quinta-feira, 2 de setembro de 2021

136º 14.20 - MÓDULO 9: ASSUNTO E CONCLUSÃO

 PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO


V. PÓS-TESTE 

Questão de Interpretação 1 Responda às perguntas: 


Se ela já esteve presa alguma vez, eu não o perguntarei à mulher.

a Ele vai perguntar à mulher se já esteve presa? a Não.

b Poderá fazer outras perguntas? b Sim.


–João andou por Londrina, Maringá e Cascavel.

– Que esteve em Londrina, esteve.

a O segundo falante excluiu Maringá e Cascavel de sua afirmativa? a Sim.


A casa pegou fogo, porque só restam cinzas.

a Qual é a conclusão? 

a A casa pegou fogo.


São frutas; pois são maçãs.

a Qual é o fato da consideração? 

a Pois são maçãs.


- O velho Galvão morreu, porque foi atingido por um raio.

- Caiu forte chuva de pedra, porque a lavoura ficou destruída.


a Qual dos dois períodos apresenta a relação de conclusão e consideração? Respectivamente.

a O segundo período. (Caiu forte chuva de pedra, porque a lavoura ficou destruída.)


b Qual dos dois últimos períodos apresenta a relação de causa e efeito?

b O primeiro período. (O velho Galvão morreu, porque foi atingido por um raio.)



Questão de Interpretação 2

1 Transforme os diálogos seguintes em períodos correspondentes que estejam em relação de consideração de assunto e verificação:


a – O paciente recebe alta amanhã. 

– A enfermeira nos comunicou.

a Que o paciente recebe alta amanhã, a enfermeira nos comunicou.


b – Vocês assaltaram o banco? 

– O delegado perguntou isso.

b Se vocês assaltaram o banco, o delegado perguntou.


2 Transforme os períodos seguintes nos diálogos correspondentes.


a Vocês leem muitos livros. O saber não ocupa lugar. 

a - Vocês leem muitos livros! 

- O saber não ocupa lugar!


b Se ele ia mentir novamente, o pai perguntou ao filho.

b - Ele ia mentir novamente? 

- O pai perguntou ao filho. (Foi o que... É o que...)


c Onde estão os livros, o professor pergunta.

c - Onde estão os livros? 

- O professor pergunta. (É o que...)



3 Transforme os períodos da relação de causa e efeito em períodos que apresentam relação de conclusão e consideração, sem o uso de pois!


a Muitas casas foram destelhadas, porque desabou violento temporal.

a Desabou violento temporal, já que (porque, porquanto) muitas casas foram destelhadas.


b Há sombra, porque existe luz.

b Existe luz, porque (já que, porquanto) há sombra.



4 Transforme os dois períodos num único período imperativo, deixando o segundo fato como a causa da ordem por meio da palavra que!


a Vocês compram pneus novos. Os velhos estão carecas.

a Comprem pneus novos, que os velhos estão carecas!



5 Transforme os períodos da Questão 3, apresentando a relação de conclusão e consideração através da palavra pois!

a Muitas casas foram destelhadas, porque desabou violento temporal.

a Desabou violento temporal; pois muitas casas foram destelhadas. Ou: Muitas casas foram destelhadas; desabou, pois, violento temporal.

b Há sombra, porque existe luz.

b Existe luz; pois há sombra.



6 Apresente a relação de conclusão e consideração entre as duas palavras Iguaçu e rio usando a palavra pois, apresentando no primeiro período a conclusão como primeiro fato e apresentando, no segundo período, a conclusão como segundo fato.


a É um rio; pois é o Iguaçu.

b É o iguaçu; é um rio, pois.


7 Apresente o segundo fato como conclusão por outra expressão que não seja o vocábulo pois.


a Penso; existo, pois. 

a Penso; logo, existo.



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