quinta-feira, 2 de setembro de 2021

129º 5.20 - MÓDULO 9: ASSUNTO E CONCLUSÃO

 PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO


ATIVIDADE Nº 4

Até aqui apresentamos, neste módulo, o período declarativo e o interrogativo total, passando para o fato de consideração de assunto. No módulo precedente, aprendemos como o período interrogativo parcial, usando quando, passa para a consideração de tempo. E gastamos um módulo para demonstrar as variantes de tempo.

Acontece que outros períodos interrogativos também podem passar para a consideração de assunto.


EXEMPLOS

Quem mente, (esse) não sente vergonha. (Esse resulta em pleonasmo).

Assunto          Verificação

O assunto é o mentiroso.


Que livros você comprou, eu quero saber.

Assunto                       Verificação



Quantos livros você leu neste mês, perguntou o professor.

Assunto                                              Verificação


Que livros você comprou? É isso que eu quero saber, não outra coisa.

Quantos livros você leu neste mês? É isso que o professor perguntou, não outra coisa.


Quais são os maiores benefícios da água, indagou a professora.

Assunto                                                        Verificação


Quais são os maiores benefícios da água? Foi isso que a professora indagou, não outra coisa.


“Onde me espetam, fico.” (Machado de Assis, no conto sobre a agulha e o alfinete).

Assunto                  Verificação



EXERCÍCIO Nº 6 

Transforme os diálogos de forma que o período interrogativo parcial se torne a consideração de assunto e a resposta fique como fato de verificação.


EXEMPLO       

– Do que você mais gosta em Curitiba?

–São as ruas cheias de flores.

Resposta:      

– Do que eu mais gosto em Curitiba, são as ruas cheias de flores.


Observação: 

Aqui não se trata de consideração de tempo, mas de consideração de assunto.


1 – O que você mais apreciou em Curitiba? 

– Foi o clima ameno durante o verão.

1 - O que eu mais apreciei em Curitiba, foi o clima ameno durante o verão.


2 – O que João deu para Margarida? 

– (É o que) eu queria saber.

2 - O que João deu para Margarida, eu queria saber.


3 – A quem o professor vai chamar na próxima vez? 

– (É o que) todos nós gostaríamos de descobrir.

3 - A quem o professor vai chamar na próxima vez, todos nós gostaríamos de descobrir.


4 – Quantas provas o professor vai fazer? 

– É a nossa grande preocupação.

4 - Quantas provas o professor vai fazer, é a nossa grande preocupação.


5 – Quem falou primeiro? 

– Foi a Teresa.

5 - Quem falou primeiro, foi a Teresa.


6 – Que filme as crianças viram? 

– É a pergunta do avô.

6 - Que filme as crianças viram, é a pergunta do avô.


7 – Onde ele escondeu o anel? 

– Ninguém precisa saber.

7 - Onde ele escondeu o anel, ninguém precisa saber.


8 – Quantos livros não são devolvidos à biblioteca? 

– É a pergunta do diretor.

8 - Quantos livros não são devolvidos à biblioteca, é a pergunta do diretor.


9 – Quando volta a Curitiba? 

– Ele não revelou a ninguém.

9 - Quando volta a Curitiba, ele não revelou a ninguém.


10 – A quem a professora mais elogiou? 

– Foi a Cíntia.

10 - A quem a professora mais elogiou, foi a Cíntia.



EXERCÍCIO Nº 7 

Transforme os períodos (relativos) em diálogo, podendo acrescentar na resposta a palavra isso (ou semelhante) ou é o que (foi o que).

Atenção:      

Se corresponde a período interrogativo total.

Que (mais um nome ou o que), quem, qual, quanto, onde, quando, como correspondem a período interrogativo parcial.

Que (simplesmente) corresponde a período declarativo.


1 Se as frutas estavam maduras, mamãe perguntou.

1 – As frutas estão maduras? 

– Mamãe perguntou isso. (Foi... É o que...)


2 Que as frutas estavam verdes, papai afirmou.

2 – As frutas estavam (estão) verdes. 

– Papai afirmou isso. (Foi... É o que...)


3 Quem trouxe as flores, foram as meninas.

3 – Quem trouxe as flores? 

– Foram as meninas.


4 Que são demais as lições dos alunos, não há dúvidas.

4 – São demais as lições dos alunos. 

– Não há dúvida.


5 Com quantos paus se faz uma canoa, ele quer saber.

5 – Com quantos paus se faz uma canoa? 

– Ele quer saber isso. (É o que ele quer saber.)


6 Que livro ele perdeu, é o que eu desejo saber.

6 – Que livro ele perdeu? 

– É o que eu desejo saber. (Eu desejo saber isso.)


7 Onde se meteram os meninos, é o que os pais se perguntavam aflitos.

7 – Onde se meteram os meninos? 

– É o que os pais se perguntavam aflitos. (Os pais se perguntavam isso aflitos.)


8 Como se resolvem tais problemas, é o que os alunos perguntam.

8 – Como se resolvem tais problemas? 

– É o que os alunos perguntam. (Os alunos perguntam isso.)


9 Quando terminam as dores, era a pergunta constante do paciente.

9 – Quando terminam as dores? 

– Era a pergunta constante do paciente.


10 Quais eram as próximas tarefas, era a preocupação de alguns alunos.

10 – Quais são (eram) as próximas tarefas? 

– Era a preocupação de alguns alunos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário