PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO
EXERCÍCIO Nº 8
A consideração (de tempo ou assunto) corresponde à resposta de um período interrogativo parcial, como já aprendemos no módulo anterior.
EXEMPLOS
Quando chega a primavera, florescem as árvores.
Pergunta:
– Quando florescem as árvores?
– Quando chega a primavera. (As árvores florescem quando...)
Se sofreu muito, não sei.
– O que você não sabe?
– Se sofreu muito. (Não sei se sofreu muito).
Que a prova não foi muito difícil, não há dúvida.
– De que não há dúvida?
– Que a prova foi muito difícil. (Não há dúvida de que...)
Que as frutinhas eram venenosas, era a opinião do caçador.
– Qual era a opinião do caçador?
– Que as frutinhas eram venenosas. ( A opinião do caçador era ...)
Onde me espetam, fico?
– Onde você fica?
– Onde me espetam. (Fico onde me espetam.)
Quem mente, vergonha não sente.
– Quem não sente vergonha?
– Quem mente. (Não sente vergonha quem mente.)
Atenção:
Cuidado! Em tais respostas, surge sempre o período absoluto, portanto, com significado diferente do período relativo que estamos apresentando e estudando neste módulo. Por isso, falta a vírgula.
Transforme os períodos relativos em diálogos, preferindo como resposta sempre a mais curta.
1 Se esta injeção é doída, não sabemos.
1 – O que não sabemos?
– Se esta injeção é doída.
2 Quem canta, seus males espanta.
2 – Quem espanta seus males?
– Quem canta.
3 Que disco devia escolher, era a sua dúvida.
3 – Qual era a sua dúvida?
– Que disco devia escolher.
4 Que eles passaram fome, eu não disse.
4 – O que eu não disse?
– Que eles passaram fome.
5 O que preferimos como sobremesa, são estas frutas.
5 – Que são estas frutas?
– O que preferimos como sobremesa.
6 Onde está o Carlos, você encontra o Joaquim.
6 – Onde você encontra o Joaquim?
– Onde está o Carlos.
7 Quantos livros eu lia por mês, o professor indagou.
7 – O que o professor indagou?
– Quantos livros eu lia por mês.
8 Quando terminavam as dores, a pergunta era repetida pelo doente.
8 – Qual era a pergunta repetida pelo doente?
– Quando terminavam as dores.
9 A quem o professor vai chamar, é o que desejamos descobrir.
9 – O que desejamos descobrir?
– A quem o professor vai chamar.
10 Que o professor foi severo demais, é a minha convicção.
10 – Qual é a sua convicção?
– Que o professor foi severo demais.
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