PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO
I. PRÉ-REQUISITO
Ter concluído o módulo nº 6.
II. OBJETIVOS
No final do módulo de nº 07, você deverá ser capaz de:
Compreender que um ato de comunicação é um ato de atuação sobre o outro comunicante (leitor ou ouvinte).
Distinguir os diversos tipos de atuação e compreender o que se espera (solicita) do outro comunicante.
Distinguir entre a linguagem literária e a científica.
Reconhecer o poético como o encantamento, o mistério.
Formular tipos diversos de perguntas.
Expressar-se em períodos imperativos, em suas diversas variantes.
Utilizar corretamente o ponto de interrogação.
Utilizar o ponto de exclamação em períodos imperativos
Separar o vocativo por vírgulas.
III. PRÉ-TESTE
1 Complete as lacunas:
a Um texto que tem a obrigação de espelhar a verdade dos fatos é um texto Científico.
b O texto que apresenta fatos fictícios é um texto Literário.
c A linguagem que provoca o encanto, o mistério, os sentimentos, é considerada linguagem Poética.
d O texto literário pode conter fatos verídicos (históricos, científicos), mas tais fatos não podem
Predominar – sobre os sentimentos ou o poético (ou preponderar, ou ser os mais importantes.)
2 Transforme os períodos declarativos em interrogativos que exijam a resposta sim ou não.
a Seu pai está há vinte anos no mesmo emprego.
Seu pai está há vinte anos no mesmo emprego?
b Os alunos foram aprovados, porque tinham estudado.
Os alunos foram aprovados porque tinham estudado?
3 Transforme os períodos declarativos em interrogativos que possibilitem inúmeras respostas possíveis, substituindo os vocábulos grifados.
a Seu pai voltou de viagem.
a Quem voltou de viagem?
b Seu pai trouxe muitos presentes da viagem.
b O que o seu pai trouxe da viagem?
c Seu pai trouxe aquela mala de viagem.
c Que (Qual) mala de viagem seu pai trouxe?
d Seu pai viajou de Londrina para Curitiba.
d De onde (Donde) seu pai viajou para Curitiba?
e Seu pai viajou na terça-feira.
e Quando seu pai viajou?
f Seu pai viajou, porque o diretor mandou fazer viagem de inspeção.
f Por que (Por que motivo) seu pai viajou?
4 Transforme os períodos declarativos em períodos imperativos:
a Minha filha dorme tranquila.
a Durma tranquila, minha filha!
b Meus filhos compram o livro pedido.
b Comprem o livro pedido, meus filhos!
c Meus filhos abrem os seus livros.
c Abram os seus livros, meus filhos!
d Dizemos sempre a verdade.
d Digamos sempre a verdade!
e Os anjos nos protejam de todos os perigos.
e (Que) os anjos nos protejam de todos os perigos!
f Ele deve vir até aqui.
f (Que) ele venha até aqui! (Ele que venha até aqui!)
Observação:
a) Pode marcar certo, se pôs ou não o ponto de exclamação.
b) Pode marcar certo, se escreveu minha filha ou meus filhos no início, respectivamente, dos números 1, 2 e 3, com vírgula ou ponto de exclamação. (Depois do ponto de exclamação, continua com letra maiúscula.)
5 Apresente o período como imperativo, na variante de proibição.
a Ele não deve vir para cá.
a Que ele não venha para cá!
b Meus alunos deixam papéis jogados no chão da sala.
b Não deixem papéis jogados no chão da sala, meus alunos!
Observação:
Não se considere aprovado, se você não iniciou com letras maiúsculas; se você não colocou a pontuação corretamente; se você omitiu os acentos; se cometeu erros ortográficos.
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