PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO
I. PRÉ-REQUISITO
Para estudar o módulo nº 10, você precisa ter concluído o módulo nº 9.
II. OBJETIVOS
No final do estudo do módulo nº 10, você deverá ser capaz de:
Compreender que a verificação introduzida por quando apresenta o imprevisto, o inesperado, uma surpresa.
Reconhecer a relação de consideração e verificação.
Transformar a relação de tempo e verificação em relação de consideração e verificação, redigindo corretamente.
Distinguir entre o quando que apresenta o tempo e o quando que apresenta a verificação.
Redigir a verificação com economia de expressão.
Redigir, empregando corretamente a vírgula no caso da verificação.
Distinguir a diferença de significado com a presença ou ausência da vírgula.
Redigir transformando adjetivos em locuções substantivas e vice-versa.
Redigir, apresentando o fato da verificação como real ou irreal.
Redigir, empregando corretamente as diversas variantes da verificação.
Distinguir entre a relação de causa e efeito e a relação de consideração e verificação.
Interpretar os fatos em sua devida relação.
III. PRÉ-TESTE
1 Apresente o segundo fato, o da verificação, como fato secundário e reduzido.
a Quando eu ia sair da sala, o professor me chamou.
a Eu ia sair da sala, quando o professor me chamou.
b Quando o rapaz terminou o discurso, estava todo vermelho.
b O rapaz terminou o discurso, todo vermelho.
c Quando a moça estava no meio das colegas, era alegre.
c A moça estava no meio das colegas, alegre.
d Quando o atleta terminou a corrida, estava com o rosto afogueado.
d O atleta terminou a corrida, com o rosto afogueado.
e Quando João Rodrigues veio a falecer, era coronel.
e João Rodrigues veio a falecer, coronel.
f Quando os escoteiros voltaram do acampamento, estavam com a roupa enlameada.
f Os escoteiros voltaram do acampamento, com a roupa enlameada.
g Quando a moça ouviu a advertência do pai, estava com o rosto pálido.
g A moça ouviu a advertência do pai, com o rosto pálido.
h Quando a moça se vestiu de branco, parecia uma princesa.
h A moça se vestiu de branco, como uma princesa.
i Quando as abelhas ficam zumbindo, parecem uns motorzinhos.
i As abelhas ficam zumbindo, como uns motorzinhos.
j O menino entrou na sala. Acendeu a luz.
j O menino entrou na sala, acendendo a luz.
2 Apresente o segundo fato introduzido pela expressão sem que:
a Quando trabalhava ao sol, ficava sem chapéu na cabeça.
a Trabalhava ao sol, sem que tivesse (usasse) chapéu na cabeça.
b O lavrador fez grandes plantações de feijão, com pouca produtividade.
b O lavrador fez grandes plantações de feijão, sem que alcançasse (tivesse, obtivesse) grande produtividade.
3 Apresente o segundo fato introduzido por como se:
a Quando as abelhas zumbem, parecem motorzinhos.
a As abelhas zumbem, como se fossem motorzinhos.
b Hoje, está muito quente. Parece verão.
b Hoje, está muito quente, como se fosse verão.
c Os faróis dos carros riscavam a noite. Pareciam estrelas cadentes.
c Os faróis dos carros riscavam a noite, como se fossem cadentes.
4 Introduza o segundo fato pela expressão como que:
a Os alunos escutavam o orador. Pareciam hipnotizados.
a Os alunos escutavam o orador como que hipnotizados.
b Os papéis estavam caídos no chão, como se tivessem sido espalhados pelo vento.
b Os papéis estavam caídos no chão, como que espalhados pelo vento.
5 Responda às perguntas seguintes:
O rapaz parou, como que imobilizado pelo terror.
a O segundo fato é real ou irreal? a Irreal.
Criança com febre.
b A expressão “com febre” pode ser substituída por uma única palavra equivalente no sentido. Qual é? b Febril.
O beberrão recebeu o seu ordenado, entrando no primeiro botequim.
c Qual é o fato posterior? c O segundo fato. (O beberrão entrou no primeiro botequim.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário