quinta-feira, 2 de setembro de 2021

125º 1.20 - MÓDULO 9: ASSUNTO E CONCLUSÃO

 PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO



I. PRÉ-REQUISITO 

Para estudar o módulo nº 9, você precisa ter concluído o módulo nº 8.


II. OBJETIVOS 

No final do estudo do módulo nº 9, você deverá ser capaz de:

Reconhecer se um fato se relaciona ou não com outros fatos.

Reconhecer qual é o fato excluído da relação.

Reconhecer qual é o fato que é levado em consideração.

Redigir pequenos diálogos.

Obedecer à pontuação e à ortografia próprias do diálogo.

Transformar períodos em diálogos e vice-versa.

Raciocinar, deduzindo de um fato conhecido determinada conclusão (dedução lógica).

Distinguir entre a dedução lógica e a relação de causa e efeito.

Redigir apresentando as diversas variantes da dedução lógica.

Reconhecer as expressões que introduzem a dedução lógica (a conclusão).

Empregar corretamente a pontuação na dedução lógica: o ponto, o ponto e vírgula e a vírgula.


III. PRÉ-TESTE 

Experimente acertar as questões seguintes. Elas contêm o essencial deste módulo. Não tem importância, se não conseguir acertar. É apenas uma tentativa inicial.



EXERCÍCIO

1 Numere a segunda coluna pela primeira, indicando se o fato em negrito apresenta: 1 condição; / 2 assunto; / 3 causa; / 4 conclusão.


(1) a. Se eles estudaram, eles sabem.

(2) b. Se eles estudaram, é o que o professor deseja saber.

(3) c. As ruas estão molhadas, porque choveu.

(4) d. O pai o chamou, porque ele veio.

(4) e. É um sabiá; é, pois, um passarinho.



2 Numere a segunda coluna pela primeira:     1 Sim. / 2 Não.


(2) a. Eu afirmei que ele esteve em Brasília?

(1) b. Excluí algum fato da minha afirmação?

(2) c. Pelo texto, é possível saber se João esteve em outra cidade?



3 Transforme os diálogos seguintes em um único período apresentando os fatos na relação de consideração e verificação (conclusão).


a – Manuel foi preso? – Eu perguntei isso. 

a Se Manuel foi preso, eu perguntei. 

Ou: Se Manuel foi preso, foi o que perguntei. 

Se Manuel foi preso, é o que perguntei.


b – Manuel foi preso. – Eu declarei isso.

b Que Manuel foi preso, eu declarei. 

Ou: Que Manuel foi preso, foi (é) o que declarei.


c – A quem ele entregou o disco? – Eu desejo saber isso.

c A quem ele entregou o disco, eu quero saber.     

A quem ele entregou o disco, é o que eu quero saber.



4 Transforme os períodos seguintes nos diálogos correspondentes:


a O que os visitantes mais apreciam em Curitiba são as ruas cheias de flores.

a – O que os visitantes mais apreciam em Curitiba? 

– São as ruas cheias de flores.


b Se esta injeção é muito doída, não sabemos. 

b – Esta injeção é muito doída? 

– Não sabemos.


c Quando podia voltar para casa, o paciente perguntava sempre.

c – Quando posso voltar para casa? 

– (É o que) o paciente perguntava sempre.



5 Redija os dois fatos num só período com a relação de conclusão e consideração, por meio das expressões porque, porquanto, já que ou que:


a Soprou violenta ventania. Caíram muitas árvores.

a Soprou violenta ventania, porque (já que, porquanto) caíram muitas árvores. 


b Aprenda a obedecer! Um dia você comandará homens. 

b Aprenda a obedecer, que um dia você comandará homens! 

Ou: Aprenda a obedecer, porque (porquanto, já que) um dia...


c A lâmpada está queimada. Não acende.

c A lâmpada está queimada, porque (porquanto, já que) não acende.



6 Redija o período seguinte duas vezes, colocando no segundo fato o vocábulo pois. 

Na primeira vez apresente o primeiro fato como conclusão; na segunda vez, o segundo fato como conclusão.


É um sabiá; logo, é um passarinho.

a É um passarinho; pois é um sabiá. 

b É um sabiá; é, pois, um passarinho. 



7 Marque falso ou verdadeiro, com (F) ou (V), respectivamente:   

1 Falso / 2 Verdadeiro


(1) a. Se é um móvel, posso saber que é uma cadeira.

(2) b. Se é uma cadeira, posso saber que se trata de um móvel.



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