quinta-feira, 2 de setembro de 2021

126º 2.20 - MÓDULO 9: ASSUNTO E CONCLUSÃO

 PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO


IV. PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES 


1ª história. - CONVERSA ENTRE MARIDO E MULHER.

Mulher: – José! Você podia ver se consegue cobrar a dívida do João Silva. Com esse dinheiro, eu gostaria de renovar o estofamento das poltronas da sala.

Marido: – Acontece, Anita, que ele veio falar comigo, faz uns dois meses. E me explicou que perdeu o emprego e que, por motivos de doença na família, passaram dificuldades. Pediu-me que tivesse paciência. Pagaria a dívida, logo que as coisas melhorassem.



Mulher: – Mas você podia ir até a casa deles e sondar e, conforme for, perguntar a respeito do pagamento da dívida.

Marido: – Está bem: eu vou. Mas uma coisa fica desde já bem clara. Se estão passando fome, não perguntarei.

INTERPRETAÇÃO:

Se estão passando fome, não perguntarei.

Condição (=causa desconhecida). Efeito.

O marido poderia ter dito o seguinte:

Se estão passando fome, não perguntarei nada a ele.

Condição (=causa desconhecida). Efeito.



2ª história. - CONVERSA ENTRE A DIRETORA E A ORIENTADORA.

Diretora: – Você podia ir até a casa do Manuel Silva e fazer uma entrevista com os pais, para descobrir a situação familiar e descobrir a causa por que o menino vai mal na escola. Ele tem muitas notas baixas; mas parece um menino inteligente.

Orientadora: – Pelo que sei são pobres. E acho que o menino não vai bem, de pura fome. Mas parece que a família é um tanto altiva, (ou como vou dizer?)

Diretora: – Em todo caso, vá! Apresente-se como a Orientadora que vai fazer uma entrevista na família. Não esqueça de elogiar a inteligência do menino. Faça muitas perguntas e talvez possamos descobrir depois um emprego melhor para o pai. Faça um questionário completo, para podermos ajudar a família e, com isso, o menino.

Orientadora: – Eu vou. Mas uma coisa fica desde já bem clara. Se passaram fome, eu não perguntarei.


INTERPRETAÇÃO:

Na 2ª história, a Orientadora disse:

– Se passaram fome, não perguntarei.

Mas poderia ter dito:

– Se passaram fome, não perguntarei isso a eles.


E evidentemente, a Orientadora fará muitas outras perguntas. É diferente da 1ª história, em que o marido promete não fazer pergunta nenhuma.




O primeiro fato apresenta uma consideração de assunto e o fato principal, a verificação correspondente a este assunto.

– Se passaram fome, não perguntarei isso a eles.

 


– Não perguntarei a eles isso.

– Não perguntarei a eles se passaram fome.


A palavrinha “isso” corresponde a se “passaram fome”. A mesma ideia está expressa duas vezes: é o que chamam de pleonasmo:

– Se passaram fome, não perguntarei isso a eles.


ATIVIDADE Nº 1 

No módulo nº 8, aprendemos a relação entre o tempo e a verificação: há uma consideração de tempo, quando ocorre o fato principal da verificação.

Estamos agora diante de uma consideração de assunto em relação com o fato principal, a verificação.


EXERCÍCIO Nº 1 

Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, indicando se o primeiro fato é:  1 condição; / 2 assunto.


1 1. Se ele vier amanhã, eu ficarei feliz.

2 2. Se ele vem amanhã, não sei.

2 3. Se eles são ricos, não sabemos.

1 4. Se eles são ricos, podem comprar o automóvel.

1 5. Se eles foram à montanha, terão três dias belíssimos.

2 6. Se eles foram à montanha, ele perguntou.

2 7. Se chove amanhã, é a grande dúvida.

1 8. Se chove amanhã, deixamos de fazer o passeio.

1 9. Se o céu está vermelho de manhã, é sinal de chuva.

2 10. Se o trigo já estava maduro, ele queria averiguar.



EXERCÍCIO Nº 2 

Transforme o diálogo, transformando o período interrogativo total no 1º fato, representando a consideração de assunto.

EXEMPLOS

-Vocês voltam amanhã?

-Não sabemos ainda.

Resposta:

-Se voltamos amanhã, não sabemos ainda.


1 – As frutas já estão maduras?

   – Não sei. 

– Se as frutas já estão maduras, não sei.


2 – Existem peixes neste rio?

   – Vamos descobrir. 

2 – Se existem peixes neste rio, vamos descobrir.


3 – Eles passaram fome?

   – Eu não perguntarei. 

3 Se eles passaram fome, eu não perguntarei.


4 – Os alunos tinham feito a lição?

   – É o que o professor queria saber. 

4 Se os alunos tinham feito a lição, o professor queria saber.

Ou: ... é o que o professor queria saber.


5 – Aquelas plantas eram prejudiciais?

  – O agrônomo queria examinar (isso). 

5 – Se aquelas plantas eram prejudiciais, o agrônomo queria examinar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário