quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Os Desafios na Formação de Professores Indígenas

Algum tempo atrás, os povos indígenas do Brasil acreditavam que a educação escolar era um meio exclusivo de aculturação e havia certa desconfiança e repulsa quanto à escolarização. Isso está mudando. Diante das necessidades de um mundo cada vez mais globalizado, os índios julgam que a educação escolar, quando apropriada por eles e direcionada para atender as suas necessidades atuais, pode ser um instrumento de fortalecimento das culturas e das identidades indígenas e um possível canal de conquista da desejada cidadania, entendida como direito de acesso aos bens e aos valores materiais e imateriais do mundo moderno (BANIWA, 2006:129).  

[...] É importante saber como acontece o processo educacional de formação na educação tradicional de muitos indígenas no Brasil, serve para identificar a diferença entre os processos educativos tradicionais e aqueles da educação escolar ofertada a eles pelo estado brasileiro desde que chegaram os primeiros portugueses a estas terras. O que se percebe é que na maioria dos casos a escola continua ignorando e sufocando as pedagogias indígenas e, quando isto acontece, a escola está contribuindo para o enfraquecimento ou desaparecimento das culturas e dos próprios indígenas (BANIWA, 2006: 18).

SUMÁRIO

  • APRESENTAÇÃO - 15
  • EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO BRASIL - 17
  • FORMAÇÃO DO PROFESSOR INDÍGENA NO BRASIL: avanços e impasses - 29
  • OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS: olhares dos docentes da faculdade de Itaituba/Pa - 41
  • CONCLUSÃO - 63
  • REFERÊNCIAS - 65
  • ÍNDICE REMISSIVO - 67

Autora: 
Maria Selma Moraes de Almeida

Especialista em Educação Indígena pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante – FAVENI – (2024). Especialista em Ensino de Filosofia e Sociologia pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante – FAVENI – (2024). Graduada em Sociologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI – (2023). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Itaituba-FAI/Pará (2016) e docente de ensino fundamental na Área Indígena, etnia (Munduruku), no município de Jacareacanga-/PA, desde (2012). Atuou como Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I e II, na sede do município e área indígena. Atuou como Técnica Educacional Pedagógica na Coordenação Indígena pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto – (SEMECD) de Jacareacanga/PA.


Livro: Os desafios na formação de professores indígenas
Clique Aqui para Saber Como Comprar



Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6004-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-6005-4
DOI: 10.24824/978652516004.7
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 68
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Nenhum comentário:

Postar um comentário