PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO
V. PÓS-TESTE
Questão de Interpretação 1 Responda às perguntas:
Se ela já esteve presa alguma vez, eu não o perguntarei à mulher.
a Ele vai perguntar à mulher se já esteve presa? a Não.
b Poderá fazer outras perguntas? b Sim.
–João andou por Londrina, Maringá e Cascavel.
– Que esteve em Londrina, esteve.
a O segundo falante excluiu Maringá e Cascavel de sua afirmativa? a Sim.
A casa pegou fogo, porque só restam cinzas.
a Qual é a conclusão?
a A casa pegou fogo.
São frutas; pois são maçãs.
a Qual é o fato da consideração?
a Pois são maçãs.
- O velho Galvão morreu, porque foi atingido por um raio.
- Caiu forte chuva de pedra, porque a lavoura ficou destruída.
a Qual dos dois períodos apresenta a relação de conclusão e consideração? Respectivamente.
a O segundo período. (Caiu forte chuva de pedra, porque a lavoura ficou destruída.)
b Qual dos dois últimos períodos apresenta a relação de causa e efeito?
b O primeiro período. (O velho Galvão morreu, porque foi atingido por um raio.)
Questão de Interpretação 2
1 Transforme os diálogos seguintes em períodos correspondentes que estejam em relação de consideração de assunto e verificação:
a – O paciente recebe alta amanhã.
– A enfermeira nos comunicou.
a Que o paciente recebe alta amanhã, a enfermeira nos comunicou.
b – Vocês assaltaram o banco?
– O delegado perguntou isso.
b Se vocês assaltaram o banco, o delegado perguntou.
2 Transforme os períodos seguintes nos diálogos correspondentes.
a Vocês leem muitos livros. O saber não ocupa lugar.
a - Vocês leem muitos livros!
- O saber não ocupa lugar!
b Se ele ia mentir novamente, o pai perguntou ao filho.
b - Ele ia mentir novamente?
- O pai perguntou ao filho. (Foi o que... É o que...)
c Onde estão os livros, o professor pergunta.
c - Onde estão os livros?
- O professor pergunta. (É o que...)
3 Transforme os períodos da relação de causa e efeito em períodos que apresentam relação de conclusão e consideração, sem o uso de pois!
a Muitas casas foram destelhadas, porque desabou violento temporal.
a Desabou violento temporal, já que (porque, porquanto) muitas casas foram destelhadas.
b Há sombra, porque existe luz.
b Existe luz, porque (já que, porquanto) há sombra.
4 Transforme os dois períodos num único período imperativo, deixando o segundo fato como a causa da ordem por meio da palavra que!
a Vocês compram pneus novos. Os velhos estão carecas.
a Comprem pneus novos, que os velhos estão carecas!
5 Transforme os períodos da Questão 3, apresentando a relação de conclusão e consideração através da palavra pois!
a Muitas casas foram destelhadas, porque desabou violento temporal.
a Desabou violento temporal; pois muitas casas foram destelhadas. Ou: Muitas casas foram destelhadas; desabou, pois, violento temporal.
b Há sombra, porque existe luz.
b Existe luz; pois há sombra.
6 Apresente a relação de conclusão e consideração entre as duas palavras Iguaçu e rio usando a palavra pois, apresentando no primeiro período a conclusão como primeiro fato e apresentando, no segundo período, a conclusão como segundo fato.
a É um rio; pois é o Iguaçu.
b É o iguaçu; é um rio, pois.
7 Apresente o segundo fato como conclusão por outra expressão que não seja o vocábulo pois.
a Penso; existo, pois.
a Penso; logo, existo.
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