PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO
VI. PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES DE SUPORTE
1. Assunto e Verificação.
Transformação de diálogo em período.
EXEMPLOS
– Amanhã é feriado? .......................... período interrogativo total.
– (É o que) os alunos perguntam.
– Amanhã é feriado. .......................... período declarativo (assertivo).
– (É o que) o diretor avisou.
– Quando será feriado? ..................... período interrogativo parcial.
– (É o que) os alunos desejam saber.
Em cada um desses três diálogos, temos na primeira linha do:
exemplo – um período interrogativo total.
exemplo – um período declarativo (assertivo).
exemplo – um período interrogativo parcial.
Respostas:
Se amanhã é feriado, os alunos perguntam.
Que amanhã é feriado, o diretor avisou.
Quando será feriado, os alunos desejam saber.
Procedimento:
Você inicia o período interrogativo total com o vocábulo se; o declarativo, com que; e o interrogativo parcial sem qualquer acréscimo.
Você pode suprimir ou não as expressões (é o que, foi que).
Você coloca vírgula entre os dois fatos.
AVISO: Diferença importante:
Se amanhã é feriado, os alunos perguntam.
Interpretação: Outra coisa eles não perguntam.
Os alunos perguntam se amanhã é feriado.
Interpretação: Possivelmente fazem outras perguntas.
Que amanhã é feriado, o diretor avisou.
Interpretação: Outro aviso ele não deu.
O diretor avisou que amanhã é feriado.
Interpretação: Ficamos sem saber se deu outros avisos.
Quando será feriado, os alunos desejam saber.
Interpretação: Outra coisa, não desejam saber.
Os alunos desejam saber quando será feriado.
Interpretação: Possivelmente desejam saber ainda de outros fatos.
EXERCÍCIO Nº 22
Transforme os diálogos em um só período, pondo o primeiro como fato único, excluindo outras possibilidades.
Lembrete: O primeiro período vai como primeiro fato.
Não esqueça a vírgula entre os dois fatos.
Omita a palavra isso (ou semelhante) do segundo fato.
1 – Devagar se vai ao longe.
– Um velho provérbio assegura.
1 Que devagar se vai ao longe, um velho provérbio assegura.
2 – Você gosta de pescar.
– Foi o que o lavrador me perguntou.
2 Se eu gostava de pescar, o lavrador me perguntou.
Ou: Se eu gostava de pescar, foi o que o lavrador me perguntou.
3 – Os preguiçosos não comem.
– Meu velho avô dizia isso.
3 Que os preguiçosos não comem, meu velho avô dizia.
4 – Querem nadar no riacho da fazenda?
– O fazendeiro nos perguntou isso.
4 Se queríamos nadar no riacho da fazenda, o fazendeiro nos perguntou.
5 – Quem escreve tão mal?
– Foi isso que o inspetor perguntou.
5 Quem escreve tão mal, o inspetor perguntou. (..., foi o que...)
6 – Quantos metros de fazenda a senhora deseja?
– A balconista perguntou isso.
6 Quantos metros de fazenda a senhora desejava, a balconista perguntou.
7 – Que espécie de livros você quer ler?
– O fazendeiro nos perguntou isso.
7 Que espécie de livro ele queria ler, a bibliotecária perguntou a João.
Ou: Que... ler, foi o que a bibliotecária...
8 – De onde vem tanta maconha?
– É a grande dúvida da polícia.
8 De onde vem tanta maconha, é a grande dúvida da polícia.
9 – Por que tantos jovens se viciam nas drogas?
– É o problema de muitos pais e professores.
9 Por que tantos jovens se viciam nas drogas, é o problema de muitos pais e professores.
10 – Qual é a melhor solução?
– É a nossa grande dúvida.
10 Qual a melhor solução, é a nossa grande dúvida.
EXERCÍCIO Nº 23
Transforme os períodos em diálogos correspondentes.
1 Que a galinha da vizinha é mais gorda, é a opinião dos invejosos.
1 – A galinha da vizinha é mais gorda.
– É a opinião dos invejosos.
2 Que todos os dias se deve escrever pelo menos uma linha, é um ditado antigo.
2 – Todos os dias se deve escrever pelo menos uma linha.
– É um ditado antigo.
3 Se aquelas frutinhas eram venenosas, os turistas perguntavam.
3 – Aquelas frutinhas são venenosas?
– Foi o que os turistas perguntavam. (É o que os...)
4 Se ele conseguia pagar a dívida, a mulher interrogou ao marido.
4 – Ele consegue pagar a dívida? (Você...)
– É (foi) o que a mulher interrogou ao marido.
5 Em quantos anos ficamos livres da importação de trigo, é um desafio para os brasileiros.
5 – Em quantos anos ficamos livres da importação de trigo?
– É um desafio para os brasileiros.
6 Quem gostaria de conversar com ela, a pessoa solitária pergunta.
6 – Quem gostaria de conversar comigo?
– É o que a pessoa solitária pergunta.
7 A quem podem expor os seus problemas, é a dúvida cruel de muita gente.
7 – A quem podem expor os seus problemas?
– É a dúvida cruel de muita gente.
8 O que não nos incomoda, não deve ser preocupação nossa.
8 – O que não nos incomoda?
– Isso não deve ser preocupação nossa.
9 Quando ele podia voltar, a noiva queria saber.
9 – Quando ele pode (você) voltar?
– A noiva queria saber isso.
10 Onde fariam a pesquisa, os alunos perguntaram ao professor.
10 – Onde faremos a pesquisa?
– Os alunos perguntaram isso ao professor. (Foi ou é o que...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário