quinta-feira, 2 de setembro de 2021

143º 2.14 - MÓDULO 10: CONSIDERAÇÃO E VERIFICAÇÃO

 PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO


IV. PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES

Notícia de uma tragédia.

Lins do Rego começa o seu romance MENINO DE ENGENHO narrando o seguinte acontecimento:

“Eu tinha uns quatro anos no dia em que minha mãe morreu. Dormia no meu quarto, quando pela manhã acordei com um enorme barulho na casa toda. Eram gritos e gente correndo para todos os cantos. O quarto de dormir de meu pai estava cheio de pessoas que eu não conhecia. Corri para lá, e vi minha mãe estendida no chão e meu pai caído em cima dela como um louco. A gente toda que estava ali olhava para o quadro, como se estivesse num espetáculo. Vi então que minha mãe estava toda banhada em sangue”...

E o escritor continua a narrar a tragédia e a reação do menino, que tinha apenas uns quatro anos, quando viu a mãe morta.

Observe este seguinte trecho:

...quando corri para beijá-la, me pegaram pelo braço com força. Chorei, fiz o possível para livrar-me. Mas não me deixaram fazer nada. Um homem que chegou com uns soldados mandou então que todos saíssem, que só podia ficar ali a polícia e mais ninguém.

Vamos tomar dessa narrativa o período seguinte e analisá-lo:



Este tipo de relação entre a consideração de tempo e verificação, aprendemos no módulo nº 8.

Entretanto, esse trecho não foi o que Lins do Rego escreveu. Nós o mudamos. A cópia exata do texto do escritor paraibano é a que vai ser apresentada, a seguir: Agora, no entanto, vamos ser fieis ao texto e colocá-lo entre aspas:

... “e corri para beijá-la, quando me pegaram pelo braço com força. Chorei, fiz o possível para livrar-me. Mas não me deixaram fazer nada. Um homem que chegou com uns soldados mandou então que todos saíssem, que só podia ficar ali a polícia e mais ninguém.



ATIVIDADE Nº 1 

A Verificação Introduzida por Quando.

Vamos retomar o período, agora obedecendo ao texto original:



Aparentemente, esse período do romancista é um contra senso. Como é que o menino pode correr, quando o seguram pelo braço com força? O colega há de estar lembrado do aparente contra senso que encontramos no módulo anterior e que nos deu a relação de conclusão e consideração. Aqui ocorre algo semelhante.



A inversão entre o fato secundário e o fato principal não mais indica a relação de tempo (consideração de tempo) e verificação. O fato secundário nos traz o inesperado, um imprevisto, uma surpresa.

Assim, a consideração passa a ser o fato principal e o fato secundário nos traz a verificação, tratando-se de uma relação de consideração e verificação.

Os dois fatos são simultâneos ou o fato (secundário) da verificação vem logo após o fato principal. Normalmente, o narrador observa o fato da verificação apenas depois do fato principal, que é o fato da consideração.

Vamos fazer agora um exercício invertendo a relação de tempo e verificação, para consideração e verificação, introduzindo a verificação pelo vocábulo quando. Desse modo, a sua resposta ficará semelhante ou igual aos textos de nossos escritores (às vezes um pouco simplificado). Os seis primeiros se baseiam em Lins do Rego e os dois últimos, em Machado de Assis.

Lembrete: 

O fato da verificação, introduzido por quando, vem sempre depois do fato principal.



EXERCÍCIO Nº 1 

Inverta a relação de tempo e verificação para consideração e verificação, introduzindo a verificação por quando!


1 Quando corri para beijá-la, me pegaram pelo braço com força.

1 Corri para beijá-la, quando me pegaram pelo braço com força.


2 Quando o rapaz dormia no seu quarto, ele ouviu uns tiros no primeiro andar.

2 O rapaz dormia no seu quarto, quando ele ouviu uns tiros no primeiro andar.


3 Quando dormia no meu quarto, acordei com um enorme barulho na casa toda.

3 Dormia no meu quarto, quando acordei com um enorme barulho na casa toda.


4 Quando meu avô estava sentado na sua cadeira, chegaram Maria Pia e a mãe.

4 Meu avô estava sentado na sua cadeira, quando chegaram Maria Pia e a mãe.


5 Quando o pedreiro trabalhava, viu o velho Manuel Antônio botando um saquinho debaixo duma galinha choca.

5 O pedreiro trabalhava, quando viu o velho Manuel Antônio botando um saquinho debaixo duma galinha choca.


6 Quando o padre ia para dar a extrema-unção a um doente, viu uma coisa puxando pelo rabo do cavalo.

6 O padre ia para dar a extrema-unção a um doente, quando viu uma coisa puxando pelo rabo do cavalo.


7 Quando eu vinha do quartel de Moura, ouvi um barulho muito grande.

7 Eu vinha do quartel de Moura, quando ouvi um barulho muito grande.


8 Quando eu ia entrar na sala de visitas, ouvi proferir o meu nome e escondi-me atrás da porta.

8 Eu ia entrar na sala de visitas, quando ouvi proferir o meu nome e escondi-me atrás da porta.



EXERCÍCIO Nº 2 

Faça o mesmo do exercício anterior!


1 Quando o menino pegou o primeiro peixe em sua vida, ficou muito contente.

1 O menino pegou o primeiro peixe em sua vida, quando ficou muito contente.


2 Quando Rosinha ia sair de casa, a mãe a chamou.

2 Rosinha ia sair de casa, quando a mãe a chamou.


3 Quando a tropa ia atravessar a ponte, ela desabou.

3 A tropa ia atravessar a ponte, quando ela desabou.


4 Quando o velho ia descer da calçada, um automóvel o apanhou.

4 O velho ia descer da calçada, quando um automóvel o apanhou.


5 Quando o ricaço estava fazendo grandes planos para o futuro, a morte o apanhou.

5 O ricaço estava fazendo grandes planos para o futuro, quando a morte o apanhou.


6 Quando os habitantes se preparavam para dormir, veio o primeiro grande abalo do terremoto.

6 Os habitantes se preparavam para dormir, quando veio o primeiro grande abalo do terremoto.


7 Quando o fazendeiro ia vender a sua colheita de feijão, os preços baixaram violentamente.

7 O fazendeiro ia vender a sua colheita de feijão, quando os preços baixaram violentamente.


8 Quando os piratas se preparavam para atacar o barco, desabou repentino temporal e o navio pirata foi jogado contra os rochedos.

8 Os piratas se preparavam para atacar o barco, quando desabou repentino temporal e o navio pirata foi jogado contra os rochedos.


9 Quando papai ia ligar o aparelho, estourou o fusível.

9 Papai ia ligar o aparelho, quando estourou o fusível.


10 Quando mamãe ia pôr o almoço sobre a mesa, chegou a visita.

10 Mamãe ia pôr o almoço sobre a mesa, quando chegou a visita.




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