PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO
I. PRÉ-REQUISITO
Ter concluído o módulo 5.
II. OBJETIVOS
No final do estudo do módulo nº 6, você deverá ser capaz de:
Compreender que o nosso raciocínio relaciona fatos da natureza ou da nossa mente.
Compreender que a linguagem relaciona fatos de expressão.
Extrair da linguagem o raciocínio oculto na expressão, (na medida em que foi ensinado).
Redigir, ressaltando o efeito de um fato em conexão com a causa correspondente.
Variar a expressão que revela o efeito.
Compreender a relação entre os vocábulos muito e tanto, tal, tamanho e tão.
Reconhecer o significado dos vocábulos tanto, tal, tamanho e tão.
Usar adequadamente a vírgula nas relações de causa e efeito.
Usar adequadamente o ponto de exclamação em substituição à palavra tanto.
Reconhecer a relação entre uma causa e um efeito não observado.
Redigir adequadamente a relação do item J.
Reconhecer a relação entre a causa negada e o efeito irreal.
Redigir corretamente a relação do item L.
III. PRÉ-TESTE
Tente responder a todas as questões seguintes. Caso você não o consiga, não desanime! Pois este é o assunto que pretendemos expor neste módulo nº 6.
EXERCÍCIO 1
Relacione, pela linguagem, a relação de causa e efeito, empregando as palavras: tanto, tal, tamanho, tão.
a Manuel preparou-se, estando apto a exercer as funções.
a Manuel preparou-se tanto, que está apto a exercer as funções.
b Assustando-se com o barulho, José pulou da cama.
b José se assustou tanto com o barulho, que pulou da cama.
c Os alunos progrediram muito nos estudos, sendo todos aprovados.
c Os alunos progrediram tanto nos estudos, que todos foram aprovados.
d A moça falou com muita espontaneidade, cativando a todos com sua franqueza.
d A moça falou com tanta (tal, tamanha) espontaneidade, que cativou a todos com sua franqueza.
e Explicando o professor muito bem o problema, os alunos conseguiram resolvê-lo
e O professor explicou o problema tão bem, que os alunos conseguiram resolvê-lo.
f O rapaz voltou muito depressa. Surpreendeu a todos.
f O rapaz voltou tão depressa, que surpreendeu a todos.
g O resultado foi muito espantoso, ninguém querendo acreditar.
g O resultado foi tão espantoso, que ninguém quis (quer) acreditar.
h Sendo os bois muito mansos, são úteis ao homem.
h Os bois são tão mansos, que são úteis ao homem.
2 Inter-relacione os dois fatos como causa e efeito pelas expressões de modo que, de sorte que, de forma que, de maneira que.
a O rapaz me explicou os fatos. Acreditei nele.
a O rapaz me explicou os fatos, de modo que acreditei nele.
b O vento entrou pela janela, esparramando os documentos.
b O vento entrou pela janela, de modo que esparramou os documentos.
c Seguindo as pegadas, o rapaz encontrou a onça.
c O rapaz seguiu as pegadas, de modo que encontrou a onça.
d Mantendo os alunos os cadernos sempre organizados, a professora se alegra.
d Os alunos mantêm os cadernos sempre organizados, de modo que a professora se alegra.
3 Aumente a causa com a palavra muito em a) e com demais em b), não tendo você observado ainda o efeito:
a Choveu muito e os rios transbordaram.
a Choveu muito, para que os rios não transbordassem.
b A seca foi intensa e se perderam todas as colheitas.
b A seca foi intensa demais, para que não se perdessem todas as colheitas.
4 Com o vocábulo pouco, indique que a causa é muito fraca para que possa surtir o efeito correspondente.
a Chove pouco e as planícies não ficam debaixo da água.
a Chove pouco, para que as planícies fiquem debaixo da água.
b Choveu, ficando submersos os terrenos baixos.
b Choveu pouco, para que os terrenos baixos ficassem submersos.
5 Negue a causa e faça a devida mudança na expressão.
a Ela é tão linda, que é admirada por todos.
a Ela não é tão linda, que seja admirada por todos.
b O ônibus chegou tão cheio, que eu não pude entrar nele.
b O ônibus não chegou tão cheio, que eu não pudesse entrar nele.
6 Responda às questões abaixo
A prova foi tão fácil, que ninguém tirou nota abaixo de sete.
a Qual é a causa?
a A prova foi muito fácil.
b Qual é o efeito?
b Ninguém tirou nota abaixo de sete.
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