PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO
IV. PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES
1ª história. - CONVERSA ENTRE MARIDO E MULHER.
Mulher: – José! Você podia ver se consegue cobrar a dívida do João Silva. Com esse dinheiro, eu gostaria de renovar o estofamento das poltronas da sala.
Marido: – Acontece, Anita, que ele veio falar comigo, faz uns dois meses. E me explicou que perdeu o emprego e que, por motivos de doença na família, passaram dificuldades. Pediu-me que tivesse paciência. Pagaria a dívida, logo que as coisas melhorassem.
Mulher: – Mas você podia ir até a casa deles e sondar e, conforme for, perguntar a respeito do pagamento da dívida.
Marido: – Está bem: eu vou. Mas uma coisa fica desde já bem clara. Se estão passando fome, não perguntarei.
INTERPRETAÇÃO:
Se estão passando fome, não perguntarei.
Condição (=causa desconhecida). Efeito.
O marido poderia ter dito o seguinte:
Se estão passando fome, não perguntarei nada a ele.
Condição (=causa desconhecida). Efeito.
2ª história. - CONVERSA ENTRE A DIRETORA E A ORIENTADORA.
Diretora: – Você podia ir até a casa do Manuel Silva e fazer uma entrevista com os pais, para descobrir a situação familiar e descobrir a causa por que o menino vai mal na escola. Ele tem muitas notas baixas; mas parece um menino inteligente.
Orientadora: – Pelo que sei são pobres. E acho que o menino não vai bem, de pura fome. Mas parece que a família é um tanto altiva, (ou como vou dizer?)
Diretora: – Em todo caso, vá! Apresente-se como a Orientadora que vai fazer uma entrevista na família. Não esqueça de elogiar a inteligência do menino. Faça muitas perguntas e talvez possamos descobrir depois um emprego melhor para o pai. Faça um questionário completo, para podermos ajudar a família e, com isso, o menino.
Orientadora: – Eu vou. Mas uma coisa fica desde já bem clara. Se passaram fome, eu não perguntarei.
INTERPRETAÇÃO:
Na 2ª história, a Orientadora disse:
– Se passaram fome, não perguntarei.
Mas poderia ter dito:
– Se passaram fome, não perguntarei isso a eles.
E evidentemente, a Orientadora fará muitas outras perguntas. É diferente da 1ª história, em que o marido promete não fazer pergunta nenhuma.
O primeiro fato apresenta uma consideração de assunto e o fato principal, a verificação correspondente a este assunto.
– Se passaram fome, não perguntarei isso a eles.
– Não perguntarei a eles isso.
– Não perguntarei a eles se passaram fome.
A palavrinha “isso” corresponde a se “passaram fome”. A mesma ideia está expressa duas vezes: é o que chamam de pleonasmo:
– Se passaram fome, não perguntarei isso a eles.
ATIVIDADE Nº 1
No módulo nº 8, aprendemos a relação entre o tempo e a verificação: há uma consideração de tempo, quando ocorre o fato principal da verificação.
Estamos agora diante de uma consideração de assunto em relação com o fato principal, a verificação.
EXERCÍCIO Nº 1
Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, indicando se o primeiro fato é: 1 condição; / 2 assunto.
1 1. Se ele vier amanhã, eu ficarei feliz.
2 2. Se ele vem amanhã, não sei.
2 3. Se eles são ricos, não sabemos.
1 4. Se eles são ricos, podem comprar o automóvel.
1 5. Se eles foram à montanha, terão três dias belíssimos.
2 6. Se eles foram à montanha, ele perguntou.
2 7. Se chove amanhã, é a grande dúvida.
1 8. Se chove amanhã, deixamos de fazer o passeio.
1 9. Se o céu está vermelho de manhã, é sinal de chuva.
2 10. Se o trigo já estava maduro, ele queria averiguar.
EXERCÍCIO Nº 2
Transforme o diálogo, transformando o período interrogativo total no 1º fato, representando a consideração de assunto.
EXEMPLOS
-Vocês voltam amanhã?
-Não sabemos ainda.
Resposta:
-Se voltamos amanhã, não sabemos ainda.
1 – As frutas já estão maduras?
– Não sei.
1 – Se as frutas já estão maduras, não sei.
2 – Existem peixes neste rio?
– Vamos descobrir.
2 – Se existem peixes neste rio, vamos descobrir.
3 – Eles passaram fome?
– Eu não perguntarei.
3 Se eles passaram fome, eu não perguntarei.
4 – Os alunos tinham feito a lição?
– É o que o professor queria saber.
4 Se os alunos tinham feito a lição, o professor queria saber.
Ou: ... é o que o professor queria saber.
5 – Aquelas plantas eram prejudiciais?
– O agrônomo queria examinar (isso).
5 – Se aquelas plantas eram prejudiciais, o agrônomo queria examinar.
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