PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO
V. PÓS - TESTE
1 Interpretação
a Quando chegamos à fronteira, os guardas nos detiveram.
O quando indica tempo ou surpresa? a Tempo.
b Chegamos à fronteira, quando os guardas nos detiveram.
O quando indica tempo ou surpresa? b Surpresa.
c O professor saiu da sala irritado.
Irritado se refere a um fato real ou irreal? c Real.
d O professor saiu da sala, como que irritado.
Irritado se refere a um fato real ou irreal? d Irreal.
e Qual é a diferença entre a mãe estava zangada e a mãe parecia zangada?
e Com “estava”, o fato é real. Com “parecia”, o fato é irreal.
f Qual é a diferença entre Aguiar casou, guarda-livros e Aguiar casou guarda-livros?
f Com vírgula, Aguiar era guarda-livros, quando se casou. Sem vírgula, Aguiar casou pessoas que são guarda-livros.
2 Apresente o segundo fato como fato da verificação, sendo fato secundário ou mesmo reduzido.
a Os meninos voltaram da aula. Guardaram o material escolar.
a Os meninos voltaram da aula, guardando o material escolar.
b Quando o menino colocou a isca, lançou o anzol à água.
b O menino colocou a isca, quando lançou o anzol à água.
c Quando quisemos entrar no cinema, o guarda nos barrou a entrada.
c Quisemos entrar no cinema, quando o guarda nos barrou a entrada.
d Quando os alunos terminaram as provas, estavam alegres.
d Os alunos terminaram as provas, alegres.
e Quando os alunos aguardavam o resultado, estavam com ansiedade estampada no rosto.
e Os alunos aguardavam o resultado, com ansiedade estampada no rosto.
f Quando Manuel de Souza chegou à nossa cidade, era simples pedreiro.
f Manuel de Souza chegou à nossa cidade, simples pedreiro.
g Quando a vítima acordou, estava sem documentos.
g A vítima acordou, sem documentos.
h Quando o cavaleiro surgiu do nevoeiro, parecia um fantasma.
h O cavaleiro surgiu do nevoeiro, como um fantasma.
3 Introduza o segundo fato pela expressão sem que:
a Quando o cobrador chegava, José demonstrava pouco alvoroço.
a O cobrador chegava, sem que José demonstrasse muito alvoroço.
b Os colonos fizeram esforço enorme, sem grandes resultados.
b Os colonos fizeram esforço enorme, sem que tivessem grandes resultados.
4 Introduza o segundo fato pela expressão como se:
a Quando as flores brilham no campo cheias de gotas de orvalho, parecem estrelas no chão.
a As flores brilham no campo cheias de gotas de orvalho, como se fossem estrelas no chão.
b O rapaz trepava nas árvores. Parecia um macaco.
b O rapaz trepava nas árvores, como se fosse um macaco.
5 Introduza o segundo fato pela expressão como que:
a A multidão avançava. Parecia impelida por força misteriosa.
a A multidão avançava, como que impelida por força misteriosa.
b As gavetas estavam em desordem, como se tivessem sido reviradas por um ladrão apressado.
b As gavetas estavam em desordem, como que reviradas por um ladrão apressado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário