quinta-feira, 2 de setembro de 2021

142º 1.14 - MÓDULO 10: CONSIDERAÇÃO E VERIFICAÇÃO

 PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO



I. PRÉ-REQUISITO 

Para estudar o módulo nº 10, você precisa ter concluído o módulo nº 9.


II. OBJETIVOS 

No final do estudo do módulo nº 10, você deverá ser capaz de:

Compreender que a verificação introduzida por quando apresenta o imprevisto, o inesperado, uma surpresa.

Reconhecer a relação de consideração e verificação.

Transformar a relação de tempo e verificação em relação de consideração e verificação, redigindo corretamente.

Distinguir entre o quando que apresenta o tempo e o quando que apresenta a verificação.

Redigir a verificação com economia de expressão.

Redigir, empregando corretamente a vírgula no caso da verificação.

Distinguir a diferença de significado com a presença ou ausência da vírgula.

Redigir transformando adjetivos em locuções substantivas e vice-versa.

Redigir, apresentando o fato da verificação como real ou irreal.

Redigir, empregando corretamente as diversas variantes da verificação.

Distinguir entre a relação de causa e efeito e a relação de consideração e verificação.

Interpretar os fatos em sua devida relação.


III. PRÉ-TESTE

1 Apresente o segundo fato, o da verificação, como fato secundário e reduzido.


a Quando eu ia sair da sala, o professor me chamou.

a Eu ia sair da sala, quando o professor me chamou.


b Quando o rapaz terminou o discurso, estava todo vermelho.

b O rapaz terminou o discurso, todo vermelho.


c Quando a moça estava no meio das colegas, era alegre.

c A moça estava no meio das colegas, alegre.


d Quando o atleta terminou a corrida, estava com o rosto afogueado.

d O atleta terminou a corrida, com o rosto afogueado.


e Quando João Rodrigues veio a falecer, era coronel.

e João Rodrigues veio a falecer, coronel.


f Quando os escoteiros voltaram do acampamento, estavam com a roupa enlameada.

f Os escoteiros voltaram do acampamento, com a roupa enlameada.


g Quando a moça ouviu a advertência do pai, estava com o rosto pálido.

g A moça ouviu a advertência do pai, com o rosto pálido.


h Quando a moça se vestiu de branco, parecia uma princesa.

h A moça se vestiu de branco, como uma princesa.


i Quando as abelhas ficam zumbindo, parecem uns motorzinhos.

i As abelhas ficam zumbindo, como uns motorzinhos.


j O menino entrou na sala. Acendeu a luz.

j O menino entrou na sala, acendendo a luz.



2 Apresente o segundo fato introduzido pela expressão sem que:


a Quando trabalhava ao sol, ficava sem chapéu na cabeça.

a Trabalhava ao sol, sem que tivesse (usasse) chapéu na cabeça.


b O lavrador fez grandes plantações de feijão, com pouca produtividade.

b O lavrador fez grandes plantações de feijão, sem que alcançasse (tivesse, obtivesse) grande produtividade.



3 Apresente o segundo fato introduzido por como se:


a Quando as abelhas zumbem, parecem motorzinhos. 

a As abelhas zumbem, como se fossem motorzinhos.


b Hoje, está muito quente. Parece verão. 

b Hoje, está muito quente, como se fosse verão.


c Os faróis dos carros riscavam a noite. Pareciam estrelas cadentes. 

c Os faróis dos carros riscavam a noite, como se fossem cadentes.



4 Introduza o segundo fato pela expressão como que:


a Os alunos escutavam o orador. Pareciam hipnotizados.

a Os alunos escutavam o orador como que hipnotizados.


b Os papéis estavam caídos no chão, como se tivessem sido espalhados pelo vento.

b Os papéis estavam caídos no chão, como que espalhados pelo vento.



5 Responda às perguntas seguintes:


O rapaz parou, como que imobilizado pelo terror.

a O segundo fato é real ou irreal? a Irreal.

Criança com febre.


b A expressão “com febre” pode ser substituída por uma única palavra equivalente no sentido. Qual é? b Febril.

O beberrão recebeu o seu ordenado, entrando no primeiro botequim.


c Qual é o fato posterior? c O segundo fato. (O beberrão entrou no primeiro botequim.)



Nenhum comentário:

Postar um comentário