quarta-feira, 1 de setembro de 2021

77º 1.20 - MÓDULO 6: O EFEITO

PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO 



I. PRÉ-REQUISITO

Ter concluído o módulo 5.


II. OBJETIVOS

No final do estudo do módulo nº 6, você deverá ser capaz de:

Compreender que o nosso raciocínio relaciona fatos da natureza ou da nossa mente.

Compreender que a linguagem relaciona fatos de expressão.

Extrair da linguagem o raciocínio oculto na expressão, (na medida em que foi ensinado).

Redigir, ressaltando o efeito de um fato em conexão com a causa correspondente.

Variar a expressão que revela o efeito.

Compreender a relação entre os vocábulos muito e tanto, tal, tamanho e tão.

Reconhecer o significado dos vocábulos tanto, tal, tamanho e tão.

Usar adequadamente a vírgula nas relações de causa e efeito.

Usar adequadamente o ponto de exclamação em substituição à palavra tanto.

Reconhecer a relação entre uma causa e um efeito não observado.

Redigir adequadamente a relação do item J.

Reconhecer a relação entre a causa negada e o efeito irreal.

Redigir corretamente a relação do item L.


III. PRÉ-TESTE 

Tente responder a todas as questões seguintes. Caso você não o consiga, não desanime! Pois este é o assunto que pretendemos expor neste módulo nº 6.


EXERCÍCIO 1 

Relacione, pela linguagem, a relação de causa e efeito, empregando as palavras: tanto, tal, tamanho, tão.


a Manuel preparou-se, estando apto a exercer as funções.

a Manuel preparou-se tanto, que está apto a exercer as funções.


b Assustando-se com o barulho, José pulou da cama.

b José se assustou tanto com o barulho, que pulou da cama.


c Os alunos progrediram muito nos estudos, sendo todos aprovados.

c Os alunos progrediram tanto nos estudos, que todos foram aprovados.


d A moça falou com muita espontaneidade, cativando a todos com sua franqueza.

d A moça falou com tanta (tal, tamanha) espontaneidade, que cativou a todos com sua franqueza.


e Explicando o professor muito bem o problema, os alunos conseguiram resolvê-lo

e O professor explicou o problema tão bem, que os alunos conseguiram resolvê-lo.


f O rapaz voltou muito depressa. Surpreendeu a todos.

f O rapaz voltou tão depressa, que surpreendeu a todos.


g O resultado foi muito espantoso, ninguém querendo acreditar.

g O resultado foi tão espantoso, que ninguém quis (quer) acreditar.


h Sendo os bois muito mansos, são úteis ao homem.

h Os bois são tão mansos, que são úteis ao homem.



2 Inter-relacione os dois fatos como causa e efeito pelas expressões de modo que, de sorte que, de forma que, de maneira que.


a O rapaz me explicou os fatos. Acreditei nele.

a O rapaz me explicou os fatos, de modo que acreditei nele.


b O vento entrou pela janela, esparramando os documentos.

b O vento entrou pela janela, de modo que esparramou os documentos.


c Seguindo as pegadas, o rapaz encontrou a onça.

c O rapaz seguiu as pegadas, de modo que encontrou a onça.


d Mantendo os alunos os cadernos sempre organizados, a professora se alegra.

d Os alunos mantêm os cadernos sempre organizados, de modo que a professora se alegra.



3 Aumente a causa com a palavra muito em a) e com demais em b), não tendo você observado ainda o efeito:


a Choveu muito e os rios transbordaram.

a Choveu muito, para que os rios não transbordassem.


b A seca foi intensa e se perderam todas as colheitas.

b A seca foi intensa demais, para que não se perdessem todas as colheitas.



4 Com o vocábulo pouco, indique que a causa é muito fraca para que possa surtir o efeito correspondente.


a Chove pouco e as planícies não ficam debaixo da água.

a Chove pouco, para que as planícies fiquem debaixo da água.


b Choveu, ficando submersos os terrenos baixos.

b Choveu pouco, para que os terrenos baixos ficassem submersos.



5 Negue a causa e faça a devida mudança na expressão.


a Ela é tão linda, que é admirada por todos.

a Ela não é tão linda, que seja admirada por todos.


b O ônibus chegou tão cheio, que eu não pude entrar nele.

b O ônibus não chegou tão cheio, que eu não pudesse entrar nele.



6 Responda às questões abaixo              

A prova foi tão fácil, que ninguém tirou nota abaixo de sete.


a Qual é a causa?                      

a A prova foi muito fácil.


b Qual é o efeito?                      

b Ninguém tirou nota abaixo de sete.





Nenhum comentário:

Postar um comentário