PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO
I. PRÉ-REQUISITO
Para estudar o módulo nº 9, você precisa ter concluído o módulo nº 8.
II. OBJETIVOS
No final do estudo do módulo nº 9, você deverá ser capaz de:
Reconhecer se um fato se relaciona ou não com outros fatos.
Reconhecer qual é o fato excluído da relação.
Reconhecer qual é o fato que é levado em consideração.
Redigir pequenos diálogos.
Obedecer à pontuação e à ortografia próprias do diálogo.
Transformar períodos em diálogos e vice-versa.
Raciocinar, deduzindo de um fato conhecido determinada conclusão (dedução lógica).
Distinguir entre a dedução lógica e a relação de causa e efeito.
Redigir apresentando as diversas variantes da dedução lógica.
Reconhecer as expressões que introduzem a dedução lógica (a conclusão).
Empregar corretamente a pontuação na dedução lógica: o ponto, o ponto e vírgula e a vírgula.
III. PRÉ-TESTE
Experimente acertar as questões seguintes. Elas contêm o essencial deste módulo. Não tem importância, se não conseguir acertar. É apenas uma tentativa inicial.
EXERCÍCIO
1 Numere a segunda coluna pela primeira, indicando se o fato em negrito apresenta: 1 condição; / 2 assunto; / 3 causa; / 4 conclusão.
(1) a. Se eles estudaram, eles sabem.
(2) b. Se eles estudaram, é o que o professor deseja saber.
(3) c. As ruas estão molhadas, porque choveu.
(4) d. O pai o chamou, porque ele veio.
(4) e. É um sabiá; é, pois, um passarinho.
2 Numere a segunda coluna pela primeira: 1 Sim. / 2 Não.
(2) a. Eu afirmei que ele esteve em Brasília?
(1) b. Excluí algum fato da minha afirmação?
(2) c. Pelo texto, é possível saber se João esteve em outra cidade?
3 Transforme os diálogos seguintes em um único período apresentando os fatos na relação de consideração e verificação (conclusão).
a – Manuel foi preso? – Eu perguntei isso.
a Se Manuel foi preso, eu perguntei.
Ou: Se Manuel foi preso, foi o que perguntei.
Se Manuel foi preso, é o que perguntei.
b – Manuel foi preso. – Eu declarei isso.
b Que Manuel foi preso, eu declarei.
Ou: Que Manuel foi preso, foi (é) o que declarei.
c – A quem ele entregou o disco? – Eu desejo saber isso.
c A quem ele entregou o disco, eu quero saber.
A quem ele entregou o disco, é o que eu quero saber.
4 Transforme os períodos seguintes nos diálogos correspondentes:
a O que os visitantes mais apreciam em Curitiba são as ruas cheias de flores.
a – O que os visitantes mais apreciam em Curitiba?
– São as ruas cheias de flores.
b Se esta injeção é muito doída, não sabemos.
b – Esta injeção é muito doída?
– Não sabemos.
c Quando podia voltar para casa, o paciente perguntava sempre.
c – Quando posso voltar para casa?
– (É o que) o paciente perguntava sempre.
5 Redija os dois fatos num só período com a relação de conclusão e consideração, por meio das expressões porque, porquanto, já que ou que:
a Soprou violenta ventania. Caíram muitas árvores.
a Soprou violenta ventania, porque (já que, porquanto) caíram muitas árvores.
b Aprenda a obedecer! Um dia você comandará homens.
b Aprenda a obedecer, que um dia você comandará homens!
Ou: Aprenda a obedecer, porque (porquanto, já que) um dia...
c A lâmpada está queimada. Não acende.
c A lâmpada está queimada, porque (porquanto, já que) não acende.
6 Redija o período seguinte duas vezes, colocando no segundo fato o vocábulo pois.
Na primeira vez apresente o primeiro fato como conclusão; na segunda vez, o segundo fato como conclusão.
É um sabiá; logo, é um passarinho.
a É um passarinho; pois é um sabiá.
b É um sabiá; é, pois, um passarinho.
7 Marque falso ou verdadeiro, com (F) ou (V), respectivamente:
1 Falso / 2 Verdadeiro
(1) a. Se é um móvel, posso saber que é uma cadeira.
(2) b. Se é uma cadeira, posso saber que se trata de um móvel.
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