quinta-feira, 2 de setembro de 2021

127º 3.20 - MÓDULO 9: ASSUNTO E CONCLUSÃO

 PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO


ATIVIDADE Nº 2

Na atividade nº 1, apresentamos a consideração de assunto como dúvida: se queremos apresentar o assunto como algo certo, empregaremos que em vez de se.

Dúvida: Se passaram fome, não perguntarei.

Certeza: Que eles passaram fome, eu disse.


EXERCÍCIO Nº 3 

Transforme o diálogo, transformando o primeiro período (declarativo) no 1º fato, representando a consideração de assunto:


1 – Eles passaram fome.

   – (Foi o que) eu disse. 

1 Que eles passaram fome, (foi o que) eu disse.


2 – O problema era muito difícil.

   – O professor afirmou (isso). 

2 Que o problema era muito difícil, o professor afirmou.


3 – Ele não conhecia a vítima.

   – O acusado declarou (isso). 

3 Que ele não conhecia a vítima, o acusado declarou.


4 – Todos estão passando bem de saúde.

   – Papai escreveu (isso) na carta. 

4 Que todos estão passando bem de saúde, papai escreveu na carta.


5 – É muito esforço para um velho.

   – Não há dúvida. 

5 Que é muito esforço para um velho, não há dúvida.



EXERCÍCIO Nº 4 

Transforme os fatos em um diálogo correspondente.

Lembrete: Inicie o diálogo com travessão e letra maiúscula. No final, não esqueça o ponto ou o ponto de interrogação!


1 Que meus temores eram muitos, crê-se facilmente.

1 – Meus temores eram muitos. 

– Crê-se facilmente.


2 Se eu estava com muito medo, você pergunta.

2 – Você estava com muito medo? 

– (Foi o que; É o que) você perguntou (isso).


3 Que a lua influencia os poetas, nós vemos em muitos poemas.

3 – A lua influencia os poetas. 

– (É o que) nós vemos em muitos poemas. 

Ou: Nós vemos isso em muitos poemas.


4 Que o crime aumenta no mundo inteiro, nota-se diariamente.

4 – O crime aumenta no mundo inteiro. 

– Nota-se diariamente.


5 Se todos os mosquitos transmitem malária, foi a primeira questão.

5 – Todos os mosquitos transmitem malária? 

– Foi a primeira questão.


6 Se os alunos tinham entendido o problema, perguntou a professora.

6 – Os alunos entenderam o problema? 

– A professora perguntou isso. (Foi... É o que...)




Nenhum comentário:

Postar um comentário