:

Não importa a ordem em que os fatos são apresentados. 

Voltamos aos mesmos exemplos:

Fato principal: anterior.

Nós já tínhamos almoçado, quando papai chegou.

Anterior.



Fato principal: simultâneo.

Nós estávamos almoçando, quando papai chegou.

Simultâneo.

Fato principal: posterior.

Nós nos alegramos, quando papai abriu a porta.

Posterior.



EXERCÍCIO Nº 17

Numere a segunda coluna pela primeira, indicando o fato principal como:

1 Anterior.     2 Simultâneo.     3 Posterior.


1 (3). 1. Quando o professor saiu da sala, chaveou a porta.


2 (3). 2. Todos levantaram a cabeça, quando ouviram o barulho.


3 (3). 3. Os alunos foram ao pátio, quando o professor deu o sinal.


4 (2). 4. O professor passeia entre as carteiras, quando os alunos escrevem.


5 (1). 5. Joãozinho já tinha calculado o resultado, quando nós chegamos à metade do problema.


6 (1). 6. Quando o professor chegou, nós já tínhamos abandonado a sala.


7 (2). 7. Quando papai lê um livro, não nota o que acontece em sua volta.



EXERCÍCIO Nº 18

Numere a segunda coluna pela primeira, aproveitando os mesmos períodos do exercício 17, indicando se o fato que expressa o tempo:

1 Começa antes do fato principal.     2 Acontece ao mesmo tempo do fato da verificação.     3 Começa depois do fato principal.


1 (1). 1. Quando o professor saiu da sala, chaveou a porta.

2 (1). 2. Todos levantaram a cabeça, quando ouviram o barulho.

3 (1). 3. Os alunos foram ao pátio, quando o professor deu o sinal.

4 (2). 4. O professor passeia entre as carteiras, quando os alunos escrevem.

5 (3). 5. Joãozinho já tinha calculado o resultado, quando nós chegamos à metade do problema.

6 (3). 6. Quando o professor chegou, nós já tínhamos abandonado a sala.

7 (2). 7. Quando papai lê um livro, não nota o que acontece em sua volta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário