quarta-feira, 1 de setembro de 2021

92º 1.18 - MÓDULO 7: COMUNICAÇÃO É ATUAÇÃO

PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO 



I. PRÉ-REQUISITO 

Ter concluído o módulo nº 6.


II. OBJETIVOS

No final do módulo de nº 07, você deverá ser capaz de:

Compreender que um ato de comunicação é um ato de atuação sobre o outro comunicante (leitor ou ouvinte).

Distinguir os diversos tipos de atuação e compreender o que se espera (solicita) do outro comunicante.

Distinguir entre a linguagem literária e a científica.

Reconhecer o poético como o encantamento, o mistério.

Formular tipos diversos de perguntas.

Expressar-se em períodos imperativos, em suas diversas variantes.

Utilizar corretamente o ponto de interrogação.

Utilizar o ponto de exclamação em períodos imperativos

Separar o vocativo por vírgulas.


III. PRÉ-TESTE

1 Complete as lacunas:

a Um texto que tem a obrigação de espelhar a verdade dos fatos é um texto Científico.

b O texto que apresenta fatos fictícios é um texto  Literário.

c A linguagem que provoca o encanto, o mistério, os sentimentos, é considerada linguagem  Poética.

d O texto literário pode conter fatos verídicos (históricos, científicos), mas tais fatos não podem

Predominar – sobre os sentimentos ou o poético (ou preponderar, ou ser os mais importantes.)



2 Transforme os períodos declarativos em interrogativos que exijam a resposta sim ou não.

a Seu pai está há vinte anos no mesmo emprego. 

Seu pai está há vinte anos no mesmo emprego?


b Os alunos foram aprovados, porque tinham estudado. 

Os alunos foram aprovados porque tinham estudado?



3 Transforme os períodos declarativos em interrogativos que possibilitem inúmeras respostas possíveis, substituindo os vocábulos grifados.

a Seu pai voltou de viagem.  

a Quem voltou de viagem?


b Seu pai trouxe muitos presentes da viagem.  

b O que o seu pai trouxe da viagem?


c Seu pai trouxe aquela mala de viagem.  

c Que (Qual) mala de viagem seu pai trouxe?


d Seu pai viajou de Londrina para Curitiba.  

d De onde (Donde) seu pai viajou para Curitiba?


e Seu pai viajou na terça-feira.  

e Quando seu pai viajou?


f Seu pai viajou, porque o diretor mandou fazer viagem de inspeção.  

f Por que (Por que motivo) seu pai viajou?



4 Transforme os períodos declarativos em períodos imperativos:

a Minha filha dorme tranquila.  

a Durma tranquila, minha filha!


b Meus filhos compram o livro pedido.  

b Comprem o livro pedido, meus filhos!


c Meus filhos abrem os seus livros.  

c Abram os seus livros, meus filhos!


d Dizemos sempre a verdade.  

d Digamos sempre a verdade!


e Os anjos nos protejam de todos os perigos.  

e (Que) os anjos nos protejam de todos os perigos!


f Ele deve vir até aqui.  

f (Que) ele venha até aqui! (Ele que venha até aqui!)


Observação:

a) Pode marcar certo, se pôs ou não o ponto de exclamação.

b) Pode marcar certo, se escreveu minha filha ou meus filhos no início, respectivamente, dos números 1, 2 e 3, com vírgula ou ponto de exclamação. (Depois do ponto de exclamação, continua com letra maiúscula.)



5 Apresente o período como imperativo, na variante de proibição.


a Ele não deve vir para cá.  

a Que ele não venha para cá!


b Meus alunos deixam papéis jogados no chão da sala.  

b Não deixem papéis jogados no chão da sala, meus alunos!


Observação:

Não se considere aprovado, se você não iniciou com letras maiúsculas; se você não colocou a pontuação corretamente; se você omitiu os acentos; se cometeu erros ortográficos.





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