PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO
ATIVIDADE Nº 2
Na atividade nº 1, apresentamos a consideração de assunto como dúvida: se queremos apresentar o assunto como algo certo, empregaremos que em vez de se.
Dúvida: Se passaram fome, não perguntarei.
Certeza: Que eles passaram fome, eu disse.
EXERCÍCIO Nº 3
Transforme o diálogo, transformando o primeiro período (declarativo) no 1º fato, representando a consideração de assunto:
1 – Eles passaram fome.
– (Foi o que) eu disse.
1 Que eles passaram fome, (foi o que) eu disse.
2 – O problema era muito difícil.
– O professor afirmou (isso).
2 Que o problema era muito difícil, o professor afirmou.
3 – Ele não conhecia a vítima.
– O acusado declarou (isso).
3 Que ele não conhecia a vítima, o acusado declarou.
4 – Todos estão passando bem de saúde.
– Papai escreveu (isso) na carta.
4 Que todos estão passando bem de saúde, papai escreveu na carta.
5 – É muito esforço para um velho.
– Não há dúvida.
5 Que é muito esforço para um velho, não há dúvida.
EXERCÍCIO Nº 4
Transforme os fatos em um diálogo correspondente.
Lembrete: Inicie o diálogo com travessão e letra maiúscula. No final, não esqueça o ponto ou o ponto de interrogação!
1 Que meus temores eram muitos, crê-se facilmente.
1 – Meus temores eram muitos.
– Crê-se facilmente.
2 Se eu estava com muito medo, você pergunta.
2 – Você estava com muito medo?
– (Foi o que; É o que) você perguntou (isso).
3 Que a lua influencia os poetas, nós vemos em muitos poemas.
3 – A lua influencia os poetas.
– (É o que) nós vemos em muitos poemas.
Ou: Nós vemos isso em muitos poemas.
4 Que o crime aumenta no mundo inteiro, nota-se diariamente.
4 – O crime aumenta no mundo inteiro.
– Nota-se diariamente.
5 Se todos os mosquitos transmitem malária, foi a primeira questão.
5 – Todos os mosquitos transmitem malária?
– Foi a primeira questão.
6 Se os alunos tinham entendido o problema, perguntou a professora.
6 – Os alunos entenderam o problema?
– A professora perguntou isso. (Foi... É o que...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário