PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO
VI. PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES DE SUPORTE
Estudamos a consideração nos módulos de nº 8 e 9 (consideração de tempo ou assunto) e a verificação era o fato principal. Contudo, a nossa língua pode expressar a verificação como o fato secundário.
A verificação como fato secundário é sempre um fato posterior,
OU: 1 acontece depois do fato principal sem ser efeito do fato principal, sendo que o fato principal também não é a causa;
OU: 2 o narrador observa apenas o fato depois do fato principal ou faz uma observação posterior, como que acrescentando mais uma informação.
Observação: O fato da verificação é enunciado sempre depois do fato principal.
EXEMPLO
Caso:
Por que não temos a relação de causa e efeito? A resposta é simples:
O primeiro fato não provoca, ou ocasiona, necessariamente o seguinte: A mãe pode sair de casa e não trancar a porta. Ela pode ter trancado a porta, depois de ter entrado. O fato é que trancou a porta por alguma outra razão: segurança contra estranhos, contra ladrões.
Mas trancar a porta é, aqui, um fato posterior a sair de casa.
Caso:
O narrador primeiro observa que os alunos descem a escadaria e, a seguir, observa o sorriso iluminando o rosto deles. Ou pode acontecer que ele iria apenas afirmar que os alunos desceram a escada, mas depois se lembra de fazer mais uma observação: considera importante informar que os alunos estavam com amplos sorrisos no rosto. Das duas uma: Ou o narrador primeiro vê uma coisa e, enquanto os alunos vão descendo, nota em seguida os sorrisos; ou o narrador observa os dois fatos ao mesmo tempo, mas conta apenas um dos fatos e depois acrescenta o outro fato, quer porque se lembre de contar também o segundo fato, quer porque deseja destacar como algo interessante ou importante. A verificação, como fato secundário ou reduzido, é sempre destacada por vírgula.
Veja a diferença:
Sem vírgula: Os alunos desceram a escadaria sorridentes.
O narrador apresenta tudo como um único fato. E não há nada de especial para ele.
Com vírgula: Os alunos desceram a escadaria, sorridentes.
Na verificação usando a vírgula existem três possibilidades de interpretação:
O narrador primeiro apenas viu os alunos descendo e só depois viu os sorrisos.
O narrador apenas ia contar que os alunos desceram a escada, mas resolve ainda acrescentar mais um fato: ele destaca o segundo fato.
O narrador primeiro apenas viu os alunos descerem a escada; só depois viu os sorrisos. E se fala dos sorrisos, é algo especial para ele, algo inesperado, uma surpresa. Nesse caso, os dois fatos também ficam bem destacados, bem realçados.
Vamos, agora, estudar em detalhes o que vimos rapidamente nesta introdução.
É evidente que o nosso raciocínio vai nos dizer que a primeira notícia representa um fato anterior e a segunda, um fato, posterior. Mas a nossa língua, aí, está apresentando apenas duas notícias, uma em seguida da outra.
Aprendemos no segundo módulo, a englobar duas notícias numa única, com dois fatos.
1ª possibilidade: Descendo a escadaria, os alunos espalharam-se pelo pátio.
Neste módulo, nos interessa estudar a verificação como fato secundário ou reduzido.
E surge, assim, a segunda possibilidade:
O segundo fato é posterior ao primeiro: só podem espalhar-se pelo pátio, depois de descerem a escadaria. Primeiro descem e depois se dispersam.
Observação importante: Não se trata de relação de causa e efeito, porque um fato não implica necessariamente o outro. Podem descer a escadaria e depois ir para casa; podem descer a escadaria e depois aglomerar-se no pátio. Podem vir de casa e espalhar-se pelo pátio, etc.
EXERCÍCIO Nº 15
Englobe as duas notícias numa única, apresentando o segundo fato como reduzido, que é o fato de verificação.
1 Os alunos chegaram de casa. Espalharam-se pelo pátio.
1 Os alunos chegaram de casa. Espalhando-se pelo pátio.
2 Os alunos subiram a escadaria. Foram para suas salas de aulas.
2 Os alunos subiram a escadaria, indo para suas salas de aula.
3 O lavrador preparou a terra. Lançou as sementes no chão.
3 O lavrador preparou a terra, lançando as sementes no chão.
4 O automóvel arrancou. Afastou-se de nós.
4 O automóvel arrancou, afastando-se de nós.
5 O pai lavou a roupa. Estendeu-a no varal.
5 O pai lavou a roupa, estendendo-a no varal.
6 Os meninos pegaram a bola. Foram brincar no campo.
6 Os meninos pegaram a bola, indo brincar no campo.
7 O atacante fez o gol da vitória. Comemorou com beijos para a torcida.
7 O atacante fez o gol da vitória, comemorando com beijos para a torcida.
8 O juiz encerrou a partida. Retirou-se do campo.
8 O juiz encerrou a partida, retirando-se do campo.
9 A mãe enxugou a louça. Guardou-a no armário.
9 A mãe enxugou a louça, guardando-a no armário.
10 O menino ligou a televisão. Sentou-se na poltrona.
10 O menino ligou a televisão, sentando-se na poltrona.
EXERCÍCIO Nº 16
Vamos relembrar primeiro:
Os alunos desceram a escadaria. Espalharam-se pelo pátio.
São duas notícias, em que a segunda é o fato posterior e a primeira, o fato anterior. Você deve estar lembrado desde os dois primeiros módulos que é possível expressar-nos da seguinte maneira:
Descendo a escadaria, os alunos espalharam-se pelo pátio.
OU: Depois que desceram a escadaria, os alunos espalharam-se pelo pátio.
OU:
Sempre que for possível substituir o quando por depois que, você pode transformar a verificação em fato reduzido. Você já sabe o resultado:
Quando desceram a escadaria, os alunos espalharam-se pelo pátio.
Transformação: Os alunos desceram a escadaria, espalhando-se pelo pátio.
Faça a devida transformação, apresentando a verificação como fato reduzido:
1 Quando os inimigos foram vencidos, retiraram-se da planície.
1 Os inimigos foram vencidos, retirando-se da planície.
2 Quando Jorge entrou no curso superior, começou a estudar de fato.
2 Jorge entrou no curso superior, começando a estudar de fato.
3 Quando caiu uma fina chuva, deixou lisa a estrada.
3 Caiu uma fina chuva, deixando lisa a estrada.
4 Quando o professor entrou na sala, iniciou a explicação.
4 O professor entrou na sala, iniciando a explicação.
5 Quando a cozinheira pegou a panela, colocou-a no fogo.
5 A cozinheira pegou a panela, colocando-a no fogo.
6 Quando as alunas entraram, ofereceram flores à professora.
6 As aulas entraram, oferecendo flores à professora.
7 Quando os meninos voltaram da excursão, contaram suas aventuras.
7 Os meninos voltaram da excursão, contando suas aventuras.
8 Quando o professor deu as notas, descontentou a muitos.
8 O professor deu as notas, descontentando a muitos.
9 Quando a polícia descobriu a fraude, prendeu os culpados.
9 A polícia descobriu a fraude, prendendo os culpados.
10 Quando a galinha põe um ovo, cacareja durante muito tempo.
10 A galinha põe um ovo, cacarejando durante muito tempo.
EXERCÍCIO Nº 17
Inverta a expressão, transformando a relação de tempo e verificação em relação de consideração e verificação, fazendo com que a verificação passe para o fato secundário.
1 Descendo as escadarias, os alunos espalharam-se pelo pátio.
1 Os alunos desceram as escadarias, espalhando-se pelo pátio.
2 Saindo do quarto, Marcelo apagou a luz.
2 Marcelo saiu do quarto, apagando a luz.
3 Passando graxa nos sapatos, Luís lustrou-os.
3 Luís passou graxa nos sapatos, lustrando-os.
4 Chegando à fronteira, mostramos o passaporte.
4 Chegamos à fronteira, mostrando o passaporte.
5 Alcançando a beira da lagoa, o menino preparou as iscas.
5 O menino alcançou a beira da lagoa, preparando as iscas.
6 Colhendo flores no jardim, minha mãe colocou-as em vasos.
6 Minha mãe colheu flores no jardim, colocando-as em vasos.
7 Recolhendo muitas mudinhas, o jardineiro transplantou-as.
7 O jardineiro recolheu muitas mudinhas, transplantando-as.
8 Ceifando o trigo, o lavrador guardou-o no celeiro.
8 O lavrador ceifou o trigo, guardando-o no celeiro.
9 Comprando alguns quilos de carne, a mulher deixou tudo na geladeira.
9 A mulher comprou alguns quilos de carne, deixando tudo na geladeira.
10 Sentando-se à mesa, a cozinheira escolheu o feijão.
10 A cozinheira sentou-se à mesa, escolhendo o feijão.
EXERCÍCIO Nº 18
EXEMPLO
É claro: ouviu uns tiros, quando estava dormindo (e acordou com os tiros).
Mas é possível inverter a expressão:
É evidente que o rapaz apenas dorme, quando ouve tiros. Mas o fato é totalmente outro: o quando do primeiro exemplo nos indica o tempo em que ouviu os tiros; e o quando do segundo exemplo nos traz a surpresa dos tiros, apresenta o inesperado, e o imprevisto.
Agora vamos ao exercício:
Transforme a relação de tempo e verificação para a de consideração e verificação, apresentando a verificação como fato surpreendente com a palavra quando. Para isso, é preciso inverter: retirar o quando do primeiro fato e passar para o segundo. E agora você já sabe que o significado muda totalmente.
1 Quando o rapaz dormia, ouviu barulho no primeiro andar.
1 O rapaz dormia, quando ouviu barulho no primeiro andar.
2 Quando os contrabandistas chegaram à fronteira, foram presos.
2 Os contrabandistas chegaram à fronteira, quando foram presos.
3 Quando o professor deu as notas, os alunos saltaram de alegria.
3 O professor deu as notas, quando os alunos saltaram de alegria.
4 Quando os espectadores assistiam interessados ao jogo, desabou o estádio.
4 Os espectadores assistiam interessados ao jogo, quando desabou o estádio.
5 Quando o carro capotou, morreram duas pessoas.
5 O carro capotou, quando morreram duas pessoas.
6 Quando a polícia chegou, os traficantes foram presos.
6 A polícia chegou, quando os traficantes foram presos.
7 Quando Teresa ouviu o estrondo do trovão, saltou da cama.
7 Teresa ouviu o estrondo do trovão, quando saltou da cama.
8 Quando eu ia sair de carro, um pneu estava furado.
8 Eu ia sair de carro, quando um pneu estava furado.
9 Quando o lavrador ia arar a terra, despencou fortíssima chuva.
9 O lavrador ia arar a terra, quando despencou fortíssima chuva.
10 Quando o colono ia atrelar os cavalos, os animais fugiram.
10 O colono ia atrelar os cavalos, quando os animais fugiram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário