quarta-feira, 1 de setembro de 2021

90º 17.20 e 18.20 - MÓDULO 6: O EFEITO

 PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO


ATIVIDADE Nº 10 

Afirme o contrário do que está escrito: negue a causa. Por conseguinte, o efeito também não pode ocorrer.

EXEMPLO              

O rapaz dormiu tanto, que perdeu a hora.

Resposta:              

O rapaz não dormiu tanto, que perdesse a hora.


EXERCÍCIO Nº 29           

a Choveu tanto, que os rios transbordaram.

a Não choveu tanto, que os rios transbordassem.


b Chove com tal violência, que os carros ficam parados no acostamento.

b Não chove com tal violência, que os carros fiquem parados no acostamento.


c As nossas tropas lutaram com tamanha coragem, que o inimigo se retirou.

c As nossas tropas não lutaram com tamanha coragem, que o inimigo se retirasse.


d Maria canta sempre tão bem, que ainda vai gravar um disco.

d Maria não canta sempre tão bem, que ainda vá gravar um disco.


e O advogado falou de tal forma, que obteve a absolvição do réu.

e O advogado não falou de tal forma, que obtivesse a absolvição do réu.



ATIVIDADE Nº 11 

O efeito não observado.

Existem duas possibilidades: você sabe que a causa é muito forte... e então o efeito não pode deixar de acontecer. A outra possibilidade é: você sabe que a causa é muito fraca e não chega a provocar o efeito; por conseguinte, o efeito não existe.


EXERCÍCIO Nº 30   

Indique a causa muito forte pela palavra muito ou demais; e o efeito que você não pôde observar, mas de que tem certeza, você inicia com para que... não (se o efeito já tiver a palavra não, omita o não).

EXEMPLO            Choveu muito e os rios transbordaram.

Resposta:            Choveu muito (demais), para que os rios não transbordassem. 


a Choveu muito e as estradas se tornaram intransitáveis.

a Choveu muito, para que as estradas não se tornassem intransitáveis.


b O Brasil é muito grande e acharemos mais petróleo.

b O Brasil é muito grande, para que não achemos mais petróleo.


c As formigas são muito vorazes e não podemos tolerar seus ataques.

c As formigas são muito vorazes, para que possamos tolerar seus ataques.


d As formigas são muito vorazes e destruímos seus ninhos.

d As formigas são muito vorazes, para que não destruamos seus ninhos.


e Os homens estão muito evoluídos e resolvem seus problemas sem guerras.

e Os homens estão muito evoluídos, para que não resolvam seus problemas sem guerras.



EXERCÍCIO Nº 31 

Você não pôde observar o efeito; mas sabe que a causa é fraca demais e que, por isso, o efeito não existe. Por conseguinte, você vai negar o efeito:


Escreva o contrário do que está escrito no segundo fato.

EXEMPLO            

Choveu pouco e os rios não transbordaram

Resposta             

Choveu pouco, para que os rios transbordassem.

  Choveu pouco e as plantas continuam morrendo.

Resposta             Choveu pouco, para que as plantas não continuem morrendo.

 

a Choveu pouco e as estradas não se tornaram intransitáveis.

a Choveu pouco, para que as estradas se tornassem intransitáveis.


b Chove pouco e as estradas continuam transitáveis.

b Choveu pouco, para que as estradas não continuem transitáveis.


c Aquele rapaz é pouco atencioso e outros o consideram antipático.

c Aquele rapaz é pouco atencioso, para que os outros não o considerem antipático.


d É pouco o nosso dinheiro e não podemos viajar ao Rio.

d É pouco o nosso dinheiro, para que possamos viajar ao Rio.


e Eram poucos os espectadores e o jogo não deu grande renda.

e Eram poucos os espectadores, para que o jogo desse grande renda.



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