PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO
IV. PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES
Notícia de uma tragédia.
Lins do Rego começa o seu romance MENINO DE ENGENHO narrando o seguinte acontecimento:
“Eu tinha uns quatro anos no dia em que minha mãe morreu. Dormia no meu quarto, quando pela manhã acordei com um enorme barulho na casa toda. Eram gritos e gente correndo para todos os cantos. O quarto de dormir de meu pai estava cheio de pessoas que eu não conhecia. Corri para lá, e vi minha mãe estendida no chão e meu pai caído em cima dela como um louco. A gente toda que estava ali olhava para o quadro, como se estivesse num espetáculo. Vi então que minha mãe estava toda banhada em sangue”...
E o escritor continua a narrar a tragédia e a reação do menino, que tinha apenas uns quatro anos, quando viu a mãe morta.
Observe este seguinte trecho:
...quando corri para beijá-la, me pegaram pelo braço com força. Chorei, fiz o possível para livrar-me. Mas não me deixaram fazer nada. Um homem que chegou com uns soldados mandou então que todos saíssem, que só podia ficar ali a polícia e mais ninguém.
Vamos tomar dessa narrativa o período seguinte e analisá-lo:
Este tipo de relação entre a consideração de tempo e verificação, aprendemos no módulo nº 8.
Entretanto, esse trecho não foi o que Lins do Rego escreveu. Nós o mudamos. A cópia exata do texto do escritor paraibano é a que vai ser apresentada, a seguir: Agora, no entanto, vamos ser fieis ao texto e colocá-lo entre aspas:
... “e corri para beijá-la, quando me pegaram pelo braço com força. Chorei, fiz o possível para livrar-me. Mas não me deixaram fazer nada. Um homem que chegou com uns soldados mandou então que todos saíssem, que só podia ficar ali a polícia e mais ninguém.
ATIVIDADE Nº 1
A Verificação Introduzida por Quando.
Vamos retomar o período, agora obedecendo ao texto original:
Aparentemente, esse período do romancista é um contra senso. Como é que o menino pode correr, quando o seguram pelo braço com força? O colega há de estar lembrado do aparente contra senso que encontramos no módulo anterior e que nos deu a relação de conclusão e consideração. Aqui ocorre algo semelhante.
A inversão entre o fato secundário e o fato principal não mais indica a relação de tempo (consideração de tempo) e verificação. O fato secundário nos traz o inesperado, um imprevisto, uma surpresa.
Assim, a consideração passa a ser o fato principal e o fato secundário nos traz a verificação, tratando-se de uma relação de consideração e verificação.
Os dois fatos são simultâneos ou o fato (secundário) da verificação vem logo após o fato principal. Normalmente, o narrador observa o fato da verificação apenas depois do fato principal, que é o fato da consideração.
Vamos fazer agora um exercício invertendo a relação de tempo e verificação, para consideração e verificação, introduzindo a verificação pelo vocábulo quando. Desse modo, a sua resposta ficará semelhante ou igual aos textos de nossos escritores (às vezes um pouco simplificado). Os seis primeiros se baseiam em Lins do Rego e os dois últimos, em Machado de Assis.
Lembrete:
O fato da verificação, introduzido por quando, vem sempre depois do fato principal.
EXERCÍCIO Nº 1
Inverta a relação de tempo e verificação para consideração e verificação, introduzindo a verificação por quando!
1 Quando corri para beijá-la, me pegaram pelo braço com força.
1 Corri para beijá-la, quando me pegaram pelo braço com força.
2 Quando o rapaz dormia no seu quarto, ele ouviu uns tiros no primeiro andar.
2 O rapaz dormia no seu quarto, quando ele ouviu uns tiros no primeiro andar.
3 Quando dormia no meu quarto, acordei com um enorme barulho na casa toda.
3 Dormia no meu quarto, quando acordei com um enorme barulho na casa toda.
4 Quando meu avô estava sentado na sua cadeira, chegaram Maria Pia e a mãe.
4 Meu avô estava sentado na sua cadeira, quando chegaram Maria Pia e a mãe.
5 Quando o pedreiro trabalhava, viu o velho Manuel Antônio botando um saquinho debaixo duma galinha choca.
5 O pedreiro trabalhava, quando viu o velho Manuel Antônio botando um saquinho debaixo duma galinha choca.
6 Quando o padre ia para dar a extrema-unção a um doente, viu uma coisa puxando pelo rabo do cavalo.
6 O padre ia para dar a extrema-unção a um doente, quando viu uma coisa puxando pelo rabo do cavalo.
7 Quando eu vinha do quartel de Moura, ouvi um barulho muito grande.
7 Eu vinha do quartel de Moura, quando ouvi um barulho muito grande.
8 Quando eu ia entrar na sala de visitas, ouvi proferir o meu nome e escondi-me atrás da porta.
8 Eu ia entrar na sala de visitas, quando ouvi proferir o meu nome e escondi-me atrás da porta.
EXERCÍCIO Nº 2
Faça o mesmo do exercício anterior!
1 Quando o menino pegou o primeiro peixe em sua vida, ficou muito contente.
1 O menino pegou o primeiro peixe em sua vida, quando ficou muito contente.
2 Quando Rosinha ia sair de casa, a mãe a chamou.
2 Rosinha ia sair de casa, quando a mãe a chamou.
3 Quando a tropa ia atravessar a ponte, ela desabou.
3 A tropa ia atravessar a ponte, quando ela desabou.
4 Quando o velho ia descer da calçada, um automóvel o apanhou.
4 O velho ia descer da calçada, quando um automóvel o apanhou.
5 Quando o ricaço estava fazendo grandes planos para o futuro, a morte o apanhou.
5 O ricaço estava fazendo grandes planos para o futuro, quando a morte o apanhou.
6 Quando os habitantes se preparavam para dormir, veio o primeiro grande abalo do terremoto.
6 Os habitantes se preparavam para dormir, quando veio o primeiro grande abalo do terremoto.
7 Quando o fazendeiro ia vender a sua colheita de feijão, os preços baixaram violentamente.
7 O fazendeiro ia vender a sua colheita de feijão, quando os preços baixaram violentamente.
8 Quando os piratas se preparavam para atacar o barco, desabou repentino temporal e o navio pirata foi jogado contra os rochedos.
8 Os piratas se preparavam para atacar o barco, quando desabou repentino temporal e o navio pirata foi jogado contra os rochedos.
9 Quando papai ia ligar o aparelho, estourou o fusível.
9 Papai ia ligar o aparelho, quando estourou o fusível.
10 Quando mamãe ia pôr o almoço sobre a mesa, chegou a visita.
10 Mamãe ia pôr o almoço sobre a mesa, quando chegou a visita.
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