PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO
ATIVIDADE Nº 4
Até aqui apresentamos, neste módulo, o período declarativo e o interrogativo total, passando para o fato de consideração de assunto. No módulo precedente, aprendemos como o período interrogativo parcial, usando quando, passa para a consideração de tempo. E gastamos um módulo para demonstrar as variantes de tempo.
Acontece que outros períodos interrogativos também podem passar para a consideração de assunto.
EXEMPLOS
Quem mente, (esse) não sente vergonha. (Esse resulta em pleonasmo).
Assunto Verificação
O assunto é o mentiroso.
Que livros você comprou, eu quero saber.
Assunto Verificação
Quantos livros você leu neste mês, perguntou o professor.
Assunto Verificação
Que livros você comprou? É isso que eu quero saber, não outra coisa.
Quantos livros você leu neste mês? É isso que o professor perguntou, não outra coisa.
Quais são os maiores benefícios da água, indagou a professora.
Assunto Verificação
Quais são os maiores benefícios da água? Foi isso que a professora indagou, não outra coisa.
“Onde me espetam, fico.” (Machado de Assis, no conto sobre a agulha e o alfinete).
Assunto Verificação
EXERCÍCIO Nº 6
Transforme os diálogos de forma que o período interrogativo parcial se torne a consideração de assunto e a resposta fique como fato de verificação.
EXEMPLO
– Do que você mais gosta em Curitiba?
–São as ruas cheias de flores.
Resposta:
– Do que eu mais gosto em Curitiba, são as ruas cheias de flores.
Observação:
Aqui não se trata de consideração de tempo, mas de consideração de assunto.
1 – O que você mais apreciou em Curitiba?
– Foi o clima ameno durante o verão.
1 - O que eu mais apreciei em Curitiba, foi o clima ameno durante o verão.
2 – O que João deu para Margarida?
– (É o que) eu queria saber.
2 - O que João deu para Margarida, eu queria saber.
3 – A quem o professor vai chamar na próxima vez?
– (É o que) todos nós gostaríamos de descobrir.
3 - A quem o professor vai chamar na próxima vez, todos nós gostaríamos de descobrir.
4 – Quantas provas o professor vai fazer?
– É a nossa grande preocupação.
4 - Quantas provas o professor vai fazer, é a nossa grande preocupação.
5 – Quem falou primeiro?
– Foi a Teresa.
5 - Quem falou primeiro, foi a Teresa.
6 – Que filme as crianças viram?
– É a pergunta do avô.
6 - Que filme as crianças viram, é a pergunta do avô.
7 – Onde ele escondeu o anel?
– Ninguém precisa saber.
7 - Onde ele escondeu o anel, ninguém precisa saber.
8 – Quantos livros não são devolvidos à biblioteca?
– É a pergunta do diretor.
8 - Quantos livros não são devolvidos à biblioteca, é a pergunta do diretor.
9 – Quando volta a Curitiba?
– Ele não revelou a ninguém.
9 - Quando volta a Curitiba, ele não revelou a ninguém.
10 – A quem a professora mais elogiou?
– Foi a Cíntia.
10 - A quem a professora mais elogiou, foi a Cíntia.
EXERCÍCIO Nº 7
Transforme os períodos (relativos) em diálogo, podendo acrescentar na resposta a palavra isso (ou semelhante) ou é o que (foi o que).
Atenção:
Se corresponde a período interrogativo total.
Que (mais um nome ou o que), quem, qual, quanto, onde, quando, como correspondem a período interrogativo parcial.
Que (simplesmente) corresponde a período declarativo.
1 Se as frutas estavam maduras, mamãe perguntou.
1 – As frutas estão maduras?
– Mamãe perguntou isso. (Foi... É o que...)
2 Que as frutas estavam verdes, papai afirmou.
2 – As frutas estavam (estão) verdes.
– Papai afirmou isso. (Foi... É o que...)
3 Quem trouxe as flores, foram as meninas.
3 – Quem trouxe as flores?
– Foram as meninas.
4 Que são demais as lições dos alunos, não há dúvidas.
4 – São demais as lições dos alunos.
– Não há dúvida.
5 Com quantos paus se faz uma canoa, ele quer saber.
5 – Com quantos paus se faz uma canoa?
– Ele quer saber isso. (É o que ele quer saber.)
6 Que livro ele perdeu, é o que eu desejo saber.
6 – Que livro ele perdeu?
– É o que eu desejo saber. (Eu desejo saber isso.)
7 Onde se meteram os meninos, é o que os pais se perguntavam aflitos.
7 – Onde se meteram os meninos?
– É o que os pais se perguntavam aflitos. (Os pais se perguntavam isso aflitos.)
8 Como se resolvem tais problemas, é o que os alunos perguntam.
8 – Como se resolvem tais problemas?
– É o que os alunos perguntam. (Os alunos perguntam isso.)
9 Quando terminam as dores, era a pergunta constante do paciente.
9 – Quando terminam as dores?
– Era a pergunta constante do paciente.
10 Quais eram as próximas tarefas, era a preocupação de alguns alunos.
10 – Quais são (eram) as próximas tarefas?
– Era a preocupação de alguns alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário