quarta-feira, 1 de setembro de 2021

88º 15.20 - MÓDULO 6: O EFEITO

PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO 


VI. PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES DE SUPORTE

Nos módulos precedentes aprendemos a estabelecer a relação de causa e efeito pelo nosso raciocínio.

EXEMPLO          

João acendeu a luz. A sala ficou iluminada.



Trata-se, em linguagem, de duas notícias isoladas. Mas se refletirmos a respeito dos dois fatos, o que descobrimos?

A sala ficou iluminada: esse fato é o resultado (o efeito) do outro fato: João acendeu a luz.

João acendeu a luz:  não precisava nem ler adiante para já saber que alguma coisa ficou iluminada. O primeiro fato provoca a existência do segundo, sendo a causa.

É o nosso raciocínio que diz que o fato João acendeu a luz é a causa. Em nossa expressão, nada existe que venha a indicar esse fato como causa. Do mesmo modo, a nossa expressão A sala ficou iluminada nada nos diz, pela linguagem, que é efeito. É o nosso raciocínio que nos revela o efeito.

Nos módulos anteriores, aprendemos a indicar a causa pela própria linguagem, sem deixá-la por conta só do nosso raciocínio.

EXEMPLO

A sala ficou iluminada, porque João acendeu a luz.

Causa

João acendeu a luz; por conseguinte, a sala ficou iluminada.

Causa

Se sabemos qual é a causa, logo, o nosso raciocínio nos revela o outro fato como efeito.

Neste módulo, vamos aprender a indicar, por expressão de linguagem, o efeito. Embora nos módulos anteriores pudéssemos indicar a causa isoladamente, a nossa língua não permite indicar isoladamente o efeito, mas apenas em correlação com a causa. Queremos afirmar que o efeito só pode ser expresso diretamente, marcando, de alguma forma, ao mesmo tempo a causa.


ATIVIDADE Nº 9 

Vamos estabelecer a relação entre a causa e o efeito.

Procedimento: Na causa deve aparecer uma das seguintes palavras: tanto, tal, tamanho e tão; ou então as expressões de (tal) modo, de (tal) maneira, de (tal) forma, de (tal) sorte. No efeito surge, no início, a palavra que. Nenhum dos dois fatos fica reduzido.


EXERCÍCIO Nº 21 

Estabeleça a relação de causa e efeito usando o vocábulo tanto.

Observação: Recomendamos o uso da vírgula antes do que. 


a Os moços dançaram. Ficaram cansados.

a Os moços dançaram tanto, que ficaram cansados.


b Os moços estudaram. Aprenderam as lições.

b Os moços estudaram tanto, que aprenderam as lições.


c Meu pai dormiu. Chegou atrasado ao serviço.

c Meu pai dormiu tanto, que chegou atrasado ao serviço.


d Os passarinhos cantam; o ambiente fica alegre.

d Os passarinhos cantam tanto, que o ambiente fica alegre.


e João correu e o nosso professor o escolheu como principal atleta.

e João correu tanto, que o nosso professor o escolheu como principal atleta.



EXERCÍCIO Nº 22 

Refaça o exercício nº 21, utilizando uma das expressões de modo, de maneira, de sorte, de forma.

Observação: Recomendamos o uso da vírgula antes dessas expressões. 


a Os moços dançaram. Ficaram cansados.

a Os moços dançaram, de forma que ficaram cansados.


b Os moços estudaram. Aprenderam as lições.

b Os moços estudaram, de forma que aprenderam as lições.


c Meu pai dormiu. Chegou atrasado ao serviço.

c Meu pai dormiu, de sorte que chegou atrasado ao serviço.


d Os passarinhos cantam; o ambiente fica alegre.

d Os passarinhos cantam, de maneira que o ambiente fica alegre.


e João correu e o nosso professor o escolheu como principal atleta.

e João correu, de modo que o nosso professor o escolheu como principal atleta.



EXERCÍCIO Nº 23 

Refaça o exercício nº 22, acrescentando o vocábulo tal no meio da expressão.

Observação: Recomendamos o uso da vírgula antes do que. 


a Os moços dançaram. Ficaram cansados.

a Os moços dançaram de tal modo, que ficaram cansados.


b Os moços estudaram. Aprenderam as lições.

b Os moços estudaram de tal forma, que aprenderam as lições.


c Meu pai dormiu. Chegou atrasado ao serviço.

c Meu pai dormiu de tal modo, que chegou atrasado ao serviço.


d Os passarinhos cantam; o ambiente fica alegre.

d Os passarinhos cantam de tal forma, que o ambiente fica alegre.


e João correu e o nosso professor o escolheu como principal atleta.

e João correu de tal maneira, que o nosso professor o escolheu como principal atleta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário